Sabe aquela situação em que “sobra mês no fim do salário”? Então, na economia, essa expressão é utilizada para descrever quando as pessoas precisam utilizar o cheque especial de sua conta bancária, que, a primeira vista, pode parecer uma boa opção, mas é preciso tomar muito cuidado antes de utilizar essa ‘facilidade’.

Afinal, esse crédito pré-aprovado está disponível praticamente todo mundo e é uma das causas mais comuns de endividamento na população brasileira. Isso acontece pois o cheque especial é liberado pelo banco para o cliente usar quando já não há mais dinheiro em sua conta.

Tamanha facilidade, fez essa opção se tornar popular pois pode ser retirado até mesmo no caixa eletrônico, no entanto, fica aqui nosso alerta: usar o cheque especial não vale a pena, uma vez que os juros que são cobrados pelos bancos sobre esse mecanismo são os mais altos do mercado.

Se você já usou essa modalidade, sabe do que estamos falando. E caso você queira fugir de tais juros e busca uma outra alternativa mais viável para suas finanças, está no lugar certo. Neste post vamos te mostrar cinco alternativas para deixar o cheque especial de lado e evitar o pagamento de juros abusivos. Veja abaixo:

1 – Elimine Gastos

A melhor maneira para não usar o cheque especial é não precisar dele. Então, se você percebe que frequentemente está usando a ferramenta, talvez esteja na hora de rever o orçamento para eliminar algumas despesas e não ficar no vermelho no final do mês.

Para saber para onde está indo seu dinheiro, uma sugestão que te damos é: anote seus gastos. Quando você coloca tudo na ponta do lápis, fica mais fácil discernir onde você gasta mais e o que pode reduzir. A ideia é garantir que as despesas sejam menores do que as receitas e, assim, sobrar dinheiro e não precisar usar o cheque especial.

2 – Ganhe Uma Renda Extra

Se, após reduzir os gastos você perceber que o seu salário ainda não está sendo o suficiente para passar o mês, você deve pensar em aumentar sua receita, mesmo que precise fazer renda extra. Para isso, é preciso observar duas coisas: tempo disponível e habilidades.

As opções são variadas e dependem muito da sua criatividade. Você pode ganhar dinheiro até mesmo dentro de casa, revendendo roupas, cosméticos, fazendo artesanato, sendo freelancer, e usando as redes sociais a seu favor. Se estiver sem ideias, veja nesse post 11 formas de ganhar dinheiro online.

3 – Trace objetivos

A melhor forma de lidar com seu dinheiro é traçando metas de curto, médio e longo prazo. Tendo um objetivo para sua renda, você cuidará melhor do seu salário, pois precisará fazer escolhas que priorizem suas metas.

Por exemplo, quando você planeja uma viagem, normalmente você começa juntando dinheiro um período antes, um pouco de cada vez, para evitar gastos excessivos e desnecessários.

Fazendo isso de uma forma bem planejada, é fácil ter dinheiro durante o passeio, e até mesmo fazer esse controle através de um cartão de crédito, sem precisar usar o cheque especial. Da mesma maneira, a troca de um carro, uma casa nova, ou até mesmo itens de vestuário, devem entrar em seu planejamento.

4  – Busque um empréstimo pessoal

Se você está sem dinheiro, não deu tempo de se programar e precisa de um crédito urgente, existem muitas opções de empréstimos pessoais que são rápidos e cobram juros menores do que os do cheque especial.

Pode parecer loucura estarmos recomendando um empréstimo, mas saiba que os valores dos juros para esse tipo de serviço, chega a ser 10 vezes menor que o cobrado pela maioria dos cheques especiais. Além disso, atualmente, temos opções de empréstimos online que são cômodos e rápidos, confira abaixo:

5 – Cancele o Cheque Especial

Por fim, uma dica radical a todos que frequentemente se sentem tentados a caírem no LIS: cancele seu cheque especial, ou coloque um valor muito pequeno, que servirá apenas em extrema urgência.

Com essa medida simples porém drástica, você evita ser surpreendido pelo seu cheque especial, porém tal medida só pode ser tomada diretamente com o gerente do seu banco. Se você achar necessário, é possível diminuir ou cancelar completamente o seu limite no cheque especial.

Colocando todas essas dicas em prática, não será possível fazer planos contando com o cheque especial e você estará pronto para usar seus recursos de maneira mais inteligente, e dentro das suas possibilidades.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*