Não é de hoje que os bancos e empresas que oferecem o serviço de cartão de crédito tentam atrair cada vez mais clientes com várias facilidades e benefícios. Diante disso, ser consumidor no cenário atual está ficando cada dia mais interessante, afinal com tanta concorrência, as vantagens concedidas pelas empesas que oferecem bens e serviços só aumentam.

Porém, com as grandes possibilidades que a internet trouxe, uma das maiores novidades de atração de clientes são os famosos cashbacks, que devolvem porcentagem do valor que foi gasto e pode ser descontado direto na fatura. Além dessa novidade que vem roubando a cena do mercado de cartões de créditos, os clientes ainda podem usufruir de descontos, promoções e muito mais.

Parece mesmo uma maravilha comprar e receber dinheiro de volta não é mesmo? Então se você quer saber o que ele é, como obtê-lo e como funciona? Venha conosco.

O que é cashback?

Como esse tipo de benefício está muito em alta você já deve ter ouvido falar em cashback. A tradução literal do termo é ‘dinheiro de volta’ e funciona como um meio de recompensa utilizado por diversas empresas, onde ao realizar uma compra você recebe uma porcentagem do dinheiro gasto de volta.

Essa ‘velha novidade’ vem sendo oferecida por diversas plataformas de descontos, promoções, carteiras digitais, assim como também por algumas instituições que disponibilizam cartões de crédito e utilizam esse benefício como forma de recompensar seus clientes.

Como funciona o cashback?

No caso das empresas que oferecem cartões de crédito, o cashback se trata de um benefício para fidelizar o cliente, assim geralmente todas as vezes que ele fizer o pagamento de sua fatura mensal terá de volta na forma de crédito na fatura uma porcentagem preestabelecida de acordo com o valor. 

Já para as plataformas que intermediam compras oferecendo descontos, promoções e também cashback, elas trazem a oportunidade de receber “dinheiro de volta” geralmente em sua conta pessoal, isso porque ganham uma porcentagem da compra pela intermediação e repassam uma parte desse valor de volta para o consumidor final.   

Outra forma de obter cashback é através de  aplicativos e carteiras digitais, estes por sua vez utilizam o sistema de cashback também como meio de fidelizar clientes, disponibilizando-o para ser utilizado em sua rede de parceiros.

Como obter cashback?

Como apresentamos, existem vários meios para se obter o cashback, agora vamos mostrar o que fazer para ter acesso a esse benefício. Sabe quando você faz suas compras por exemplo em uma de suas lojas de varejo preferidas? Então, nessa hora vale a pena pesquisar se existe algum desconto para ela e também se há alguma oferta de cashback.

É que plataformas tradicionais que há muito tempo oferecem outros tipos de benefícios como ofertas de cupons, o que é o caso do site Cuponomia, passaram a oferecer também o benefício de cashback.

Outras plataformas mais especializadas em cashback como Méliuz, Poup, MyCashback e Ganhe de Volta também oferecem o serviço como principal foco, já que algumas disponibilizam também cupons de descontos. O site Méliuz por exemplo tem tradição nesse ramo e traz esse benefício ao consumidor não é de hoje, inclusive até mesmo em lojas físicas.

Porém, fique ligado, pois na maioria dessas plataformas é necessário realizar um cadastro, ou apenas fazer suas compras através do link do site para começar a utilizar a função, nesse caso basta seguir as instruções de cada uma delas.Há também a opção de instalar um aplicativo para poder receber seu dinheiro de volta.

Um jeito legal de receber cashback, até mesmo concomitante com o das plataformas é o utilizando carteiras digitais como o Ame, porém vale destacar ao utilizar o Ame digital você acumula saldo para ser utilizado em compras nas lojas parceiras do grupo B2W (americanas.com, Lojas Americanas, Sou Barato, Submarino e Shoptime).

Recentemente o aplicativo Ame passou a oferecer também a opção de utilizar o saldo para realizar pagamento de contas, mas não é possível fazer o saque do saldo. Para utilizar o Ame é preciso baixar o aplicativo e abrir sua conta, depois disso é só fazer suas compras em um dos parceiros utilizando o mesmo.

E dá pra ganhar cashback até de 3 formas diferentes por que não?! Falamos que você pode utilizar Ame e outra plataforma por exemplo Méliuz ao mesmo tempo não é mesmo? Então, caso você possua um cartão de crédito cujo o benefício seja cashback, como por exemplo o Cartão Trigg e o Cartão Original e o Santander Free, você pode se beneficiar desses 3 tipos de cashback.

Se você achou interessante, basta solicitar um cartão que possua esse tipo de benefício, em alguns casos também pode ser necessário se cadastrar no programa de benefícios do cartão.

Por que o cashback é o “novo rei do mercado financeiro”?

Para quem priva por economia a resposta para essa pergunta é muito simples, afinal quem não vai adorar fazer uma compra e receber parte do dinheiro gasto de volta? Afinal, diferentemente de outros tipos de recompensas o cashback vai com toda certeza ser aproveitado.

Alguns outros benefícios oferecidos por exemplo por cartões de crédito podem não ser muito aproveitados dependendo da sua utilização, já o cashback não, você recebeu dinheiro de volta e pode fazer o quiser com ele.

Outro fator interessante no caso do cashback em relação às compras, é que muitas vezes ele pode ser mais rentável do que outras formas de desconto, como no caso do Ame, onde apesar de ser geralmente de 2%, em muitos casos o cliente pode obter cashback de 15% a 20%, em algumas ofertas ainda mais exclusivas 50% ou até mesmo 100%, apesar de esse último caso ser muito raro.

Além disso, no caso de não existir descontos na hora de fazer suas compras, ao fazer a utilização dos vários meios para obter cashback, no mínimo você terá uma parcela do dinheiro gasto de volta, ainda que pequena. Sendo assim utilizar esse tipo de benefício para fazer o seu dinheiro render mais só traz vantagens, como deu pra observar. 

Então vai aí uma sugestão, faça seu cadastro se necessário e utilize de todos os meios possíveis para obter essa vantagem, principalmente os gratuitos. Se você gostaria de ficar expert em cashback pode também ler nossos outros artigos sobre o assunto.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*