Saiba o que são juros abusivos e como evitá-los.

Será que você tem feito as melhores escolhas na hora de contratar um serviço financeiro?

Precisamos ficar atentos aos gastos para não colocar em risco nosso orçamento. Muito importante também é entender as taxas cobradas pelos bancos e fugir dos juros abusivos.

O grande problema é: Como saber se um juros é abusivo? Quando saber se um dívida é algo além do oferecido pelo mercado e está comprometendo a renda?

Para te ajudar em algo tão importante e que gera dúvidas em milhões de brasileiros, resolvemos criar um texto para que você possa se orientar e achar sempre as melhores condições.

Quer manter seu orçamento em dia e ter um vida financeira mais saudável? basta continuar lendo abaixo!

O que são os juros abusivos

Infelizmente ainda não há um valor fixado por legislação que determine o que são juros abusivos.

Fique sempre atento as cláusulas contratuais dos serviços oferecidos pelas instituições financeiras e as ofertas do mercado.

O Banco Central oferece uma tabela como base, uma espécie de guia em que você pode comparar juros e taxas de vários bancos para avaliar o serviço que irá contratar.

Vale muito a pena checar sempre antes de contratar qualquer serviço financeiro para garantir que sempre tenha a melhor opção financeira.

Importante: O juros é somente uma parte do processo. Por mais que o banco tenha um juros baixo, confira sempre as condições de pagamento e as demais taxas envolvidas para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Mas calma, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) pode te ajudar para que você não sofra com cobranças abusivas.

O CDC possui instrumentos jurídicos para defender o consumidor de juros abusivos, cobranças arbitrárias e garantir que seus dinheiro seja respeitado.

Confira abaixo como evitar juros abusivos!

Como evitar os juros abusivos

Como diz o ditado, “o desconto é maior se você não comprar”.

Revise as contas e passe a limpo todas as finanças. O primeiro passo é ter o controle do seu orçamento, entradas e gastos.

Utilize planilhas, aplicativos, cadernos, qualquer meio que preferir para anotar e gerenciar suas finanças.

Importante: Quando temos controle sobre nosso orçamento, podemos até mesmo nem precisar de um empréstimo, simplesmente ajustar as contas e cortar alguns gastos extras para alcançar nossos objetivos financeiros.

Após ter colocado tudo na ponta do lápis e você ainda precisar de crédito extra, então saber quais bancos oferecem as menor taxas é algo fundamental para não perder o controle do orçamento e entrar em uma bola de neve.

Sempre compare as opções oferecidas pelo mercado! Não seja fiel a nenhum banco ou instituição, seja fiel ao seu dinheiro e a quem te entrega o melhor serviço.
Confira aqui os 10 melhores empréstimos pessoais!

Deixe seu Comentário