Pague Boletos Com Cartão de Crédito

  • Por: Equipe | 14/09/2019 - 14h00

Ficar horas na fila pra pagar um boleto, esse costume está com os dias contados, se você é daqueles que já condensa todas as suas despesas no cartão de crédito saiba que agora também é possível pra pagar as contas com ele, isso é o máximo não é?! Mas será que vale a pena? Se você quer mais essa comodidade venha conosco se inteirar do assunto e pague seus boletos com cartão de crédito. Como funciona? Saiba a seguir.

Como funciona o pagamento de boletos através do cartão de crédito?

Na verdade pagar contas com o cartão de crédito é muito mais simples do que você imagina, você pode fazer o pagamento através do internet banking, aplicativo do banco ou telefone.

No caso do Internet Banking basta acessar sua conta por ele e procurar a opção pagamento, quando encontrar basta digitar o código de barras do boleto, escolher a opção cartão de crédito dentro de pagamento e autorizar o pagamento. Na autorização pode ser solicitada senha, código Pin ou Token.

Os pagamentos através de aplicativos devem ser autorizados após o download do aplicativo, alguns bancos disponibilizam essa autorização através do internet banking, nos caixas eletrônicos ou outros canais de atendimento, já em alguns casos pode ser necessário ir até a agência e até mesmo falar com o gerente para conseguir a liberação.

Já no caso do pagamento por telefone através da central de atendimento do banco, você precisa primeiramente saber se seu banco disponibiliza esse serviço, afinal nem todos os bancos oferecem essa comodidade, se sim é só ligar, escolher a opção pagamento de boletos, e escolher pagar pelo cartão de crédito.

 

É possível parcelar boletos no cartão de crédito?

Essa opção não é muito comum, por esse motivo não são todas as instituições financeiras, mas algumas que permitem o parcelamento de boletos através do cartão de crédito, quem é cliente Ourocard do Banco do Brasil por exemplo tem um parcelamento direto dos boletos como opção.

Já outras instituições financeiras que disponibilizam cartões de crédito como: Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC, e vários outros oferecem o parcelamento do boleto através do parcelamento do valor total da fatura do cartão de crédito. 

Se você está no desespero e pensou em parcelar seus boletos no cartão de crédito pense bem, embora o parcelamento possa ser muito sedutor e parecer uma ótima opção é melhor fazer uma longa análise antes de fazer isso, pois o parcelamento pode piorar a sua situação financeira, já que os juros dos cartões de créditos costumam ser bem altos, dessa forma tenha consciência de quais são suas reais opções antes de tomar qualquer decisão.

Mas afinal é vantajoso pagar boletos com o cartão de crédito?

Nem todos os boletos podem ser pagos através do cartão de crédito, as empresas não costumam aceitar por exemplo o pagamento de boletos referentes a faturas de cartão de crédito de outros bancos. Por isso se for por comodidade que você irá optar por esse meio de pagamento, e de toda forma ainda assim realmente já tiver que ir no banco ou outro local para pagar alguma conta, o melhor é pagar todas as suas contas lá.

O pagamento de boletos com o cartão de crédito também não costuma ser muito viável, uma vez que os bancos costumam cobrar taxas nesse tipo de transação. Como cada banco está livre para cobrar o preço que quiser por esse serviço, essas taxas por boleto costumam ser bem altas, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) elas podem chegar até R$ 25,50. Algumas empresas cobram até juros pelo serviço, como se fosse um empréstimo.

E embora algumas empresas cobrem taxas bem pequenas para o pagamento de boletos com o cartão de crédito ou nem cobrem taxas esse tipo de transação não costuma compensar muito, pois ainda pode ter incidência de IOF (Imposto sobre operações financeiras), já que esse tipo de imposto incide sobre algumas operações de crédito, inclusive essa.

Os juros por atraso do cartão de crédito também podem ser muito maiores do que os do próprio boleto, além disso fazer o pagamento de boletos com o cartão de crédito pode aumentar seu descontrole financeiro.

Se você for optar por pagar boletos com o cartão de crédito mesmo assim, procure analisar qual tipo de boleto vale a pena pagar assim, tomando sempre muito cuidado para não achar que tem mais dinheiro que realmente tem só porque está pagando dessa forma, esse com toda certeza é um grande risco.

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*