O Serasa e o SPC (Serviço de proteção ao crédito) são órgãos de proteção ao crédito importantes no Brasil, mas muitos não sabem que existem outros que também são confiáveis e de fácil acesso.

Um desses órgãos é o Quod, que foi criado e controlado por 5 dos maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa. Ele é na verdade uma fintech criada com a intenção de gerir o crédito, usando um sistema de análise do mesmo e ajudando a elevar o score.

Como funciona o Quod, a gestora de crédito do Itaú, Santander, Caixa, Banco do Brasil e Bradesco

O Quod possui um banco de dados extenso que abrange tanto informações a respeito de dívidas não pagas, quanto os pagamentos feitos em dia, além dos relacionados a compra de bens de consumo, cartão de crédito, contas básicas, empréstimos e financiamentos.

Após a Lei do Cadastro Positivo, alterada em julho de 2019, a “inclusão ao Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.”

Assim, os bancos de dados dessas instituições financeiras recebem automaticamente as informações vinculadas à análise de crédito dos consumidores, repassando as informações para o Quod.

Por levar em conta uma maior diversidade de dados do consumidor, o cadastro no Quod pode ajudar a aumentar o score de crédito de um consumidor, pois, o acesso às suas informações e inclusive ao seu histórico de crédito se torna mais fácil para as empresas que concedem empréstimos, por exemplo.

Toda consulta é feita através do portal da fintech de forma digital e gratuita.

Como Efetuar Cadastro no Quod?

1 – Ao acessar o site do Quod, o usuário (pessoa física) pode clicar na aba “para você” e entrar em uma nova página. Se for pessoa jurídica, basta entrar na parte: “para sua empresa”

2 – Logo depois, há um botão escrito: “cadastre agora”. Ao clicar nele, o indivíduo será direcionado para uma nova página, onde se deve procurar a instrução ” eu quero me cadastrar”.

3 – Em seguida, haverá um formulário onde o consumidor fornecerá alguns dados pessoais, endereço e informações para contato

4 – Deve ser tirada uma selfie e enviar alguns documentos online

5 – Depois, haverá mais um formulário a ser respondido e, finalmente, o cadastro estará concluído.

O site da Quod informa os benefícios do histórico de crédito para o consumidor: “Ao conferir seu histórico de pagamentos de forma rápida e transparente, você passa a ter uma visão muito mais clara de como o mercado enxerga você como consumidor. O que isso significa? Simples: você e as instituições financeiras terão acesso aos mesmos dados, o que vai diminuir as surpresas em relação ao seu histórico. Ou seja: você está no controle.”

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*