5 Hábitos Financeiros Para Mudar Sua Vida

  • Por: Eveline Miranda | 15/06/2019 - 10h00

Você é um tipo de pessoa que o desequilíbrio reina na vida financeira?  Você tem a sensação de ter gastado pouco no seu cartão de crédito, mas quando chega a fatura, você toma aquele susto?

Quando você senta e vê que a sua renda não paga o seu mês, só temos duas opções para solucionar o problema: ou você corta gastos ou aumenta a sua renda. Para te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável, mostraremos 5 hábitos necessários para mudar sua vida financeira e te dar uma rotina mais tranquila e leve.

1- Gaste apenas com o necessário

Abrir mão de um Uber e pegar um ônibus e guardar a diferença de dois reais, ou comprar os ingredientes de um jantar ao invés de ir no Burger King, deixar de fazer a compra do sapato do mês, tudo isso parece pequeno, porém juntos fazem toda a diferença no seu orçamento. O processo de mudar sua rotina diária em pequenas coisas, no início chega a ser um sacrifício!

Ao longo do tempo, as coisas se tornam mais fáceis e o hábito é inserido nos seus afazeres. As despesas menores são as que mais afetam seu orçamento mensal, por parecer que está gastando pouco, mas a soma de todas se torna uma bola de neve.

2- Evite comer fora de casa

Esse é um assunto um pouco complicado, porque alterar o valor gasto com entretenimento é abrir mão de momentos de diversão, tranquilidade e lazer que são essenciais para recuperar a nossa força semanalmente. Não estamos falando para você deixar de fazer! Lembre-se que reduzir esses gastos é con intuito de mudar a sua vida no futuro. Deixar de almoçar fora, sair com os amigos no fim de semana, comprar mantimentos desnecessários, são coisas que você não precisa cortar totalmente, e sim reduzir esses gastos no seu mês.

Fazer comida em casa, mesmo dando mais trabalho, sai absurdamente mais barato do que comer fora. Opte por encontros caseiros com amigos, jantares mais leves e suaves, ou até mesmo levar marmita para o seu trabalho e evitar comer em restaurantes. Esses hábitos te tornam uma pessoa mais saudável, e mais econômica.

3- Se organize para pagar as dívidas

Deixa eu começar aqui com uma pergunta um pouco indiscreta: Atualmente você gasta mais do que você ganha mensalmente? Se a resposta for sim, você está dentro da maioria dos brasileiros. Precisamos mudar essa mentalidade de manter um estilo de vida que não cabe no nosso bolso. Tenha consciência que essa vida que você está tentando viver, não é para você.

Quer comprar um carro novo, fazer uma viagem incrível, porém não tem condições de pagar o aluguel desse mês? Pode até ser mais simples: você sai todo fim de semana e gasta um absurdo, mas a sua conta de luz sempre é paga com um mês de atraso! E só é paga para não ser cortada. Se chegou nesse ponto, está na hora de repensar e mudar hábitos da sua vida para você viver de uma maneira saudável financeiramente.

Caso tenha dívidas existentes, hora de correr atrás e pagar cada uma delas!  Procure as pessoas que você deve e negocie, parcele, peça desconto, se possível! Entrou no cheque especial? Não tem como pagar? Procure seu gerente o mais rápido possível e negocie uma maneira mais fácil e que encaixe no seu bolso. Interrompa a utilização do cartão de crédito no seu dia-a-dia até que tudo seja quitado e organizado! Evite que sua vida vire uma bola de neve cheia de dívidas.

4- Reduza os gastos dentro de casa

Analise a geladeira e a despensa da sua casa e veja onde você tem gasto e desperdiçado não apenas mantimentos, mas também o seu dinheiro. Normalmente as pessoas antes de ir fazer as compras no supermercado, não observam direito quais coisas já tem na casa e acabam comprando coisas que não vão ter utilidade.

Quer economizar na hora de fazer sua compra mensa? Saiba aqui 8 dicas para te ajudar no momento da compra no supermercado. Outra maneira de reduzir seus gastos é evitar lâmpada e televisão ligada sem utilidade, reduzir o seu tempo de banho para cinco minutos no máximo! Diminua o seu pacote de televisão! Muitas vezes temos pacotes de 200 canais, porém só assistimos os mesmos 10.  

Adotando esses hábitos no seu dia-a-dia, você conseguirá ter dinheiro sobrando no final do mês.

5- Pesquise e economize antes de comprar algo

Esse processo demanda um tempo maior de pesquisa e estudo.  Parece tempo perdido, mas o valor que você consegue economizar procurando promoções e descontos em diferentes lugares, te fazem economizar um absurdo!

Na hora de comprar um simples sabonete até o momento de trocar de carro ou casa, para tudo é essencial muita procura e pesquisa para achar o que melhor encaixa no seu bolso. Procure saber, por exemplo, se é mais vantajoso trocar de carro ou andar de Uber. Esse tipo de investimento no seu tempo irá te trazer grandes conquistas financeiras.

Pronto para aplicar isso na sua rotina? Assim você terá dinheiro sobrando no final do mês para poder investir no seu futuro.

Recomendados
Sem Comentários