Isso porque as instituições financeiras que o concedem tem uma maior garantia de recebê-lo, uma vez que ele será descontado diretamente do seu salário ou benefício.

Dessa forma cada dia mais, quem possui essa possibilidade está optando por ele. Porém este costuma ser um pouco mais limitado do que os empréstimos pessoais comuns, já que existe uma margem consignável a ser cumprida. Por isso também, muitas pessoas costumam ficar na dúvida se é possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo. Quer entender melhor se é possível e como funciona? Venha conosco, vamos te contar tudo.

Mas o que é exatamente o empréstimo consignado?

Todo mundo provavelmente alguma vez na vida já ouviu falar em empréstimo consignado, afinal está cheio de empresas oferecendo esse produto por aí, em todos os meios de comunicação possíveis, porém nem todo mundo sabe exatamente o que ele é.

O empréstimo consignado se trata de um tipo de crédito destinado a Servidores Públicos Federais, Estaduais, Municipais e Aposentados e Pensionistas do INSS, cujo o pagamento é descontado em folha, ou seja, você não precisa sacar o dinheiro e pagar o boleto para quitá-lo. Assim que o seu salário cair na conta a parcela já será descontada.

Este tipo de empréstimo é oferecido por bancos, seguradoras, financeiras e hoje em dia até mesmo fintechs. E a sua duração não deve ultrapassar 96 meses no caso de servidores públicos e 72 meses no caso de aposentados e pensionistas. Uma grande vantagem atribuída ao empréstimo consignado é o fato de que ele pode ajudar a evitar o endividamento, já que há um limite para a sua concessão e o pagamento de suas parcelas é debitado automaticamente.

Outra vantagem desse tipo de empréstimo é que ele pode ser obtido até mesmo por negativados, assim como o cartão de crédito consignado, devido também à maior garantia de pagamento.

Como Funciona a Margem Consignável?

A margem consignável é a porcentagem do salário que pode ser comprometida pelas parcelas de operações de crédito consignado. Ela é de 35%, porém somente 30% é realmente destinada à empréstimos e financiamentos, os outros 5% são para cartões de crédito consignado. Ou seja, caso você vá tomar empréstimos consignados, poderá usar até 30% do seu salário para quitar as parcelas do mesmo. Os 5% restantes só podem ser utilizados para cartões de crédito consignados.

Por isso de forma alguma, mesmo que você não deseje um cartão de crédito,  poderá optar por utilizar esses 5% para obter uma margem maior para empréstimo. Porém vale destacar que, ainda que essa porcentagem seja destinada ao cartão consignado, ela é para fazer saques com o mesmo. Essas margens pré-estabelecidas estão previstas na lei, por isso não podem de forma alguma ser alteradas ao bel prazer de nenhuma instituição. É o que estabelecem as leis 10.820 de 2003 e 13.172 de 2015, que trazem as regras para margens para crédito consignado.

Enfim é possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?

Como já dissemos a margem consignável para empréstimos é de 30%, isso independe de quantos empréstimos você tenha tomado, desde que se cumpra essa margem. Por isso a resposta para essa pergunta é sim, é possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo. Ainda, é permitido tomar empréstimos consignados em até 6 bancos diferentes ao mesmo tempo.

Mais vale a pena obter empréstimos consignados? Sim, se você está à procura de uma boa opção de empréstimo, essa provavelmente será a melhor, por isso vale a pena. Isso porque os empréstimos consignados são os que possuem juros mais baixos no mercado. A diferença dos juros dos empréstimos consignados e de outras linhas de crédito é enorme, podendo ser de até mesmo 100%.

Além disso, com as taxas mais baixas do mercado, o empréstimo consignado ainda te permite algo que os outros tipos de crédito não possuem, obter crédito consignado com taxas ainda melhores, caso encontre, através da portabilidade de crédito.

Quando você faz a portabilidade transfere o seu empréstimo para outra instituição, que compra a sua dívida. Caso tenha mais de um empréstimo e queira fazer isso pode levar até mesmo todas as suas dívidas para somente uma instituição. O que pode ser interessante, já que este banco pode juntar todos, descontar o que já foi pago e aumentar o prazo de pagamento, aumentando assim consequentemente a margem.

Várias empresas como o Banco Inter, Crefisa, bxblue, Olé, Cetelem, BMG, entre outras, oferecem esse tipo de empréstimo e também a portabilidade, até mesmo de forma online. Outra coisa que você só pode fazer caso possua um empréstimo consignado é o refinanciamento do mesmo contrato depois de algumas parcelas quitadas, dessa forma você ainda consegue liberar, mesmo que seja pouco, algum dinheiro extra.

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*