Como Escolher um Contador

  • Por: Equipe | 26/09/2019 - 16h18

Escolher um contador para sua empresa não é uma tarefa simples, afinal de contas ele será responsável por questões importantes que envolvem a saúde financeira e legal da sua empresa, por isso é necessário escolher um profissional confiável, que tenha o domínio técnico do nicho do seu empreendimento e seja disponível para consultas de emergência, se for necessário. Nesse artigo vamos esclarecer o que exatamente um contador faz, quais são os maiores benefícios de se contratar um bom profissional e como escolher a pessoa certa.

O que Um Contador Faz?

O contador é responsável por lidar com toda a área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa.
Na abertura da empresa, é ele quem lida com os órgãos do governo e consegue o alvará de funcionamento.  Só a partir daí que a organização pode iniciar suas atividades. No seu dia a dia, ele costuma lidar com planilhas contas a pagar e a receber, demonstrativos de resultados, e guias de impostos como ICMS, COFINS, IPI, PIS, dentre outros.

Por causa disso, não é qualquer profissional que está habilitado a trabalhar para você, pois é um cargo que exige muita atenção e responsabilidade. Para exercer suas atividades, o contador precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Os Benefícios de Ter Um Contador

Já ficou claro que esse profissional vai além de controlar as despesas e pagar os tributos.
O contador que exerce bem suas tarefas, tem uma função estratégica dentro da empresa, podendo ser capaz de reduzir os custos operacionais, direcionar os investimentos e aumentar o faturamento.

A contratação de um contador garante que a empresa tenha um controle financeiro eficiente pois só ele tem a capacidade de analisar o capital de giro, capacidade de endividamento e impostos a recuperar, e feito isso, o empreendimento não perde oportunidades nos negócios. Outro fator é o aumento das facilidades de se obter empréstimos. Por que?

Quando as finanças da empresa estão organizadas, isso conta como um exemplo de boa gestão e é visto com bons olhos pelos bancos, pois antes de dar o empréstimo eles entregam uma lista de exigências padronizadas e organizadas. Sem um contador eficiente, é difícil entregar essa lista completa e sem margem de erro.
Por fim, uma das maiores vantagens de manter um rígido controle financeiro e fazer tudo conforme determina a legislação é que essas informações servem como proteção jurídica aos sócios e a firma, além de participarem de licitações públicas e concorrências privadas com regularidade.

Como Escolher Um Contador

Diante de tudo isso, escolher um bom contador é fundamental para o bom funcionamento dos seus negócios, por isso separamos algumas sugestões para quando você estiver em dúvidas.

1 – Verifique a Situação Cadastral

Como já falamos, todo contador que exerce sua função deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e esse registro é público, então convém dar uma olhadinha nele.
Se ele estiver representando um escritório contábil, consulte o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e o Conselho Regional de Contabilidade para checar os registros técnicos e a regularidade das inscrições do escritório nesses órgãos.

2 – Busque Referências e Depoimentos

Assim como qualquer outro profissional, antes de contratar, você precisa verificar indicações com quem já trabalhou com ele perguntar sobre a prestabilidade, a rapidez no atendimento e a qualidade técnica.
Leve em consideração também se esses depoimentos são de situações e necessidades semelhantes às suas para comparar e ter a certeza de que vai ser bem atendido.

3 – Não Seja Guiado Apenas Pelo Preço

Muitos profissionais de alta performance cobram um preço um pouco acima do mercado, mas tendem a ter uma expertise maior que os demais.
Existem modelos de contabilidade que cobram valores baixíssimos, mas não prestam atendimento quando você precisa, pecam nos prazos e não cobrem uma série de serviços adequados para a sua necessidade. Será que vale a pena?

Lembre-se melhor custo-benefício não é sinônimo de preço mais baixo, mas no mundo dos negócios, muitas vezes ele está voltado para o melhor profissional.  Se achar que o valor está alto demais, negocie, mas não desista antes de tentar.

4 – Confira os Serviços que você Precisa

Faça uma lista de todos os serviços contábeis que são importantes para sua empresa, descreva o nível de rapidez e prontidão esperado para o atendimento e pesquise contadores que vão atender a essas necessidades específicas.
Além disso, é importante conferir se tais serviços estão inclusos na mensalidade, pois em várias ocasiões, os escritórios contábeis oferecem serviços à parte.  Já fique por dentro dos valores, se um dia precisar, é mais fácil fazer com quem você já conhece e que também conhece sua empresa.

Por fim, após escolher o contador correto, garanta que ele tenha tudo que precisa para ampliar a eficiência do seu serviço e, para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Hoje em dia existem softwares voltados para essa área confiáveis e que ajudam a minimizar bastante a perda de tempo, produtividade e, consequentemente de dinheiro.  Seguindo cada uma dessas dicas, você certamente encontrará um escritório de contabilidade compatível com suas necessidades, orçamento e benefícios esperados.

Quer melhorar sua vida financeira? Descubra por que consultar no Serasa e os segredos que o gerente do banco esconde de você.

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*