Com tantas informações, anúncios e publicidade, fica impossível não comprar e querer sempre mais. O problema é que as vezes entramos em descontrole e acabamos gastando mais do que temos e acabamos com o nome sujo… e aí, o que fazer?

Veja abaixo um guia que ajuda muita gente a sair da lista de negativados e voltar a ter uma vida financeira saudável.

1- Guarde todos os comprovantes

Muitas pessoas acabam entrando para lista de negativados por engano ou por má fé de empresas. Guarde sempre seus comprovantes de compra e pagamento, porque assim ninguém poderá sujar seu nome.

Organização e controle são fundamentais para manter registro de tudo o que foi movimentado.

2- O que fez você virar um mal pagador?

O primeiro passo para limpar seu nome é saber o que fez você entrar na lista de mal pagadores do SPC/Serasa. Saiba como consultar seu CPF aqui.

Mesmo que tenha sido por engano, você deve saber quem colocou seu nome no SPC/Serasa. Fingir que não existe dívida e não fazer nada a respeito pode ser muito pior no futuro.

3- Planejamento é tudo

Não adianta querer pagar as dívidas e assim fazer novas dívidas. Sente e faça seu planejamento financeiro, aperte os cintos e descubra o quando você pode desembolsar por mês para quitar a dívida

Com um planejamento financeiro bem feito e um valor máximo de parcela em mãos, agora é hora de negociar a dívida e tentar o melhor acordo possível

4- Negocie as dívidas pessoalmente

Evite atendimentos online ou por telefone, são muito impessoais e você tem pouca margem para negociação. Converse sempre pessoalmente para obter os melhores acordos.

Lembre-se: As empresas preferem receber algo do que não receber nada… então se você mostrar que está apertando os cintos e realmente se esforçará para pagar, é provável que consiga um acordo bom.

5- Feirões

Você pode não conseguir fechar um acordo pagável indo diretamente até a empresa, tente então os feirões.

Os feirões para limpar nome e quitar dívidas são feitos como uma oportunidade de negociar com outras condições, até mesmo melhores do que a dos bancos.

6- Mantenha o acordo

Conseguiu fazer seu acordo? Maravilha, o primeiro passo já foi dado. Agora é hora de cumprir o acordo e efetuar os pagamentos sempre em dia.

Após renegociar uma dívida, honre seus acordos ou terá mais problemas no futuro.

Lembre-se: Guarde os comprovantes

7- Confira se seu nome saiu do SPC e da Serasa

Pagou e guardou seu comprovantes? Agora é hora de conferir se nome saiu dos cadastros negativos. Caso não tenha saído, é hora de procurar a empresa responsável ou talvez até mesmo tomar medidas judiciais.

Deixe seu Comentário
Recomendados para Você