Número de indústrias fechadas em São Paulo é o maior em 10 anos

Somente nos primeiros 5 meses de 2019, 2325 indústrias chegaram a fechar as portas no maior polo industrial do país, o estado de São Paulo.

Esse número de fechamento de indústrias chega a ser 12% maior que ano passado.

Tudo indica que a crise de global de 2014 a 2016 ainda afeta o setor produtivo brasileiro, como mostra o atual encolhimento do maior polo industrial do Brasil.

Enquanto o PIB do brasil, de 2014 a 2018, acumulou queda de 4,2%, a indústria amargou uma queda de 14,4%.

Ou seja, a indústria sofreu um impacto ainda maior do que os demais setores e ainda amarga a queda de produção causada pela crise.

Produção reduzida

Por mais que saldo total de empresas tenha sido positivo, que se tenha aberto mais empresas do que se fechado, esse indicador é perigosos pois a produção caiu.

Grandes empresas foram fechadas e pequenas, de menor porte, foram abertas. O que mostra o encolhimento da produção mesmo com um saldo positivo de indústrias.

Quando uma grande indústria fecha as portas, é normal várias outras pequenas surgirem, inclusive abertas por ex-funcionários.

Muitas vezes são pessoas que abrem indústrias do mesmo segmento que trabalhavam e conhecem, mas de menor porte e custo reduzido. Tudo como forma de fugir do desemprego.

É o empreendedorismo por necessidade é algo extremamente comum em países que vivem momentos de crise econômica.

Abandono

Um dos grande problemas das indústrias que fecham suas portas é quão grande são as dívidas.

Muitas vezes as indústrias simplesmente não conseguem arcar com todas as dívidas trabalhistas e fornecedores, causando até mesmo um efeito cascata, fechando várias indústrias consecutivamente.

Há casos em que os donos, para fugir das dívidas, simplesmente somem no mapa para não serem cobrados e acabam não dando baixa nas carteiras do funcionário.

Então muito além de perder o emprego, o funcionário agora também fica impedido de conseguir um novo e de receber seus direitos trabalhistas.

Quer estar sempre empregado? Seja uma dessas 9 profissões do futuro!

Publicado por: