Cartão com anuidade, cartão sem anuidade, anuidade proporcional, etc. Afinal, o que é essa tal de anuidade que as empresas tanto falam quando oferecem um cartão de crédito? Na verdade, é uma taxa autorizada pelo Banco Central para uso do cartão de crédito que pode ser cobrada a vista ou em parcelas.

Por mais que a cobrança seja liberada, nem todos os cartões de crédito utilizam dessa taxa, principalmente as Fintechs que atraem seus clientes com serviços mais enxutos e menos custosos. Mas se existem cartões que não cobram anuidade, porque ter um cartão com anuidade?

Simples, pelas ofertas e vantagens que somente os cartões com anuidade ou taxas semelhantes possuem. São cartões de crédito que possuem programa de pontuação e que quanto mais você gastar, mais você pontua e retira recompensas. Até mesmo viajar pelo mundo de graça.

Dica: Muitos cartões começam sem anuidade e depois de um tempo cobram sem oferecer benefícios extras. Fique de olho.

Como descobrir o valor da anuidade

Conseguimos achar de tudo na internet, inclusive informações sobre os cartões. No próprio site dos bancos ou de parceiros é possível achar as taxas de anuidade, vantagens e desvantagens de cada cartão. Agora, se você não conseguir achar a informação na internet, você pode sempre ligar para o banco ou instituição e saber tudo sobre o cartão.

Dica: Aproveite a facilidade de informação sobre os cartões para comparar, achar o melhor e conseguir a melhor oferta.

Como negociar a anuidade

Como o valor não obrigatório pelo Banco Central e nem mesmo fixo pela instituição financeira, sempre há uma espaço para negociação de valor da anuidade. Afinal de contas, que banco que vai querer perder um cliente que movimenta muito todos os meses e que traz muito retorno, simplesmente por causa da anuidade? Para se negociar a anuidade é necessário ter argumentos a seu favor, como tempo de cartão de crédito, fatura sempre dia e uma movimentação boa.

Dica: Como a anuidade é uma taxa de muda todo ano, caso você tenha negociado, pode ser necessário negociar todo ano. Algumas instituições financeiras já pensam nisso e oferecem cartões de crédito com anuidade progressiva. Quanto mais você gastar, menos você paga de anuidade, podendo ficar até isento dessa taxa.

 

E aí, deu pra entender como funciona a anuidade? Fácil né! Compartilhe com os amigos.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário