A atual crise econômica e política que assola o mundo, fez com que a Bolsa de Valores despencasse drasticamente. A situação da Bolsa de Valores está muito instável e o momento é de cautela. Estamos vivenciando momentos atípicos na Bolsa de Valores, com grandes quedas e incertezas. A Bolsa de Valores precisou acionar o Circuit Breaker várias vezes esse mês.

O que é o Circuit Breaker?

É um mecanismo utilizado pela Bolsa de Valores, para proteger investidores quando o mercado financeiro sofrer quedas bruscas, amortecendo e balanceando as ordens de compra e venda. Esse mecanismo, é uma proteção à volatilidade excessiva em momentos atípicos do mercado, como estamos vivenciando hoje em dia.

Quando o Ibovespa cai 10% ele é acionado durante 30 minutos para tentar adequar a compra e venda de ações. Passando esse tempo, a Bolsa de Valores reabre e se o índice continuar caindo e chegar a menos 15% é paralisado de novo por 1 hora. O Circuit Breaker é relevante para proteger o mercado financeiro de quedas bruscas que podem colocar os negócios de todos os investidores em risco.

Como o investidor deve se comportar diante dessa crise?

A Bolsa de Valores (renda variável) é para investidor mais experiente. Aquele que estudou o mercado financeiro, norteou um planejamento estratégico, buscando investimentos de maior grau de riscos para ter maior rentabilidade. Renda variável é de longo prazo, o investidor tem que estar consciente, atento e disciplinado. Ter sempre uma reserva de emergência.

A vantagem da renda variável é o retorno financeiro à longo prazo. Com essa turbulência toda, parece que a Bolsa de Valores não vai se recuperar, mas não é assim, a economia e o mercado financeiro vão se recuperar a médio e longo prazo e as ações continuarão rentáveis. Até hoje todas as crises passaram.

Isso não quer dizer que outros investidores não possam investir na Bolsa de Valores. Mas, de acordo, com cada perfil de investidor, podemos avaliar qual o melhor investimento de ser feito. Se você não tolera riscos, perdas, quedas, para que entrar nesse mercado financeiro volátil. É melhor investir em renda fixa.

Comprar ou vender ações?

Essa resposta é a que todos os investidores em renda variável estão querendo. Aquele investidor que pensa a longo prazo, é mais estudioso, atento, tem paciência e guardou uma parcela do seu dinheiro para investir, talvez possa fazer melhores investimentos. Comprar ações hoje é mais seguro, pois ela está mais barata do que antes da crise.

As mesmas empresas que tinham ações negociadas antes da crise, mantiveram seu fundamento e continuam sendo boas, então, agora os investidores estão tendo a oportunidade de adquirir essas ações com preço muito abaixo do que elas estavam sendo negociadas antes da crise. Mas investidores, temos que ter a mentalidade de longo prazo.

Devemos ter parcimônia para investir conforme as ações vão caindo, lógico, se você tem reserva financeira para isso. É interessante comprar ações agora na queda, pois à longo prazo os investidores vão receber os retornos positivos.

Os investidores sem inteligência emocional, estão com medo e vendendo suas ações. A questão é comportamental e temos que entender o perfil de cada investidor. O medo faz parte do ser humano. Mas, enquanto alguns investidores estão vendendo suas ações, é preciso aproveitar as oportunidades que a sapiência e a informação nos traz de melhor.

O momento já mostra preços das ações atrativos, mas vamos com calma. Nessa, crise de incertezas, temos o risco, que é quando acontece alguma coisa, que você consegue mensurar. Positivo ou negativo, mas você consegue mensurar. E a incerteza, que é quando acontece um choque e você não sabe qual a extensão dele. É o que está acontecendo hoje no cenário mundial.

Em suma, o investidor deve aguentar firme com as suas estratégias de investimentos, aguente firme para o bem da sua saúde financeira e emocional. Se tem reserva financeira compra ações, o sucesso do investidor é quando os outros estão com medo. Investir em ações de empresas com excelentes registros de rentabilidade e crescimento.

Os investidores que estão vendendo, calma, prudência a crise vai passar e você não pode perder o seu dinheiro e nem o seus objetivos e sonhos depositados nesse investimento. Serenidade é tudo. Vamos esperar a crise econômica e política passar sem fazer grandes loucuras. Afinal, o nosso suado dinheiro deve sempre trabalhar para nós.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*