10 Fatos Sobre o Cadastro Positivo Que Todo Mundo Deve Saber

Algumas coisas que você precisa saber sobre sua pontuações de crédito.

  • Por: Equipe | 18/06/2019 - 17h34

Todo consumidor interessado em finanças deveria saber sobre seu cadastro positivo ou sobre seu Score. Ele é um fator de grande influência para adquirir financiamentos, empréstimos ou outras modalidades de compras parceladas disponíveis no mercado. E na verdade nem todo mundo entende realmente como funciona o seu score, apesar de já ter ouvido falar dele. O cadastro positivo reúne todas as informações sobre o seu histórico de crédito mostrando que você foi pontual no pagamento de uma dívida . A sua pontuação de crédito segue você por toda sua vida e com atualizações regularmente mostrando para os credores como é perigoso para você entrar em um empréstimo. A nossa parte da vida financeira é muito importante, pois está envolvida em verdades e mentiras.

 

1 – Sua pontuação de crédito definida

A sua pontuação de crédito ou seu Score é sua contagem financeira. É analisado todos os seus altos e baixos financeiros do passado e daí pode dar  uma classificação.

Os bancos, credores, as empresas de cartão de crédito analisam essa pontuação para saber qual a sua responsabilidade com seu dinheiro.Isso ajuda as empresas a saber se pode ou não liberar um crédito para você.

A sua pontuação é calculada com diferentes variáveis, incluindo dívidas em relação ao seu limite de crédito, histórico de pagamentos, idade das suas contas, as tentativas de abrir contas novas. As agências juntam todas essas informações e calculam a sua pontuação.

Se estiver precisando aumentar seu score leia aqui.

2 – Quem é o responsável por coletar todas essas informações

Todas as empresas especializadas em análise de crédito como: Serasa, Boa Vista e SPC. Atualmente essas empresas compartilham informações com varejistas, financeiras e bancos que irão avaliar se podem conceder crédito e sob as taxas de juros de acordo com a capacidade do pagamento do  consumidor.

3 – Como sua pontuação de crédito é calculada

Antes de fazer uma liberação de crédito os bancos avaliam de várias formas o cliente e a possibilidade dele efetuar o pagamento do financiamento até o final. Dentre as informações avaliadas está o seu Score. O Score serve para medir o risco do consumidor não pagar a dívida aos credores. Ela é dividida em baixo, médio e alto risco de inadimplência , isso de acordo com o histórico de cada consumidor. E quanto maior for a nota, maiores são as chances de obter crédito por um custo bem mais baixo. Todos os dados do cadastro positivo influenciarão no seu Score.

4 – O consumidor precisa autorizar a inclusão do nome

Os bancos só podem passar informação dos clientes que derem autorização prévia. A legislação que trata do assunto presume que ainda que o consumidor possa a qualquer momento pode pedir a retirada das informações das listas ou permitir que apenas uma categoria se serviços inclua seus dados. Todos os consumidores devem ter acesso constantemente e gratuito às informações que serão colocadas sobre seu nome nessas listas.

As empresas que estão montando os cadastros oferecem a possibilidade de os consumidores autorizarem a inclusão do seu nome pela internet e asseguram que que terá efeito mais prático na vida dos consumidores.

5 – Sua pontuação de crédito é importante

Sua pontuação de crédito é o seu coração financeiro, conta toda sua história dos últimos anos da sua vida financeira. Ele monitora todas as suas dívidas, pagamentos, cobranças, empregos e muito mais em um local que os credores podem considerar se podem disponibilizar a você um empréstimo ou um cartão de crédito. Caso você tenha um histórico e uma boa pontuação no seu score, provavelmente terá uma menor taxa de juros que qualquer credor oferece. Com uma pontuação na média você até será aprovado mas ficará com uma taxa de juros mais alta e pagará em maior tempo.Agora se sua pontuação for baixa os credores darão altas taxas de juros ou até nem lhe solicitará o empréstimo ou o cartão de crédito.

Portanto quanto maior for sua pontuação do score maiores serão as possibilidades de o consumidor honrar com seus compromissos financeiros assumidos.

6 – O que faz sua nota do score cair ou subir

Cada real de crédito pode estabelecer seus próprios critérios para essa nota. Geralmente quando o consumidor paga suas contas em dia e tem 30% de sua renda comprometida com empréstimos o seu score sobe. Por outro lado, quando o consumidor atrasa o pagamento da dívida está com o nome sujo e comprometeu uma parte dos seus ganhos com crédito tem a pontuação reduzida.

Uma das coisas mais importantes é ter o nome limpo, aqui temos dicas para você.

7 – As atualizações acontecem com frequência

Sem você perceber seu relatório de crédito e pontuação são quase constantemente atualizados nas empresas especializadas em análise de crédito. A atualização do relatório do seu crédito ocorre de 24 a 72 horas depois de receber um aviso de um credor. Por isso, enquanto as agências de crédito são ágeis, elas não atualizam seu relatório em tempo real.

8 – Como consultar seu score de crédito

Você pode verificar seu crédito quantas vezes você quiser, sem afetar na sua pontuação.  Para consultar seu score de crédito no Boa Vista é preciso se cadastrar no Portal do Consumidor Positivo, onde você pode ver se há débitos vencidos em seu nome. A pontuação é de 0 a 1000, quanto maior a sua pontuação menor o risco de você ser inadimplente e ter um crédito no mercado.

Já para consultar sua pontuação no Serasa basta acessar o site Serasa Score. O score é ativo e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados do Serasa. A sua pontuação pode melhorar se você limpar seu nome, pagar suas contas em dia,  manter seus dados atualizados ou abrir um cadastro positivo.

9 – Informações erradas precisa ser corrigidas em até 10 dias

Tanto o gestor de banco dados como a fonte, podem ser responsabilizados caso um consumidor seja injustamente prejudicado pelo bureau de crédito, caso sua nota esteja abaixo do desejado devido à uma cobrança indevida.

Os gestores dos dados terão até 10 dias para fazer a correção exigida pelo consumidor. Esse tempo é necessário para consultar a fonte da informação se a fonte cumpriu a correção do consumidor.

10 – Uma boa pontuação de crédito não significa que você está aprovado

Close-up Of Person Hands With Digital Tablet Showing Credit Score At Desk

Muitos consumidores têm uma visão que se tiver seu histórico de pagamento perfeito, um crédito equilibrado e consultas limitadas de crédito de 500 ou mais pode ajudar a ser aprovado no momento da solicitação de um empréstimo ou de um cartão de crédito. Há muitos fatores em jogo quando você aprova um empréstimo além da sua pontuação.Talvez você tenha muita dívida ou sua renda não seja alta o suficiente. Lembre-se um bom score não é garantia de de aprovação imediata de crédito.

Muitas empresas possuem critérios próprios de análise e podem não consultar a ferramenta no momento de analisar o seu cadastro.

Se você quer solicitar um bom cartão de crédito, o seu nome limpo e uma boa reputação com as empresas é fundamental.  Caso você precise de uma ajudinha com suas finanças leia esse texto.

Recomendados
Sem Comentários