Muitas pessoas tem o cartão de crédito como seu porto seguro, mas muitos já vivem na prisão que ele pode nos levar. Antes de começar a te ajudar com suas dívidas, precisamos lembrar que o problema não é o cartão de crédito e sim o mau uso dele. Para usá-lo é preciso de organização financeira e muita disciplina.

Agora vamos as dicas!

1- Calcule a dívida

Esse passo é importantíssimo para começar a sair do lugar. Reúna todas as dívidas e calcule com os juros o que você precisa pagar. Caso em alguma fatura você pagou o valor mínimo, lembre-se que sua dívida é reajustada com 10,93% de juros ao mês, em média.

Não deixe nada fora do papel!

2- Organize seu orçamento

Agora que você já sabe o tamanho da dívida, é hora que colocar no papel o seu orçamento. Avalie o que você tem de receita no momento e faça simulações para pagar a dívida. Não deixe de cortar o que não é necessário e adicione a palavra economia em seu vocabulário.

3- Corte gastos

E por falar em economia, é hora mesmo de cortar os gastos para se livrar das dívidas! Estabeleça limites para seus gastos e use apenas para o necessário! Pesquise formas baratas para fazer o que fazia antes e não deixe nada pesar demais o seu bolso!

4- Faça propostas

Após organizar seu dinheiro, procure o credor para uma negociação. É melhor fazer isso pessoalmente. Tente trocar sua dívida cara por uma mais barata. Proponha pagamento a vista com desconto ou um parcelamento que caiba no seu orçamento. O importante é quitar todas sem atraso! Caso não seja possível pagar com o seu orçamento, avalie a possibilidade de um empréstimo para pagar a vista, com desconto, claro!

5- Mude seus hábitos

Não adianta nada passar por uma situação dessas e não levar nenhum aprendizado, não é mesmo? Mantenha seus gastos em ordem em uma planilha e cuidado com o limite do seu cartão. Assim que pagar as contas, estabeleça seu limite de acordo com sua renda! Não extrapole e viva uma vida financeira saudável e organizada!

Compartilhe essas dicas com seus amigos e os ajude também a viver livre das dívidas do cartão!

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário