Conheça Jorge Paulo Lemann, o homem que teve sua fortuna chegando a 22,7 bilhões de dólares sendo considerado o segundo mais rico do Brasil.

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Jorge Paulo Lemann é um bilionário com o posto do segundo homem mais rico do Brasil e no ranking de bilionários da Forbes ele garante o 35º lugar, com um patrimônio beirando os 22,7 bilhões de dólares.

Lemann nasceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1939 (80 anos) e é uma inspiração de empresário, investidor e empreendedor para quem quer alcançar o sucesso profissional e financeiro. Sua riqueza vem de grandes grupos do mercado, como Anheuser-Busch InBev, holding que controla a cervejaria Ambev, a Kraft Heinz, dona do ketchup Heinz, e o Restaurant Brands International, proprietário do Burger King. Pra conta, também esteve a frente do Banco Garantia e também da AB inveb, que surgiu da fusão da Ambev com a Interbrew e a Anheuser-Bush.

Sua nacionalidade é brasileiro – suíço, pois sua família é proveniente da Suíça. Quando tinha 14 anos seu pai, que foi fundador da fábrica de laticínios Leco, faleceu. Com isso, a empresa foi vendida para Hélio Moreira Salles, irmão do fundador do Unibanco, Walter Moreira Salles. A Leco, que é abreviação de Lemann & Company, foi vendida novamente em 1982 pela Vigor, quando já tinha posse do título de segunda maior empresa de laticínios de São Paulo.

Como é de perceber, o empreendedorismo corria no sangue da família Lemann. Seus avós maternos que eram suíços eram ligados a exportação de cacau do sul da bahia, no Brasil.

Como ele conseguiu essa fortuna?

Não podemos falar de sua conquistas sem começar falando dos seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira que estiveram presentes nas principais e foram figuras essenciais para que isso acontecesse.

Tudo começou com uma falência. Sua primeira empresa foi por água abaixo quando tinha 27 anos.. Lemann detinha 2% do capital societário da Invesco e quebrou em 1966.
Com seus sócios, em 1993, fundou o GP investimentos que foi o primeiro fundo brasileiro especializado em comprar empresas com dificuldades, restaurá-las e vendê-las em seguida. A GP agiu expressivamente em empresas como Gafisa, Telemar e América Latina Logística.

Ações era também um forte. Lemann foi também acionista da empresa Gilette, da Procter&Gamble e também de outros fundos de investimentos que regem empresas tradicionais no Brasil como as Lojas Americanas e Submarino.

Em 2013, foi lançado o livro “Sonho grande” que conta a história do trio: Lemann e seus sócios. O livro foi escrito pela jornalista Cristiane Correa que foi inspirada por uma das frases de Lemann que é: “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”.

Por onde anda Jorge Paulo Lemann?

Recentemente, entre 2018 e 2019, Lemann perdeu seu posto do homem mais rico do Brasil para Joseph Safra, o dono e fundador do Banco Safra. Além dessa má notícia, o ano não foi tão bom financeiramente, já que perdeu um pouco da sua fortuna.

Mesmo assim, parece que o que aconteceu recentemente não abala muito Lemann. Ele vive uma vida tranquila, sem nenhuma ostentação com a esposa e filhos e escolheu vivê-la em um vilarejo próximo a Zurique após ter sido alvo de tiroteio em São Paulo com seus filhos no carro em 1999. Sua casa fica próxima ao Lago Zurique e por mais que seja um lugar tranquilo, tem muro de proteção. Seus filhos estudam atualmente na Universidade de Columbia, nos Eua.

Não é atoa que ele chegou onde está né? Muito trabalho para conseguir tudo o que tem hoje.

E ai, gostou? Então compartilhe com seus amigos para inspirar-los com essa história de sucesso do Jorge Paulo Lemann!

Leia mais histórias de grandes empreendedores do Brasil.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*