De acordo com uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, o faturamento com vendas online na Black Friday (dia 29 de novembro) deve chegar a R$ 3,07 bilhões neste ano, alta de 18% em comparação com 2018.
Através de entrevistas com consumidores, o estudo prevê que o número de pedidos deve crescer 15%, para 4,91 milhões, e o tíquete médio deve chegar a R$ 626, crescimento de 3%.
44% dos entrevistados afirmam garantir os presentes de Natal nessa Black Friday e, esse índice é três pontos porcentuais maior do que as pesquisas do ano passado.
Muitas empresas já estão disponibilizando as vendas pré Black Friday online, ou criando listas de interessados por um produto aguardando seu valor abaixar na data. Através desse movimento, a pesquisa também constatou que, a previsão para os consumidores realizarem suas compras este ano pela internet é de mais de 50%.
Produtos Mais Vendidos
A Ebit/Nielsen também pesquisou as categorias de produto com as maiores intenções de compra na Black Friday: 41% dos consumidores pretendem comprar equipamentos eletrônicos, e 35% buscarão por eletrodomésticos.
A categoria de celulares vem logo depois, sendo desejada por 28% dos clientes. Itens de informática têm 26% de intenção de compra. Nessa parte da pesquisa, cada consumidor pôde escolher mais de uma resposta à pergunta.
Foi destacado que este ano, a conveniência importa mais do que o preço para os compradores, por isso, na hora de escolher, eles tendem a seguir os seguintes critérios:
- Frete grátis
- Opções de pagamento que sejam vantajosas
- Qualidade do Produto
- Preço mais baixo
A pesquisa foi feita em setembro com consumidores que fizeram compras online em lojas conveniadas à Ebit/Nielsen, e que têm cadastro verificado com informações válidas.