Por Que Vale a Pena Usar o Cashback

Opção que devolve parte dos gastos dos clientes em forma de crédito se tornou a queridinha entre os brasileiros. Por isso, nesta publicação explicamos como utilizá-la da melhor maneira

Vale-a-pena-usar-cashback

O cashback está em alta, tanto que além das tradicionais plataformas que o oferecem, outras empresas, como as fintechs, vêm utilizando o cashback como uma forma de benefício para seus usuários de cartões de crédito, a fim de fidelizá-los.

Mas muitas pessoas não o conhecem muito bem, por isso nem dão muita atenção à ele, o que é normal, afinal com tantos tipos de vantagens e descontos disponíveis no mercado, você, como muitos pode estar se perguntando: “por que vale a pena eu usar o cashback”? Para esclarecer a sua dúvida preparamos este artigo bem completo.

O que é cashback?

O cashback é um programa de recompensas muito popular nos Estados Unidos e que recentemente caiu muito nas graças dos consumidores brasileiros, apesar de já existir no Brasil há algum tempo.

Esse programa costuma ser mais relevante para compras na internet por causa das plataformas que oferecem descontos para compras em lojas online. Porém no caso de cartões de crédito e em especial das plataformas Méliuz e Beblue que tem parceria com lojas físicas credenciadas, é possível obter cashback também em compras físicas. Mas o que o cashback tem de tão especial? Esse tipo de benefício é diferente de alguns outros, ele funciona por meio de um sistema de reembolso, onde o usuário recebe uma parcela do dinheiro gasto em compras de volta, aliás é literalmente isso que o termo cashback significa, dinheiro de volta.

Esse tipo de sistema é utilizado por plataformas que intermediam compras como por exemplo: Méliuz, Poup, MyCashback, Ganhe de Volta e Cuponomia, e também por empresas que fornecem cartões de crédito, como um programa de fidelidade, como por exemplo: Trigg, original e outras.

Como funciona o cashback?

Para utilizar o serviço de cashback no caso das plataformas, é necessário geralmente fazer primeiro um cadastro no site, aí então é só fazer suas compras através deles, pesquisando nos mesmos a loja que deseja comprar. Dessa maneira, em seguida a plataforma te direcionará para o site da loja, aí é só seguir normalmente com suas compras.

Se for necessário instalar uma extensão para a utilização do serviço, como por exemplo no caso do Méliuz, é só acessar o site da loja através dele e com a extensão instalada clicar em ativar o dinheiro de volta, depois você deve prosseguir normalmente com suas compras. O Méliuz, oferece também a opção de fazer suas compras através do App, inclusive em lojas físicas.

A carteira digital Ame também funciona através de um app, onde por meio dele você faz o pagamento de suas compras. Para utilizá-lo é só realizá-las nas lojas parceiras (B2W): americanas.com, Lojas Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, e selecionar o Ame como método de pagamento.
O porém é que na maioria das plataformas é possível fazer o saque do saldo, depois de acumular um certo valor, que geralmente não é alto, algo entre R$ 15,00 e R$ 30,00, transferindo-o para sua própria conta corrente. Entretanto, o saldo do Ame só está disponível para ser utilizado nas compras em uma de suas lojas parceiras ou para pagar determinadas contas, não estando disponível para saques.

Outra empresa que trabalha dessa forma é a Beblue, onde assim como no Ame você faz um cadastro (no caso do Ame tá mais pra abrir uma conta mesmo), realiza suas compras em estabelecimentos credenciados e ganha cashback, porém só pode utilizar o saldo acumulado em compras nesses estabelecimentos, sem a possibilidade de sacar o saldo.
Já para quem possui cartão de crédito que oferece como meio de recompensa o cashback, o “dinheiro de volta” costuma geralmente ser devolvido como crédito na fatura.

Por que vale a pena usar o cashback?

