Por Que Profissionais de Alta Performance Deixam Seus Empregos

Por Que Profissionais de Alta Performance Deixam Seus Empregos

Em quase todas as equipes, existe um profissional que se destaca seja por pró atividade, habilidade ou garantia de bons resultados em suas tarefas.
Mas, infelizmente, nem sempre os profissionais de alta performance são valorizados nas empresas, isso faz com que muitos deles procurem outro lugar para trabalhar e se sentirem mais motivados.
Nesse artigo vamos te contar quem são esses profissionais de alta performance e como eles podem ficar contentes em seu ambiente de trabalho.

Quem São Os Profissionais De Alta Performance

Ter alta performance é ir além do esperado.
Esse profissional se destaca por agir com altos padrões para a empresa pois suas atitudes e conclusão de metas excedem ao que as pessoas esperam dele.
As características mais marcantes desses profissionais são: foco, resiliência, superam as dificuldades com facilidade, atitudes, otimismo e ajudam os outros.
Por se destacar através dessas características e exercer uma produtividade acima da média, os profissionais de alta performance se saem bem independente do lugar que estão trabalhando, por isso para a empresa que o contratou, é um desafio manter um profissional desses sem dinheiro e sem reconhecer seus méritos.
Especialistas afirmam que profissionais de alta performance possuem um perfil de empreendedor, ou seja, eles não trabalham só pra finalizar uma tarefa e receber o dinheiro no fim do mês, mas eles têm uma visão do negócio e se esforçam para pensar no cliente, na equipe e na empresa.

Por Que Eles Deixam O Emprego?

Os motivos de demissão por esses profissionais são vários, abaixo vamos colocar os principais:

  • Excesso de trabalho. Muitas empresas, ao compreenderem que um funcionário específico tem a capacidade de ser mais eficiente, tendem a aumentar a carga de trabalho dessas pessoas, mas muitas vezes cometem isso injustamente pois não aumentam seu status ou salário. Ou seja, ele trabalha mais, ganhando o mesmo tanto.
  • Como já comentamos, os profissionais de alta performance tem visão, então sempre tem ideias de como fazer os processos melhorarem para atender melhor os clientes. Por causa dessa iniciativa, eles podem muitas vezes falar com os gerentes e estes, por sua vez, não acatarem a ideia com medo de perder seu lugar. Essa situação gera desconforto na equipe e uma justificativa frequente de pedidos de demissão.
  • Os chefes precisam reconhecer o esforço de seus subordinados e elogiar sempre. Para alguns profissionais, o aumento é necessário, mas muitos se sentem mais motivados com reconhecimento público.
  • A falta de oportunidade nas empresas é um dos maiores motivos para demissão. De que adianta trabalhar bem se você não consegue crescer? Confira aqui as 10 melhores empresas com plano de carreira do Brasil.

Como Manter Esses Profissionais Satisfeitos

Uma situação enfrentada por muitos gestores é a chamada “problema do top performer”.
Em quase todas as equipes, há um ou mais profissionais que se destacam por sua competência e chamam a atenção dos seus chefes.

A palavra “problema” é destacada pois os coordenadores precisam avaliar esses profissionais e se certificar de que estão satisfeitos com o serviço, visto que o trabalho deles ajuda a empresa a fluir e facilita o trabalho do gestor.
Algumas vezes, será necessário dar um aumento ou um bônus para esses colaboradores, em outras situações, apenas um elogio já é um incentivo, mas as empresas não podem deixar de reconhecer as conquistas do seu funcionário.

Nem toda empresa consegue manter um profissional de alta performance em sua equipe, especialistas afirmam que, às vezes, inconscientemente, o gestor responsável por este profissional delega mais tarefas e mais metas para o mesmo, pois no fundo, acredita que ele é capaz.
No entanto, o acúmulo de tarefas pode assustar esse indivíduo e tornar seu trabalho frustrante.
Por isso, cuidado. Tenha como propósito suprir as necessidades dos seus funcionários, inclusive de motivações.

E aí? Se identificou como um profissional de alta performance? Não?
Se busca melhorar sua produtividade no trabalho, acesse nossos artigos sobre 08 dicas para você usar bem o seu tempo e enriquecer e 05 aplicativos para você produzir mais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários