Onde Estão os Tubarões? Segredos de João Appolinário

  • Por: Equipe | 01/10/2019 - 13h18

Se você acompanha o canal Sony de televisão, certamente já ouviu falar do reality show chamado Shark Tank (tanque dos tubarões), nele, resumidamente, investidores-anjo analisam as propostas de alguns empreendedores e se, acreditarem no trabalho demonstrado, oferecem uma capital em troca de de uma parcela da sociedade da empresa.
Um dos representantes dos tubarões no programa é o empresário João Appolinário, dono da Polishop, que investiu em média R$ 14 milhões nos negócios das empresas contratadas através do Shark Tank.
Quer saber quais são as empresas sortudas por terem Appolinário como sócio e mentor? Leia abaixo.

Qual a Motivação dos Investidores Anjo no Programa?

De acordo com Appolinário, um dos maiores motivos para entrar no programa é mudar a imagem do empresário brasileiro: “A imagem do empresariado é muito ruim no país. Aparecem na TV apenas casos negativos, como desvios de recursos do BNDES. A grande maioria dos empresários é gerador de emprego, renda, paga impostos e fomenta o empreendedorismo no Brasil”.

Ele destaca que, na verdade, os empreendedores vão até o programa porque a possibilidade de se ter um “tubarão” no seu negócio alavanca sua empresa, e não é somente pelo dinheiro.
“O dinheiro é o de menos, o melhor que eu posso fazer é orientar.”

Dono do seu próprio negócio, o empresário conta que aprendeu a empreender com seus pais que eram donos de concessionárias de carros no ABC paulista e sempre lhe deram uma direção no mundo dos negócios, e hoje ele quer retribuir com o conhecimento que recebeu da família e com a experiência na criação de seu grande império através da Polishop.

Qual Empresa Vale A Pena?

Para ganhar a atenção e a ajuda de Appolinário, a primeira impressão é importante pois na apresentação da empresa ou do produto o empreendedor deve ser capaz de “colocar uma simplicidade mesmo em coisas complicadas. Se precisar explicar muito, tem um problema.”
Além de buscar a simplicidade, ele se importa com boas lideranças: “Tem gente que empreende porque cansou de ter patrão. Mas como empreendedor você tem uma responsabilidade que te acompanha o tempo todo. É preciso ter perfil pra isso. Ser empreendedor é ter atitude, enxergar a oportunidade e aceitar correr risco.”
Os tubarões aprenderam a enxergar se um investimento realmente compensa antes de entrar no jogo.

Veja abaixo quais são as empresas do Shark Tank que receberam seu investimento.

Goleiro de Aluguel

É a primeira plataforma de aluguel de goleiros do Brasil, com mais de 3000 alugueis por mês. A empresa cresce 10% ao mês e tem um e-commerce que conta com patrocínio da marca de luvas esportivas Poker.

Kuba

Empresa de fone de áudio de alto padrão. É um produto de nicho para apreciadores de música. A venda no e-commerce e lojas especializadas empresa cresceu com média de 75% ao mês em 2018.

Getmore

Plataforma de cashback. Já atende clientes como o Next, o banco digital do Bradesco, e a Unilever. O potencial é oferecer os serviços para empresas que busquem sistemas de fidelização.

Flex interativa

Empresa de realidade aumentada. Entrega solução que mistura o ambiente físico com digital e vem crescendo mês a mês já com clientes grandes, como a Nestlé.

Mega

Serviços de beleza de salão premium com preços acessíveis. Foco está no treinamento dos profissionais e nos processos bem definidos. Começou com duas lojas e planeja chegar ao fim do ano com 10 salões abertos, no mínimo.

Nutfree

Empresa de alimentos saudáveis sediada em Curitiba. Graças a mentoria e ao investimento é uma empresa hoje dona de uma indústria nova e um crescimento de 160% no seu faturamento. Seus alimentos resolvem o problema de celíacos, diabéticos, hipertensos, veganos e pessoas que buscam alimentação mais saudável.

Rio Claro

Empresa que está desenvolvendo a primeira plantação de lúpulo do Brasil. Graças ao investimento em tecnologia, está perto de conseguir colher a primeira safra de lúpulo no hemisfério sul do mundo.

Vale Formoso Jabuticabas

A empresa vende jabuticabas que são oriundas de plantas recuperadas com infraestrutura de plantio restaurada. Esta empresa busca encontrar valor nos ativos que já existem em pequenas fazendas, afim de criar novas linhas de receita em propriedades pequenas.

Poppin

Date app, aplicativo de namoro com mais de 500 mil usuários. Foi o primeiro a fazer links entre pessoas e eventos e assim aumentar as chances de um encontro. Agora trabalham para tornar mais interativa a forma de utilizar o aplicativo.

Moradigna

Empresa que promove pequenas reformas em casas de comunidades de baixa renda, a fim de minimizar problemas de insalubridade e saneamento básico.

Projer

Empresa que desenvolveu um equipamento para ser utilizado em cadeirinha de bebês. As soluções buscam aumentar a segurança e prevenir que os pais esqueçam seus filhos dentro do carro. Este equipamento aciona o alarme do carro e buzina para que chame a atenção. Além disso, sensores avisam se a temperatura ou o som do carro estão inadequado para o bebê.

Sobre a Polishop

Apesar de investir em novas empresas, Appolinário vê como grande negócio da sua vida a Polishop, rede varejista que fatura cerca de R$ 2,3 bilhões anuais – segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

A sede corporativa da Polishop está localizada no Jardim Dom Bosco, em São Paulo, e impressiona com uma área de 8,5 mil metros quadrados (m²), que detém o prédio administrativo; três estúdios de TV; diversas ilhas de edição de vídeo e de som; central de contact center; agência de publicidade; departamentos de tecnologia da informação (TI), cenografia e de engenharia de qualidade; um restaurante que serve cerca de 550 refeições por dia, entre outras coisas.

Appolinário se preocupa com negócios escaláveis e a Polishop é um exemplo disso pois é uma empresa que vende online, possui 292 lojas físicas e garante programação para um canal de TV exclusivo e, para concluir, admite seu maior segredo: “Eu gostaria muito de ter um escritório maravilhoso. Mas, ao invés de reformar, prefiro utilizar esse dinheiro para abrir quatro lojas. O nosso grande desafio é ser grande, mas pensar como uma empresa pequena na forma de administrar.”

Saiba mais:
O que é capital de giro?
5 nichos de negócios que crescem mesmo com a crise.

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*