Muitas pessoas questionam o fato de que algumas empresas não disponibilizam o saldo para saque, como o Ame que já citamos anteriormente. Porém mesmo assim o cashback costuma valer a pena, nesse caso principalmente para aquelas pessoas que compram na internet com muita frequência e através das lojas da B2W. Isso porque em algumas ofertas o cliente pode obter cashback de 15% a 20%, em algumas ainda mais exclusivas 25%, 50% ou até mesmo 100%, dá pra imaginar?! Apesar desse último caso, é claro, ser muito mais raro.

Então só dá pra chegar a conclusão de que o cashback na maioria das vezes vale a pena. Primeiramente porque no caso de ser necessário optar por um cartão de crédito com determinado benefício, o dinheiro de volta para muitas pessoas pode ser bem melhor do que descontos, produtos ou serviços oferecidos por outros programas de benefícios, é claro que tudo vai depender da sua utilização.

No caso de pessoas que possuem um grande volume de compras por exemplo, o valor do cashback mensal pode ser bem maior do que qualquer vantagem que você venha a obter com outros programas de fidelidade. Já para uma pessoa que faz muitas compras em determinadas lojas, vai ao cinema com frequência por exemplo, ou até mesmo que faz muitas viagens, o cashback pode não ser o tipo de recompensa ideal.

Agora, se formos levar em consideração pessoas que residem em cidades menores e muitas vezes não tem a oportunidade de desfrutar de alguns tipos de benefícios ele pode ser perfeito. Para pessoas que são mais caseiras essa também pode ser uma boa opção.

Além disso muitas vezes o cashback é um algo a mais, não excluindo outros tipos de benefícios. Sendo assim, é só mais um meio muito vantajoso de fazer seu dinheiro render mais.
Em alguns casos dá até pra ganhar cashback de várias formas, como por exemplo o caso de plataformas e carteiras digitais como o Ame, serem utilizadas consecutivamente com o cartão de crédito. Algumas vezes dá pra usar até mesmo duas ao mesmo tempo juntamente com o cartão, o que é o caso do Ame e Méliuz.

Depois de analisar essas situações você não tem motivos para não correr atrás do seu cashback, não é mesmo?! Por isso veja aqui quais as empresas que fornecem a função cashback e não deixe de fazer o seu valioso dinheirinho render cada vez mais!

Compartilhe com seus amigos e comente aqui se você gostou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

9 Comentários
Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Daniel DAvila

Oi Daniel, tudo bem?
Se você ainda não se decidiu sobre qual cartão pedir, temos uma ferramenta que te ajuda a descobrir qual é o melhor cartão para você, considerando o seu perfil de interesses.
Entre em nosso portal de notícias e responda ao Quiz para saber qual é o cartão ideal para você.
Acesse: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Rafael lidio

Oi Rafael, como vai?
Nós da UNUM não somos uma empresa que fornece cartões ou concede empréstimos. Somos um portal de notícias, divulgamos informações financeiras e aconselhamos sobre qual é o melhor cartão ou empréstimo para diferentes perfis.
Temos uma ferramenta que te ajuda a descobrir qual é o melhor cartão para você, considerando o seu perfil de interesses.
O que você prefere: Anuidade gratuita? Milhas? Um limite alto?
Qual é o seu contexto atual: Negativado? Aposentado, servidor público ou pensionista? Autônomo? Universitário?
Então, entre em nosso portal de notícias e responda ao Quiz para saber qual é o cartão ideal para você.
Acesse: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

JESSICA RODRIGUES DA SILVA

Realmente , consegui um.cartão do Santander é banco do Brasil e meu score nem estava alto. As dicas são certo se tiver paciência é persistência.

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à JESSICA RODRIGUES DA SILVA

Parabéns por isso, Jéssica!
Esperamos que sua experiência seja a melhor possível!
E para isso estamos aqui: trazer mais conteúdos que possam te ajudar.
Continue acompanhando o nosso portal de notícias! Temos outras informações e dicas sobre cartões de crédito, empréstimos e muito mais.
Acesse: https://unum.com.br/
Boa sorte!