Isso porque o seu principal diferencial é o pagamento automático da fatura mínima dos seus gastos, isso te impede de deixar de pagar as parcelas e criar dívidas que crescem como uma bola de neve.
Além disso, o cartão consignado é sem anuidade e te permite transferir os gastos da fatura atual para o próximo mês, cobrando juros mínimos, muito menores do que os do cartão rotativo.
Quer saber mais sobre esse cartão? Vamos te explicar tudo nesse post.
Como Funciona o Cartão de Crédito Para Servidores Públicos?
O cartão de crédito consignado para servidores públicos funciona como qualquer outro cartão. Cada cliente tem seu limite máximo com a definição baseada em sua renda e pode fazer compras parceladas com ele todo mês.
Mas ele também possui sua singularidades, como o débito da margem consignável automático no salário do servidor, ou no benefício do aposentado pelo INSS, e a opção de saque do saldo do cartão de crédito.
Para o cartão de crédito do servidor público, a margem consignável é de 5% do pagamento mensal líquido do cliente.
Ou seja, se ele ganha R$ 2.000 por mês, a margem consignável do seu cartão é de R$ 100, e esse dinheiro é automaticamente descontado de seus rendimentos mensais – se utilizar o valor no cartão, claro.
Isso que chamamos de parcela mínima do cartão. Se o servidor gasta menos do que essa margem, tem descontado de seu salário (ou benefício) apenas o que gastou. Se o gasto mensal excede limite, o próprio servidor fica responsável pela quitação do restante da parcela, através de boleto.
Caso o titular não pague a fatura toda do mês, a diferença volta na próxima fatura, acrescida de juros consignatários.
Como já informamos, o cartão de crédito consignado para servidores públicos também permite saques em dinheiro, que muitas vezes podem ser de 90% do valor do limite total do cartão. Essa porcentagem varia de banco para banco.
Outra opção é escolher em transferir o valor sacado diretamente para sua conta no banco. Todas as instituições financeiras permitem esse processo.
Saiba agora quem pode solicitar o cartão de crédito consignado e aproveitar todos os benefícios.
Quem Pode Solicitar?
O cartão de crédito consignado pode ser solicitado e contratado por Servidores públicos, ativos ou aposentados e pensionistas do INSS.
Para solicitar, é exigido que o Servidor emita uma Autorização de Consignatória, no SIGEPE e tenha seus documentos pessoais em mãos.
Antes de pedir seu cartão, recomendamos que pesquise quais bancos são conveniados ao órgão que você trabalha perguntando em seu departamento de Recursos Humanos e pesquise os seguintes tópicos em cada um desses bancos:
- Qual o limite do cartão consignado o banco libera para você
- Quais taxas de juros o banco trabalha
- Qual o valor disponível para saque
- Como os canais de atendimento do banco funcionam e se eles respondem às solicitações dos clientes com rapidez.
Com essas informações em mãos, sua escolha se torna mais fácil e mais clara. Agora chegou a hora de contratar seu cartão.
Como Contratar o Cartão de Crédito Para Servidor Público?
O cartão é emitido gratuitamente, mas como já falamos, você precisa dos seguintes documentos em mãos para solicitar:
- RG
- CPF
- Comprovante de endereço atualizado
- Comprovante de renda dos últimos meses
- Autorização de Consignatária
Dependendo do banco que você escolheu, a solicitação pode ser realizada pela internet e você não precisa nem de sair de casa.
Ao pedir seu cartão consignado, você recebe uma mensagem via SMS ou e-mail informando a aprovação do mesmo. E agora vem a melhor notícia! Este cartão está disponível para negativados!
Você não precisa ficar com receio de não ser aprovado pois é muito fácil conseguir um cartão de crédito consignado para Servidor Público.
E aí? O que está esperando para solicitar o seu ainda hoje?