8 Dicas Para Você Usar Bem o Seu Tempo e Enriquecer

Tenha o seu tempo a seu favor

8 Dicas Para Você Usar Bem o Seu Tempo e Enriquecer

A palavra administração deve ser aplicada em todas as áreas da nossa vida, inclusive, uma que ultimamente tem ficado difícil de administrar é o tempo.

Uma frase que costumamos ouvir é que tempo é dinheiro e isso pode ser a maior verdade já dita. Administrar seu tempo te faz produzir mais, ter mais qualidade de vida, menos cansaço e mais energia. Com isso, é óbvio que o resultado não pode ser diferente do que maior faturamento pela produção.

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem práticas para você organizar melhor o seu tempo para produzir mais e claro, ganhar mais dinheiro. Confira aí e prepare-se para colocar em prática!

1- Mude sua mente:

Essa é a primeira dica que temos pra você: Mude sua mente!  Temos rotinas, vícios e manias no nosso dia a dia, mas você nunca conseguirá administrar o seu tempo se não mudar essas atitudes. Determinação é o essencial para seguir todos os passos e você precisa estar focado no que realmente é importante.

Deixe a procrastinação de lado e faça hoje o que precisa ser feito hoje de importante e não coloque seu tempo no que não tem valor pra você!

2- Do cérebro para o papel:

Esvaziar seu cérebro é algo maravilhoso que só você pode fazer por você mesmo. Ter o cérebro carregado das coisas que precisa fazer no dia pode simplesmente fazer com que você esqueça tudo, mesmo que esteja guardando na cabeça para lembrar.

Quando as idéias ficam apenas na cabeça, você fica preocupado e acaba não conseguindo se organizar. Com isso, nossa dica pra você é: Tire as tarefas e idéias da cabeça e passe para listas em uma agenda de papel ou até mesmo no seu celular, assim, você consegue marcar o que já foi feito e visualizar o que ainda precisa fazer com os seus devidos horários para não se perder.

Ande com essa listinha pra baixo e pra cima e faça seu dia de acordo com ela!

3- Organize sua lista:

Após criar sua listinha, você deve ainda estar se achando desorganizado com tantas tarefas em um dia de apenas 24h. Mas, calma! Você só precisa organizar a sua lista para conseguir se ajustar. Separe sua lista em setores, como por exemplo: tarefas de casa, tarefas do trabalho, tarefas da faculdade e assim por diante.

Dessa forma você consegue enxergar tudo sem misturar todas as tarefas. Dessa forma seu dia vai render muito mais!

4- Analise e atualize sua lista

O que vai te fazer ficar determinado a viver com lista é conseguir ver que ela está funcionando, por isso, no final de toda a semana analise sua lista e veja tudo o que conseguiu fazer. Esse momento é motivador para quem não conseguia ser organizado e sempre deixava tudo para o outro dia!

Quando for fazer essa análise, aproveite para atualizar as tarefas para a próxima semana. Dê um  “check” no que foi feito e acrescente as novas.

5-  Fuja dos ladrões do tempo

Pode ser até engraçado dar nome a muitas distrações de ladrões do tempo, mas é exatamente isso que elas fazem, roubam o seu tempo que é tão precioso!  Celular, instagram, os intermináveis stories, facebook, músicas e vários breaks para cafezinho pode te impedir de terminar o que começou. Essas distrações são até saudáveis para alguns momentos do dia, mas se não tomar cuidado, você gasta horas em cada uma delas. Tenha cuidado e o principal, tenha disciplina e saiba usar tudo no seu tempo devido!

 

6- Aprenda a falar não

Normalmente as pessoas que têm dificuldade de organizar seu tempo, também tem dificuldade para falar não. Sabemos que atender as emergências dos amigos e familiares é algo importante e devemos fazer, claro! Mas você não pode sempre dizer sim para qualquer coisa que aparece mesmo sem ser emergência. A sua lista precisa ser sua prioridade, senão você nunca irá conseguir priorizar também aqueles que estão próximos de você.

7- Delegue funções

Essa é ótima, mas a maioria de nós não consegue colocar em prática. Se a lista for enorme e você percebe que não consegue fazer tudo, monte uma equipe e comece a delegar as tarefas!

Você precisa confiar em cada um que trabalha com você e é claro que você deve chamar pessoas da sua confiança e que sabe fazer o que é pedido. Não tenha medo e não se prenda as tarefas. Ter pessoas com você é a melhor coisa para otimizar tempo e produzir mais.

Separe os grupo por áreas de tarefas que precisam ser exercidas e administre para que as pessoas também sejam organizadas como você. Seja sempre grato a elas e lembre-se que elas também podem ter uma lista, então cuidado para não sobrecarregar!

8- Dê prazos

Em sua lista, coloque sempre um prazo para entregar suas tarefas. Organize para distribuir os dias e não ter tarefas demais para ser entregues em um dia só! Cumpra seus prazos e tente fazer com antecedência, porque afinal, a pressa é inimiga da perfeição. Siga cada dica com determinação e foco e perceba seu tempo sendo bem usado!

E aí, preparado para começar a fazer sua lista?