Consumidores endividados e com o nome negativados recebem um oportunidade no mês de novembro para quitar suas dívidas pela internet: o Feirão Limpa Nome do Serasa.

A partir de segunda feira, dia 4 de novembro, o evento online vai reunir 31 empresas, entre elas bancos e fornecedores de serviços de telecomunicações, com a expectativa de que os devedores ofereçam um acordo para quitar sua dívida.

Por outro lado, centenas de devedores acessam o portal na esperança de conseguir bons descontos para limpar seu nome. Essa estimativa está correta pois, de acordo com o organizador, os credores oferecem descontos de até 98% no valor da dívida para quem for quitar os débitos.

A ação vai até o dia 30 deste mês e o serviço é gratuito.

Aumento de Inadimplentes

Segundo dados do Serasa Experian, houve um aumento de 3 milhões de pessoas endividadas na comparação com outubro do ano passado. Este ano, somam-se 63,2 milhões de inadimplentes no país.

“Além dos impactos gerados pela insuficiência da educação financeira do brasileiro, a inadimplência é uma variável que segue as principais tendências do cenário econômico nacional. Nesse sentido, com a estagnação da economia, aumento do desemprego e da inflação ao longo dos primeiros meses de 2019, que impactam diretamente o orçamento doméstico, continuamos a bater recordes no número de consumidores com contas em atraso”, disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (38,3% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes, estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem a 34,5% do total.

Buscando diminuir esse déficit, o Feirão Limpa Nome planejou este evento estrategicamente em novembro, para que as pessoas utilizem seu 13º para quitar suas dívidas.

“Sabemos que o final do ano é um momento que as pessoas estão com mais possibilidades de quitar suas dívidas por conta do 13° salário, por isso, repetimos essa edição, com preços diferenciadas por um determinado período, para que mais pessoas possam colocar suas contas em dia”, afirma Lucas Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome.

Empresas Participantes

Segundo estudo desenvolvido pelo Serasa Experian, o setor de utilities (contas básicas como energia elétrica, água e gás) respondeu por 19% do total de débitos em atraso. O setor de telefonia alcançou 11% do montante. Já o setor de varejo respondeu por 12,7% da inadimplência.

Com a intenção de oferecer novos prazos para pagamentos e descontos, participam do feirão as seguintes empresas: Santander, Itaú, Recovery, Ativos, Net, Claro, Embratel, Anhaguera, Credsystem, Ipanema, Unopar, Sky, Nextel, Banco BMG, Digio, Hoepers, Porto Seguro, Tricard, Oi, Zema, Unic, Fama, Pitágoras, Uniderp, Unime, Itaucard, Hipercard, Ativos/S.A, Elmo, Tenda, Energisa, EDP e Banco Original.

Na última edição do evento, os descontos chegaram a R$ 2,8 bilhões, em mais de 679 mil acordos fechados.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*