Financiar ou Economizar Para Pagar à Vista?

  • Por: Equipe | 02/10/2019 - 16h45

Todo mundo tem pretensão de ter algum bem não é mesmo?! O sonho de muitos brasileiros é ter a tão sonhada casa própria, de outros é ter um carro ou uma moto, enfim conquistar seus bens. No caso da casa própria sabemos que viver de aluguel é investir em algo sem retorno e também que dependendo de onde você viva um veículo pode fazer muita falta.

Ainda que você só queira mesmo ter algo seu, não é pecado algum, quem trabalha tem direito de ter um pouco mais de comodidade. Agora, o que pode te deixar na dúvida é sobre como adquirir seu bem, o que é mais viável, financiar ou economizar para pagar à vista?

Vantagens do financiamento

A principal vantagem do financiamento é bem clara, adquirir um bem agora e ir pagando aos poucos depois, ele pode ser bem útil para quem tem dificuldades de economizar, afinal depois de ter as parcelas para pagar não tem jeito, não é verdade?

Outra vantagem do financiamento é que se você fosse economizar o valor da parcela do financiamento para adquirir uma casa por exemplo, provavelmente levaria um bom tempo, na verdade muitos anos, para ter o valor da casa, que você talvez necessite agora.

O financiamento é uma ótima opção para pessoas com rendas mais baixas, já que alguns, como é o caso dos financiamentos imobiliários, possuem juros mais baixos para pessoas de baixa renda e alguns possuem até uma espécie de subsídio do governo para esse público.

Caso você não tenha condições de economizar para pagar à vista, pense no financiamento como uma forma de um bom investimento, já que provavelmente, se você não tem uma casa própria está pagando um aluguel de uma casa, ou seja investindo em algo que não é seu, no valor da parcela de uma casa talvez, essa que seria sua.

Vantagens do pagamento à vista

Bem, temos que concordar que pra quem tem condições pagar à vista, essa opção é sempre uma vantagem. Já que pagando à vista você tem possibilidade de negociar e ganhar um grande desconto, opção que você nunca teria em um financiamento, na verdade bem ao contrário, você que fica submetido ás condições do banco.

Outra vantagem enorme do pagamento à vista em relação ao financiamento é a de não arrastar uma dívida por longos anos, alguns financiamentos embora tenham parcelas menores podem chegar a 35 anos, imagina você lá em sua terceira idade, no momento que mais precisa de dinheiro, com um salário de aposentadoria defasado e uma dívida dessas comprometendo ainda a sua renda.

Além disso muito provavelmente você ainda vai estar pagando as parcelas da sua casa e ela já estará precisando de uma reforma. Ou no caso de um veículo, estará pagando suas parcelas e ele já estará antigo, terá perdido o valor, estará te dando mais despesas e você não terá como trocá-lo provavelmente.

Os financiamentos ainda têm o grande porém de deixar o seu bem alienado até que você termine de pagar suas parcelas.

A grande vantagem de economizar para pagar à vista é que você estará ganhando dinheiro ao invés de desembolsar, isso porque você pode ir economizando e investindo seu rico dinheirinho para que ele trabalhe para você. Sendo assim estaria lucrando, enquanto que nos financiamentos estaria gastando não só com o valor do bem mas também com altas taxas de juros. É uma inversão de papéis, em um caso você é um cliente que está pagando os investidores e no outro é um investidor.

Qual a melhor opção?

Responder essa pergunta é algo muito relativo e pessoal, afinal a situação de um pode ser muito diferente da do outro, por exemplo:

Se uma pessoa mora com a família e tem o sonho de ter a casa própria, não paga aluguel, portanto tem como economizar e investir para futuramente ter o capital necessário para ter sua casa ótimo!

Porém se uma pessoa paga aluguel, um dinheiro totalmente sem retorno, e com o valor do aluguel ou pouquíssima coisa a mais, pelo menos no início, já que as parcelas dos financiamentos costumam cair com o tempo, faz um financiamento, com certeza vale a pena, já que pagando aluguel fica bem difícil economizar para comprar à vista.

Já em reformas, a não ser que seja emergencial, como no caso de um problema estrutural por exemplo, não vale a pena fazer um financiamento. Afinal você está na sua casa, não paga aluguel, por isso tem a possibilidade de economizar, além disso provavelmente quer fazer uma reforma mais estética e funcional em sua casa, nesse caso o melhor mesmo é esperar e ir investindo para talvez aí daqui uns 3 ou 4 anos então fazê-la.

Está vendo como cada caso é um caso, não dá pra generalizar, afinal o correto mesmo é analisar a sua situação naquele momento e optar pela alternativa mais adequada para você.

 

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*