Foi constatado que o segmento de consórcios cresceu 14,75% no primeiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período no ano passado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac).

E o consórcio não tem crescido somente nos mercados tradicionais como automóveis e imóveis, mas têm se expandido para novas áreas, incluindo serviços e viagens. 

Esse é um sinal de que a modalidade de negócio está sendo aceita pela sociedade e vista como uma opção para adquirir bens ou serviços de forma planejada, pois atende um público diverso,  foge das altas taxas de juros e permite ao consumidor escolher prazos que deseja pagar. Essas características são as que mais diferem o consórcio do financiamento.

Por causa disso, a modalidade é considerada segura, econômica e inteligente, pois é adaptável à realidade de cada cliente.

Versatilidade

Dentre as maiores vantagens do consórcio, pode-se destacar a versatilidade no bem ou serviço adquirido.

“O consórcio funciona como uma espécie de poupança para a aquisição de um bem ou serviço no médio ou longo prazo”, afirma Rosi Ferruzzi, da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Dentre os serviços que estão sendo oferecidos, os mais comuns são procedimentos estéticos, viagens, cursos e reformas.

“O consórcio de serviços é uma ótima opção para quem vai se casar, por exemplo. Com planejamento, é possível pagar a festa e a lua de mel, sem ter que desembolsar 40 000, 50 000 reais de uma única vez ou em poucas parcelas”, afirma Luis Toscano, vice-presidente de negócios da administradora de consórcios Embracon

Após ser contemplado, o cliente recebe uma carta de crédito que é aceita como pagamento a vista do bem ou produto que ele escolheu no início do consórcio. Com essa carta em mãos, o consorciado tem a oportunidade até mesmo de pechinchar e comprar o que deseja pelo menor preço.

“Se não quiser resgatar imediatamente o bem, as parcelas renderão em um fundo de investimento, conforme orientação do Banco Central”, explica Francisco Arrighi, presidente da Fradema Consultoria Tributária.

Como Escolher a Administradora

Antes de fechar qualquer negócio, o cliente precisa tomar alguns cuidados diante da empresa com a qual está assinando o contrato, e com o consórcio não é diferente. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas antes de escolher:

Conferir as avaliações

Antes de escolher um consórcio, é recomendado consultar o site do Banco Central e checar se a administradora tem autorização de funcionamento. “Há um ranking das administradoras de consórcio definido pelo número de reclamações solucionadas e respondidas por elas”, explica  Sergio Dias, economista e consultor de empresas.

Visitar sites de defesa do consumidor também pode ser útil para conferir as opiniões dos clientes 

Verificar a Transparência

Deve-se observar se a administradora explica com detalhes todos os termos do contrato, inclusive os valores das taxas de administração, a forma de reajuste do consórcio e o processo de contemplação.

Perguntar como é feita a divulgação dos contemplados do grupo e como é o acesso ao cliente também é interessante.

O consorciado, acima de tudo, deve certificar-se de que compreende todo o funcionamento do consórcio, e quando precisar, terá um fácil acesso as informações ou a alguém para auxiliá-lo.

Entender Como Funciona o Reajuste

O reajuste é um ponto que demanda certo cuidado e pode ocasionar em surpresa para as pessoas que não se informam com antecedência.

Por isso, é importante verificar com antecedência o índice aplicado, antes de assinar o contrato e se planejar para lidar com eventuais acréscimos.

Fazer o consórcio é uma forma de investir o dinheiro em um lugar seguro, mas todo cuidado é pouco antes de assumir tal compromisso financeiro.

Assim como acontece em qualquer área, a expertise é um elemento indispensável para lidar com eventuais complicações. De acordo com divulgação em seu site, a empresa Racon Consórcios afirma que “existem organizações que se mantêm entre as líderes do setor por décadas — esse é um indício extremamente positivo sobre a atuação da empresa e mostra que ela é uma boa parceira para ajudar a investir seu dinheiro”.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*