Antes de solicitar um cartão de crédito, frequentemente nos deparamos com a opção: qual bandeira escolher para meu cartão?

E, com certeza, as duas maiores bandeiras que são aceitas na maioria dos estabelecimentos e já estão consolidadas no mercado são: Visa e MasterCard.

Se você está em dúvida sobre qual delas escolher, nesse post vamos te ajudar nessa decisão. Continue lendo.

Afinal, o Que é Uma Bandeira de Cartão?

A bandeira nada mais é do que a empresa responsável pela transação que é feita na maquininha, quando você realiza uma compra no cartão de crédito.

As líderes no mercado atualmente são a Visa e MasterCard, sendo que a primeira é a maior do mundo em número de cartões emitidos, e a segunda, a maior do Brasil.

Além delas, também pode-se destacar a Diners Club e a American Express (líder do mercado de alta renda).

Mas, entre as duas maiores, qual é a melhor opção para mim?

Descubra isso ao comparar as vantagens e benefícios de cada uma e optar pela que mais se encaixa no seu perfil de consumo. Veja abaixo:

Visa

Como já citamos, é a bandeira que mais emite cartões no mundo.

Sua marca é sinônimo de estabilidade e segurança, pois ao carregar consigo um cartão Visa você tem a certeza de que sempre haverá um estabelecimento por perto onde você pode usar seu cartão.

Suas vantagens beneficiam principalmente aqueles que amam viajar, pois a bandeira se preocupa com o conforto dos mesmos. Confira.

  • Aceito em mais de 200 países
  • Oferece desconto em lojas físicas e online, tanto na área da alimentação, vestuário, viagens, etc.
  • Possui o programa de fidelidade: Vai de Visa que dá descontos que são validados por meio do Checkout na hora da compra.
  • Acesso a salas Vip em aeroportos
  • Seguros diversos

Apesar de todos esses benefícios, eles não são extensivos para todas as classes de cartão.

Ao adquirir um mais sofisticado, o cliente vai acumulando mais vantagens como seguro viagem, seguro internacional, seguro de compra e valor.

Mas, é importante ficar atento pois, quanto maior a classe do cartão, maiores são os benefícios, e maiores as anuidades também.

MasterCard

Considerada a maior do Brasil, já acumula 150 milhões de cartões de crédito emitidos.

Aceito em diversos países do mundo, inclusive em 8 milhões de estabelecimentos a mais do que a sua principal concorrente: Visa.

Mesmo nas variantes de cartão mais básicas, oferece vantagens como o MasterCard surpreenda, que através de pontos “presenteia” ingressos para cinemas e descontos em compras e restaurantes.

Observe só outras vantagens:

  • Descontos com o Masterpass
  • Benefício de Wi-fi grátis, em parceria com a Boingo
  • Participação do Programa Surpreenda onde uma compra vale um ponto e, a partir de 5 pontos já é possível trocar por benefícios.
  • Seguros diversos

Lembrando que, estes benefícios não estão disponíveis para todas as classe de cartão, é preciso verificar antes de solicitar quais estarão sendo oferecido para você. Conheça aqui todos os tipos de cartões MasterCard.

Comparando as Duas Bandeiras

Abaixo fizemos um quadro simples comparando a bandeira MasterCard com a Visa em um cartão Gold, que é o básico. Acompanhe.

CARTÃO GOLD – MASTERCARD X VISA

MASTERCARD VISA
Seguro Proteção de Preço Seguro Viagem – Morte Acidental e Invalidez Permanente em Transporte Público Autorizado
Seguro Proteção de Compras Seguro para Veículo de Locadora
Garantia Estendida Serviço de Assistência de Viagem
Central Global de Atendimento Serviço de Reposição Emergencial de Cartão
Reposição Emergencial de Cartão no exterior (não é válido para todos os bancos) Serviço de Saque Emergencial

É importante destacar que, mesmo estando disponíveis, muitos desses benefícios cobram uma mensalidade, ou anuidade a mais para garantir a utilização dos mesmos, por isso, é preciso prestar atenção para saber exatamente o que vai desembolsar para utiliza-los.

Mas Afinal, Qual é Melhor? Visa ou MasterCard?A aceitação por essas bandeiras não é problema, pois ambas são muito bem recebidas em diversos estabelecimentos espalhado pelo mundo.

E, inclusive, alguns benefícios são similares.

Na verdade, o que vai te fazer escolher a melhor bandeira são as suas necessidades.

Você viaja muito? Tem um banco preferido? Quer uma anuidade mais barata? Então veja as dicas que preparamos.

  • Para quem gosta de viajar e quer um programa de benefícios que vai te dar mais vantagens em hotéis, vôos e aeroportos, indicamos a Visa.
  • Se você procura vantagens em estabelecimentos de varejo como desconto em grandes lojas, restaurantes e afins, pra você pode ser mais interessante utilizar os benefícios do MasterCard Surpreenda.
  • As anuidades dos dois variam conforme a classe do cartão e o banco emissor, mas a Visa tende a ser um pouquinho mais cara, devido a quantidade de benefícios que oferece.
  • Se procura cartões sem anuidade, o Nubank só trabalha com a bandeira MasterCard. Já o Digio é bandeira Visa.

Caso já tenha um cartão de crédito desses ou deseja adquirir um, não se esqueça de cadastrá-lo nos respectivos programas de benefícios para aproveitar tudo que ele tem para oferecer.

E ai? Já escolheu sua bandeira? Conte-nos sua experiência com uma bandeira específica ou deixe sua opinião sobre qual das duas é a melhor.

Se ainda tem dúvidas sobre qual escolher, aproveite para navegar em nossos posts que eles estão recheados de comparações e dicas para auxiliar na sua vida financeira.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*