Fazer ou não um empréstimo estudantil na hora de ingressar na faculdade é a maior dúvida de muitos estudantes.

Existem muitos pontos positivos e negativos pra essa questão que nos levam a pergunta: Será que vale a pena fazer um empréstimo estudantil para estudar?

Bom, você pode ter a resposta agora nesse post, confira!

Por que solicitar um empréstimo estudantil?

Bom, se você já teve a oportunidade de fazer alguma faculdade na vida, sabe que nessa trajetória o mais difícil mesmo é quitar a faculdade, né?

Principalmente quando a família começa a crescer e as despesas ficam cada vez maiores fazendo com que o sonho do estudo fique sempre para depois.

Sendo assim, muitas pessoas optam por um empréstimo estudantil e vale ressaltar que empréstimo não é sinônimo de dívida. Muitas pessoas fazem e conseguem pagar tranquilamente sem inadimplência nenhuma.

Pra quem sonha com o estudo e tem dificuldade de pagar, o empréstimo é a saída mais rápida para investir no seu futuro. Até porque, estudo é investimento sim!

Mas mesmo assim, será que o empréstimo é uma boa opção?

Vale a pena solicitar empréstimo para estudos?

Alguns economistas defendem que só vale a pena solicitar um empréstimo se for para investir em algo que terá retorno financeiro no futuro.

Nesse caso, o estudo é considerado um investimento para um retorno financeiro, com ele você possivelmente consegue um bom emprego e a renda consequentemente irá aumentar.

Mas, nem tudo são flores. Não saia correndo agora procurando um empréstimo para qualquer curso de faculdade. Você precisa ter certeza do que quer antes de mais nada.

Depois que analisar os cursos e claro, o que ele pode te oferecer no futuro, faça as contas se as parcelas do empréstimo cabem no seu bolso. Vida de estudante já não é mole, com dívidas então, fica mais difícil ainda. Tenha todas as contas na ponta do lápis e não deixe de pesquisar muito!

Existem vários empréstimos no mercado com diferentes tipos de juros. Encontre o melhor pra você e pense na possibilidade de uma garantia e consignado, eles têm juros mais baixos e parcelas mais atrativas.

Enfim, um empréstimo vale a pena então se você tem certeza que consegue pagar e se o curso escolhido é o que realmente você quer fazer da vida.

Não se embole, em?

E aí, esse texto te ajudou? Compartilhe com sua família e amigos.

Deixe seu Comentário