A Receita Federal paga nessa segunda feira (18) as restituições do 6º lote do Imposto de Renda, e de lotes residuais dos anos anteriores.

Segundo o Fisco, serão pagos R$ 2,1 bilhões a 1.365.366 contribuintes. Desse valor, R$ 1,79 bilhões são referentes ao IR 2019 — ano-base 2018.

As consultas para saber se sua restituição foi paga podem ser realizadas de três maneiras: 

Site da Receita Federal: basta informar os dados pessoais como CPF e data de nascimento para consultar a previsão de pagamento.

Aplicativo: o App Meu Imposto de Renda está disponível para Tablets e Smartphones e, entre as suas funções, além de realizar a declaração, pode-se acompanhar a consulta e eventuais notificações do seu Imposto de Renda.

Telefone: Através do Receitafone 146 é possível responder todas as suas dúvidas sobre seu imposto de renda, inclusive a previsão de pagamento.

Neste ano, a Receita Federal recebeu 30.677.080 declarações até 30 de abril, prazo final para a entrega do documento sem multa. O órgão esperava receber 30,5 milhões de declarações.

Malha Fina

É possível verificar o andamento da declaração através da internet. Na página da Receita Federal são prestadas informações coerentes com o banco de dados da Receita e indica se a mesma possui alguma pendência.

Para verificar, deve-se gerar um código de acesso a partir do número do CPF, data de nascimento e recibo de entrega das duas últimas declarações.

Veja abaixo s principais situações das declarações apresentadas no “Meu Imposto de Renda”.

Status da Declaração de Imposto de Renda na DIRPF

Em processamento: a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído

Em fila de restituição: indica que após o processamento da declaração, o contribuinte tem direito a restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária.

Processada: A declaração foi recebida e o seu processamento concluído.

Com pendências: Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. 

Em análise: Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e aguarda:

a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou
b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).

Retificada: Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada: Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.

Tratamento Manual: A declaração está sendo analisada. Aguarde correspondência da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*