O Business Insider divulgou a lista dos países mais ricos do mundo, baseado nas informações do FMI (Fundo Monetário Internacional) que, por sua vez, realiza o cálculo através do PIB (Produto Interno Bruto).

Nesses cálculos, são levados em conta também o custo relativo de vida da população e as taxas de inflação de cada país, sendo possível comparar os padrões de vida entre eles.

E tem mais, o tamanho nem sempre significa riqueza, pois vários países da lista são pequenos em território, mas o PIB é alto. Mas é importante destacar que isso não significa que todos os habitantes do país vivem bem. Entre os mais ricos estão alguns dos países com mais desigualdade.

Descubra abaixo quais são os países mais ricos do mundo.

1 – Qatar

A riqueza do Qatar vem do petróleo e do gás natural, que tornou os grandes empresários muito ricos. Porém, a grande maioria das pessoas que vivem no país são imigrantes mal pagos e que vivem em péssimas condições.

PIB per capita: $ 130.475

2 – Macau

Tecnicamente, o Macau faz parte da China mas tem muita independência. O território pertencia a Portugal até 1999, quando foi passado para a China, mas com um sistema próprio, diferente do resto do país.

A economia de Macau vive do turismo e dos cassinos, que rendem milhões aos proprietários e ao governo da região. O país é conhecido como “Las Vegas da Ásia”.

PIB per capita: $116.808

3 – Luxemburgo

Considerado um dos menores países da Europa e do Mundo, Luxemburgo possui uma economia muito forte, favorecido pelos investimentos estrangeiros no setor de serviços e da indústria.

Devido a estabilidade política e econômica, é um destino comum escolhido pelo portugueses para emigrar. O país é conhecido por ser um paraíso fiscal e por seus bancos confiáveis.

PIB per capita: $ 106.705

4 – Singapura

Singapura é o país com a maior porcentagem de milionários no mundo! Apesar disso, a desigualdade de salários entre os mais ricos e os mais pobres é muito grande.

A economia dessa cidade-estado se baseia no comércio internacional, no turismo e nas refinarias de petróleo.

PIB per capita: $ 100.345

5 – Brunei

Com a vantagem de possuir grandes depósitos de petróleo e gás natural, Brunei está localizado na ilha de Bornéu e é um país muito pequeno.

Mesmo tendo que importar alimentos, a quantidade de petróleo que exporta compensa os investimentos e traz prosperidade para o governo, que apoia setores importantes como agricultura e saúde.

PIB per capita: $ 79.530

6 – Irlanda

Conhecida como a ilha esmeralda, a Irlanda continua a atrair muitos investidores, apesar da crise de 2007.

Grande parte da riqueza econômica vem dos serviços que o país oferece e do investimento estrangeiro, como as principais companhias de Internet do mundo que possuem sua base na Irlanda: Google, Facebook, Yahoo, Dropbox, Paypal, entre outras.

Gigantes de TI, como Microsoft, indústrias farmacêuticas e grandes instituições financeiras também entraram na mesma onda e construíram suas sedes na Ilha Esmeralda. Isso se deve às baixas taxas de impostos corporativos pela qual essas multinacionais são submetidas no país.

PIB per capita: $ 78.785

7 – Noruega

A Noruega é um país que possui baixos níveis de desigualdade entre e população e, um alto rendimento por pessoa.

O país tem pouca população, mas muitos recursos naturais e uma economia diversificada e apoiada pelo governo. Parte da sua riqueza vem do petróleo, mas a economia também é diversificada, com várias indústrias e grande empresas espalhadas pelo país.

PIB per capita: $ 74.356

8 – Emirados Árabes Unidos

Este é mais um país construído sobre o preço do petróleo.

Mesmo apostando no turismo, especialmente em Dubai, apenas uma fração dos residentes são naturais dos EAU. A grande maioria da população é composta por trabalhadores imigrantes com poucos direitos e sujeitos a condições péssimas.

PIB per capita: $ 69.382

9 – Kuwait

Como o Qatar, o Kuwait vive do petróleo. Só nesse país se concentram aproximadamente 8% de todas as reservas do mundo.

O petróleo corresponde a quase metade do PIB do Kuwait, 90% das exportações e 80% da renda de governo.

Como falta água e terras férteis no país, ele não consegue desenvolver sua agricultura e importa quase todos os consumos alimentícios.

PIB per capita: $ 67.000

10 – Suíça

Protegida pelos Alpes, a Suíça se encontra no coração da Europa.

O país é famoso por ser um paraíso fiscal, com serviços bancários muito discretos. Mas a economia não depende só disso. A Suíça produz muitos artigos de alto valor, como relógios e instrumentos musicais.

PIB per capita: $ 64.649

11 – Hong Kong

Hong Kong é como Macau, um estado bastante independente que pertence à China. O rendimento do território vem de ser um grande centro de finanças e comércio internacional.

A localização geográfica facilita muito esse comércio pois o território atua como principal rota marítima entre Japão, Coréia e Singapura, além de ser o maior porto de entrada da China.

PIB per capita: $ 64.216

12 – Estados Unidos da América

A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo.

Os fatores que contribuem para isso são o acesso a abundantes recursos naturais, uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida, altos níveis de produtividade e uma força de trabalho com bons índices de educação.

Os Estados Unidos dominam o mercado internacional, ditando o rumo da economia mundial, e atraem todos os maiores investidores.

PIB per capita: $ 62.606

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*