Um dos maiores pavores é ter o nome sujo. Isto é, com o CPF com restrições cadastrais no SPC/Serasa. Além das constantes e desagradáveis ligações de cobranças pelas dívidas atrasadas, há muitas coisas que você não consegue fazer sem crédito na praça.

Abaixo, citamos algumas razões pela qual você deve prezar por ter o seu nome limpo.

Razões que valem a pena ter o nome limpo:

  • Facilidades para financiar uma compra.
  • O acesso ao crédito e facilmente dado pela maioria dos bancos.
  • Podem dar entrada em um consórcio para adquirir um imóvel ou carro.
  • Acesso ao Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. Ou seja, com mais facilidade para conseguir crédito.
  • Conseguem firmar contratos com prestadores de serviços, que podem checar o histórico de contratante antes de aceitarem trabalhar para essa pessoa.
  • Não corre o risco de perder uma vaga de emprego. Em 2012 o Tribunal Superior do Trabalho determinou que um empregador pode definir se contrata ou não um funcionário consultando se o nome dele consta em algum cadastro de restrição de crédito. O mesmo vale para o concurso público.
  • Pode abrir uma conta corrente ou adquirir um cartão de crédito sem dificuldades, pois o nome sujo dificulta as chances de ter um cartão de crédito, empréstimo e financiamento aceito e isso pode eliminar sua oportunidade de ter algo ou aproveitar uma promoção imperdível.
  • Taxas de juros menores.
  • Tem mais facilidades para conseguir visto de entrada em outros países.

Não se enganem com as ofertas de reabilitação de crédito sem pagamento da dívida, pois são cada vez mais frequentes as ofertas e acontecem principalmente pela internet que na verdade não passam de estelionatários. O prejuízo é ainda maior para quem cede a essas ofertas, pois após pagar a dívida o consumidor leva calote.

Não há outra alternativa, o seu nome só ficará limpo pagando a dívida.

O que significa caducar a dívida?

Muitas pessoas possuem dúvidas em relação a caducar a dívida. Caducar a dívida significa que após 5 anos ela não pode mais ficar nos bancos de dados da Serasa/SPC, mas a dívida não deixa de existir. O banco, a financeira ou a loja que você realizou a dívida ainda pode efetuar cobrança e com juros. Essa empresa ainda pode negar um novo crédito para você.

Há duas alternativas para você limpar seu nome e ficar no azul:

Pagar à vista

Antes do seu CPF ser incluído na lista de inadimplentes do SPC ou Serasa, você ainda tem o prazo de 1 dias para efetuar o pagamento. Assim o seu nome não poderá ser incluído na lista de negativados, sendo uma boa alternativa para prevenir que seu nome fique sujo.

Negociar as parcelas

Dependendo do valor da dívida, talvez não consiga pagar o valor integral. Nessa situação você pode tentar renegociar a dívida com a empresa, uma oportunidade para limpar seu nome rápido.

Muitas empresas aceitam a proposta de renegociação, pois também é do interesse delas que você consiga pagar também pagar a dívida. Para isso basta procurar o setor financeiro da empresa e discutir as possibilidades e condições de renegociação da dívida. Fique atento com as taxas de juros incluídas na nova dívida para que não se torne ainda mais endividados.

Cumpra o combinado quando sua proposta for aceita, faça de tudo para cumprir, mantenha o controle firme das suas despesas mensais e pague as parcelas em dia.

Após o pagamento da primeira parcela referente ao acordo, o seu nome deverá ser excluído do cadastro de negativados do SPC ou Serasa imediatamente. Mas lembre-se se o consumidor fizer o acordo para pagar a dívida e não cumpri com o acordo seu nome poderá novamente ser cadastrado no SPC/ Serasa pelo período de 5 anos contando a partir da data em que não efetuou o pagamento do acordo.

Ter dívidas não é errado, imprevistos acontecem, mas o importante é resolver afinal o único prejudicado com sua vida financeira é você mesmo. Consulte seu nome, renegocie sua dívida e limpe seu nome.

Consultar CPF no Serasa

Ficou curioso pra saber se seu nome está limpo ou sujo? Para consultar rapidamente seu nome no Serasa, clique no botão abaixo e saiba mais sobre como está a sua situação:

 

Deixe seu Comentário