5 Estratégias Para Enfrentar o Desemprego

Quer saber como voltar pro mercado de trabalho?

  • Por: Eveline Miranda | 18/06/2019 - 15h00

Com desemprego no Brasil beirando 13 milhões de pessoas, como você irá fazer para se diferenciar das milhares de pessoas que concorrem as mesmas vagas que você? Foram tantas pessoas atingidas pela crise, que é necessário uma mudança de pensamento para se recolocar no mercado de trabalho.

Direitos

Antes de qualquer coisa, você sabe quais são seus direitos em relação ao desemprego? O que receber no término do contrato de trabalho? Converse com seu chefe ou com o setor de RH para garantir que seus direitos serão cumpridos. Se mantenha educado, tranquilo e firme ao exigir seus direitos.

Dica: Caso a negociação esteja difícil e você suspeite que esteja sendo lesado pelo patrão, grave as conversas com seu celular e leve até um advogado para que as medidas legais possam ser tomadas.

Não se desespere

Respire fundo.  Em momentos ruins é comum perder a confiança interna e sofrer com baixa da auto estima e até mesmo se achar incapaz. Você deve ter em mente que isso é só mais uma etapa e que logo vai passar. Manter o positivismo é fundamental para enfrentar o desemprego. No fim das contas, é realmente só mais uma etapa da vida e é comum nos pegarmos em momentos de tristeza quando não vemos uma solução aparente. Mas caso essa tristeza seja duradoura ou até mesmo uma depressão, recomendamos você a buscar um profissional habilitado.

Se organize

Acredite, até mesmo o desemprego tem seu lado bom. Tire um tempo para processar o que aconteceu e cuidar de você. Muitas vezes quando estamos na rotina de trabalho, deixamos compromissos, tarefas domésticas e até mesmo nossa saúde de lado.  Faça aquele reparo que armário estava precisando e marque o dentista para olhar aquele dente que incomoda já faz tempo.

Planejamento

Uma das partes fundamentais da sua nova organização é o planejamento financeiro. Afinal, se seus gastos eram voltados para sua receita e ela não existe mais, você precisa refazer seus gastos e começar a cortar despesas. Aproveite o tempo extra e comece a pensar no próximos passos da sua vida e carreira.

Melhoramento

Em um cenário com tantos desempregados, como que vivemos hoje, você deve ser cada vez mais indispensável para as empresas e sempre atento ao mercado. É fato que as pessoas mais qualificadas tem mais vagas de emprego e acesso a melhores salários. Por isso você deve correr atrás do seu melhoramento pessoal e profissional. Essa é a hora de sair da inércia, levantar a bunda do sofá e começar procurar cursos e especializações.

E sem desculpas! Existem milhares de cursos grátis, inclusive online. Basta querer crescer e melhorar.

Se atualize

Talvez você tenha ficado anos na mesma empresa, fazendo a mesma função e até não saiba mais como funciona o mercado. Vá para o mundo online. Grandes chances de seu próximo emprego vir de um contato na internet.

Crie um currículo bacana, atualizado e que mostre seus conhecimentos e cursos, e se inscreva nos principais sites de emprego como Vagas.com, Contratanet ou 99Jobs.  Não se esqueça do Linkedin, uma rede social formada por empresas e profissionais, ideal para você achar vagas, e recrutadores poderem se comunicar diretamente com você.

Recomendados
Sem Comentários