Não é segredo para ninguém que um bom uso do cartão de crédito, faz dele uma ferramenta que pode auxiliar muito sua vida financeira. Afinal, o cartão de crédito não serve só para parcelar suas compras, você sabia que ele também pode ser usado para compras online, empréstimos emergenciais e até mesmo para pagar boletos?

Sim! É possível utilizar o limite do cartão de crédito para pagar boletos. Mas antes que você saia fazendo isso, saiba que não são todas as contas, por exemplo, pagar não dá para pagar a fatura de um determinado cartão com outro.

Outra pergunta a ser respondida é se essa modalidade está disponível para todos os cartões? A resposta Não. Infelizmente nem todos os cartões de crédito aceitam a possibilidade de pagar boletos, por isso, hoje vamos te mostrar quais bancos aceitam essa possibilidade e como pagar suas contas no cartão de crédito.

Quais cartões permitem o pagamento de boleto?

Felizmente, existem muitas alternativas de bancos e operadoras de cartões de créditos que oferecem em sua gama de serviços a facilidade para seu cliente poder pagar seus boletos através do cartão de crédito. No entanto, é preciso ficar atento pois esse serviço está sujeito a encargos (juros e IOF), desde o momento de pagamento da conta até a data de pagamento da fatura. Por isso, antes de utilizar esse mecanismo, é importante consultar o CET (Custo Efetivo Total).

Itaú

Com o Pague Contas, você paga boletos no cartão de crédito e ainda pode ganhar até 40 dias de prazo depois do vencimento da conta, sem se preocupar com multas e atrasos.

Importante:  para os cartões de crédito Hipercard, Sam’s Club Itaucard e Walmart Itaucard, o serviço está disponível exclusivamente pela central de atendimento a cartões e somente para contas de água, luz, telefone, gás e TV a cabo. Para o cartão Ipiranga Itaucard, o serviço só está disponível para o cliente que possua conta-corrente no Itaú.

Banco do Brasil

No Banco do Brasil, você pode pagar com o cartão de crédito suas contas de água, luz, telefone, gás, boletos bancários e título com código de barras, inclusive boletos do Banco do Brasil. Os boletos podem ser parcelados de 1 a 24 vezes, no entanto, os juros e IOF serão calculados proporcionalmente ao período compreendido entre a data de liquidação do documento e o vencimento das faturas do seu cartão de crédito Ourocard. Ao usar essa opção, o cliente não ganha pontos no programa de fidelidade do Banco do Brasil.

Santander

Com o cartão Santander as contas de água, luz, telefone e boletos de outros bancos são aceitos, e você ainda pode acumular pontos no programa Esfera do banco e trocar por produtos ou serviços. O pagamento tem incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e está sujeito à cobrança da tarifa denominada “pagamento de contas utilizando a função crédito”. O valor pode ser consultado na Tabela de Serviços vigente.

Bradesco

O cartão de crédito Bradesco traz a facilidade para o cliente de pagar suas contas de consumo, tributos e boletos de cobrança através do cartão de crédito. As vantagens desse banco é que ele oferece até 40 dias a mais para pagar seu boleto e suas contas ficam concentradas na data de vencimento da fatura. Porém, o serviço está sujeito às condições de aprovação e elegibilidade do banco, e são cobradas tarifas adicionais por isso.

Vale a Pena Pagar Boletos Com Cartão de Crédito?

Devido toda essa facilidade de concentrar as contas apenas na data de vencimento da fatura do cartão de crédito, junto a possibilidade de ganhar pontos de fidelidade pagando dessa maneira, muitas pessoas podem pensar que essa é uma boa alternativa.

Mas será que vale a pena?

Se o seu banco não cobrar qualquer tarifa para a utilização desse serviço, essa se torna uma ótima opção. Porém quase nenhum banco oferece esse serviço de forma gratuita. Ao contrário, normalmente para utilizar esse tipo de operação, o cliente está sujeito a juros, que variam de 2% a 5% ao mês, mais tarifas.

Por isso, não há problema em pagar a conta pelo cartão de crédito, mas, é preciso ter em mente que para recorrer à ferramenta,o consumidor deve ter muita noção do próprio orçamento. Já que dessa maneira, o risco do cliente não conseguir pagar a fatura integral do cartão no vencimento aumenta, e se ele não conseguir fazer isso entra para os juros rotativos que são os mais altos do mercado.

Sendo assim, não há vantagem em usar esse meio para pagar contas básicas. O educador financeiro Pedro Braggio ainda explica que não vale a pena pagar contas no cartão de crédito durante o ano para ganhar produtos e benefícios.

“Quando se tem uma meta de gastos para atingir, a pessoa acaba sendo estimulada a comprar mais. É melhor juntar dinheiro, gastar menos e, assim, ter um retorno melhor que o benefício que se estava buscando por meio de programas de milhas”, orienta.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*