A Serasa, um dos órgãos de proteção ao crédito mais importantes do Brasil, tem como uma de suas principais funções deter uma base de dados de crédito dos consumidores para facilitar nas decisões bancárias e melhor controle financeiro do país.

Assim, na maioria das vezes que você solicita um empréstimo, cartão de crédito ou contrata um financiamento, a financeira responsável vai até a Serasa para verificar seu histórico de pagamentos, e um dos meios de calcular sua reputação financeira é através do seu score.

Nesse post vamos te explicar melhor como esse score é calculado e te ensinar a aumentar sua pontuação com o Serasa Turbo.

Como o Score é Calculado?

O score de crédito é uma pontuação para o seu CPF que varia de 0 a 1.000 pontos. Quanto maior essa pontuação, mais facilidade você tem de conseguir crédito no mercado.

Na hora de calcular um score, a renda do consumidor não é importante, e os critérios avaliados são: o valor dos seus gastos (principalmente em cartões de crédito) e a porcentagem paga do total das faturas.

O score é usado para demonstrar às instituições que você é um bom pagador, e elas podem confiar em seus hábitos financeiros para quitar a dívida.

O cálculo da pontuação é feito com a soma de todos os seus gastos no cartão de crédito por exemplo, nos últimos 12 meses, e depois é verificada a porcentagem paga do total dessas faturas.

Se você consumiu muito, mas pagou pouco, seu score é baixo. Mas se pagou mais de R$ 6.500 de fatura no último ano e pagou acima de 80% desse valor antes do vencimento da fatura, seu score será alto e você será considerado pela Serasa como um bom pagador.

Mesmo sendo possível conseguir um cartão de crédito com score baixo, é sempre recomendado que procure aumentar sua classificação, caso venha precisar de dinheiro para uma emergência.

Serasa Turbo

“Nome sujo ou dívidas em atraso reduzem a pontuação. Quando a pessoa limpa o nome e paga as suas dívidas, o score volta a subir. O problema estava na demora. Ouvimos muitas reclamações sobre isso”, explica Lucas Lopes, gerente de produtos da Serasa.

Além da demora do aumento do score após o “nome limpo”, outra dificuldade encontrada por pessoas com score baixo é que ao pagar uma dívida, o valor que ganhavam em sua pontuação era incerto, e nem sempre suficiente para que ela fosse considerada uma boa pagadora.

A fim de resolver essa situação, a plataforma da Serasa lançou então o Serasa Turbo, uma nova ferramenta que permite ao consumidor acompanhar quantos pontos sua nota de crédito irá aumentar com o pagamento de dívidas.

“É com crédito que se tira os planos do papel. Por meio do crédito que se compra uma casa ou se paga um faculdade. Por isso, a pontuação para conseguir o crédito é tão importante.” Informa a Serasa.

A ferramenta será gratuita e funcionará na própria plataforma Serasa Limpa Nome, de uma maneira muito intuitiva, e funcional, mas para usar o Score Turbo é necessário ter seu cadastro atualizado no Portal Serasa.

Aprenda a Visualizar o Score Turbo no Limpa Nome

Para entender como a nova ferramenta funciona é muito simples. Basta entrar na plataforma da Serasa e digitar seu CPF e senha. Depois, ao acessar a negociação de dívidas na Serasa – seja você inadimplente ou não – será possível visualizar:

  • Sua nota de crédito atual
  • As ofertas disponíveis para negociação de dívidas
  • O quanto seu score vai aumentar após o pagamento da dívida

A plataforma é completamente segura e ao aceitar uma oferta de negociação de dívida, o cliente pode gerar o boleto bancário e pagar o proposto. O aumento do seu score só vai acontecer após a confirmação deste pagamento.

Segundo Lopes, a Serasa Turbo pode atingir mais de 1 milhão de pessoas por mês, e atualmente está disponível apenas para 14% dos clientes Serasa. Mas a previsão é de que a ferramenta esteja disponível na integridade do dia 21 de setembro.

Serasa eCred

Outra plataforma da Serasa Experian oferece uma maneira prática e facilitada para encontrar o melhor cartão de crédito para você. São vários parceiros, que oferecem os cartões dentro da ferramenta de empréstimos chamada Serasa eCred. A principal facilidade da plataforma é que ela disponibiliza ofertas de cartões de crédito de acordo com o seu perfil, após você responder algumas perguntas simples.

Leia mais sobre o assunto: Conheça o Serasa eCred: Sistema Que Indica Cartões de Crédito