Sexta feira, 28 de fevereiro, é o último dia para as empresas e instituições financeiras entregarem os informes de rendimento referentes ao ano de 2019 aos seus funcionários. 

Esse documento é fundamental para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, cujo prazo de entrega se inicia na próxima semana, dia 02 de março.

Estes dados não precisam ser enviados pelo Correio. As empresas podem entregá-los pessoalmente, via e-mail ou até mesmo através de aplicativos.

Importância do Informe de Rendimentos

O Informe de Rendimentos das Pessoas Físicas é o documento que deverá ser fornecido pela fonte pagadora pessoa Física ou Jurídica, que tenha pago à pessoa Física ou Jurídica rendimentos sujeitos à retenção do imposto de renda na fonte.

Estes informes permitem a Receita Federal cruzar os dados do contribuinte declarados no Imposto de Renda com os valores que ele recebeu da empresa e descontos mensais na sua folha de pagamento.

Através do Informe de Rendimentos é possível detectar se tudo foi declarado ou se o indivíduo está sonegando impostos.

Quem Deve Entregar Os Informes?

Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos do contribuinte, enquanto o INSS deve informar os valores que foram recebidos pelo aposentado ou pensionista.

Nesse documento, deve constar a DIRF, seja a empresa CLT ou terceirizada. Nela são obrigatórias as seguintes informações:  valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, os descontos feitos para a previdência social, o Imposto de Renda recolhido na fonte e as contribuições para a previdência complementar da empresa ou aportes para o plano de saúde coletivo, caso existam.

Também são obrigados a repassar os informes de rendimentos os planos de saúde individuais e os fundos de pensão, cujos dados servem para que o contribuinte possa deduzir os valores cobrados no IR.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*