Apesar de ser uma ótima ferramenta para compras, com o passar dos anos o cartão de crédito se tornou algo essencial na vida de praticamente todo mundo. Ainda mais para quem reside em cidades grandes ou que costuma fazer compras pela internet com frequência.

Considerado um mecanismo seguro, que leva ao cliente comodidade e praticidade na hora de pagar suas compras, os bancos sabem o quanto essa é uma ferramenta útil no dia a dia de qualquer pessoa e por isso passaram a oferecer este serviço com frequência para seus clientes e até mesmo para não clientes.

E essa prática é cada vez mais comum, tanto é, que provavelmente você já recebeu alguma ligação em que te oferecem algum serviço de cartão de crédito. Claro que a opção de aceitar ou não é toda sua, mas saiba que a maioria das pessoas acaba aceitando a proposta.

Porém, o que parece inofensivo, pode se tornar algo extremamente prejudicial para sua saúde financeira a longo prazo, afinal, no início o limite pré-aprovado não costuma ser muito alto, mas com o passar do tempo e da utilização do cartão de crédito, este limite vai sendo aumentado pelo banco.

Afinal, ter um limite maior é uma coisa muito importante tanto para o cliente, quanto para a instituição financeira. Com ele mais alto fica mais fácil na hora de fazer compras parceladas. Por outro lado, também é extremamente interessante para o banco que o limite do seu cartão de crédito seja alto. Quer saber por que motivo? Venha conosco.

O que é limite do cartão de crédito?

Apesar de a maioria das pessoas terem noção, mesmo que superficial, do que é o limite do cartão de crédito, poucas pessoas realmente entendem como esse mecanismo realmente funciona. Por esse motivo viemos esclarecer detalhadamente o que ele é.

O limite do cartão de crédito é um valor máximo estipulado pela instituição que disponibiliza o cartão, para que seu cliente possa realizar suas compras sem ter que realizar o pagamento imediato. Basicamente, no lugar do dinheiro do cliente, quem paga pela compra é a instituição financeira, que soma todo um período de gasto e depois envia ao cliente a cobrança por meio de uma fatura.

Sendo assim, para ter o controle, as empresas trabalham com tais limites que impedem que você realize compras acima do valor estipulado como limite. Assim, quando o cliente faz o pagamento da fatura, aquele valor volta novamente a compor o limite total.

No caso de serem feitas somente compras à vista e o pagamento da fatura for completo -sem pagamentos mínimos ou parcelamento da fatura – faz com que o limite fique 100% restaurado.

Agora, caso as compras tenham sido feitas parceladas, o limite fica comprometido no valor total da compra pelo mesmo tempo que a compra foi dividida. Porém, conforme as parcelas são pagas, o limite gradativamente é recomposto. Sendo assim mês a mês o valor da parcela reintegra o limite do cartão, até que toda a compra seja quitada e o limite esteja totalmente restabelecido.

Como saber o seu limite e se possui mais disponível?

Muitas pessoas já possuem um limite extra que foi automaticamente liberado pelo banco ou instituição financeira, mas nem sabem. Isso acontece porque os bancos tendem a disponibilizar mais limite quando percebem que aquele já não é o suficiente para o usuário. Caso ele pague rotineiramente suas faturas em dia, o banco entende que pode liberar mais limite para o cliente, afinal ele provou não ser nenhuma ameaça financeira.

Mas como saber qual o seu limite e se você possui mais disponível? É bem simples e dá pra saber das seguintes formas:

  • Pelo aplicativo: atualmente essa é a principal forma de ter acesso à informações sobre um determinado limite de cartão de crédito. Com aplicativos práticos, a maioria das instituições financeiras deixam o valor do limite em destaque para que haja também um maior controle dos gastos. É possível ainda saber se o banco já disponibilizou mais limite para você, assim como fazer a solicitação de um limite maior.
  • Pelo Internet banking: através desse meio você faz praticamente tudo o que faria pelo aplicativo, só que pela página do banco. Por ele é possível consultar o limite disponível, saber se o banco já disponibilizou mais e também fazer a solicitação de mais limite, a diferença é que o aplicativo costuma ser mais prático e funcional.
  • Pela fatura: em toda fatura de cartão de crédito é obrigatório conter o limite total que você possui, assim como o disponível até a data do fechamento.
  • Pelo atendimento via telefone: você também pode solicitar informações sobre o limite do cartão de crédito ligando na central de atendimento.

Por que o banco quer o limite do seu cartão de crédito alto?

Não é à toa que os bancos oferecem cartões de crédito para as pessoas. Também não faltam motivos para que as instituições ofereçam tantas vantagens à seus clientes, como anuidade gratuita, programas de fidelidade, entre outras, a fim de fidelizá-lo.

Isso acontece porque toda operadora de cartão de crédito ganha uma porcentagem sobre qualquer transação financeiras feitas através do cartão, já que existem taxas de aproximadamente 5% que é dividida em três partes entre a empresa cedente da maquininha no qual o cartão de crédito passará, a bandeira do cartão e a empresa que fornece o cartão de crédito.

Além disso, empresas que não fornecem isenção da anuidade, ainda lucram com o valor cobrado para disponibilizar este tipo de serviço. Outra forma que fazem as instituições financeiras lucrarem é através dos juros e tarifas sobre transações “extraordinárias” feitas através do cartão de crédito, como por exemplo saques nacionais e internacionais, compras internacionais, aumento emergencial do limite de crédito, pagamento de contas através do cartão de crédito, entre outras.

Não bastasse tudo isso, por fim e não menos importante, outa fatia considerável do lucro das empresas que oferecem cartões de crédito vem através de juros por atraso no pagamento das faturas.

Por esses motivos ter um limite alto não se trata de algo que é vantajoso somente para o cliente. Afinal quanto mais você consumir e utilizar o cartão, mais dinheiro o banco está ganhando.

Então se por algum motivo o seu limite ainda não aumentou pode ter certeza que não é por falta de vontade do banco, aliás este também é o interesse deles. Pode ser que você não esteja usufruindo o suficiente do limite, não esteja pagando as faturas em dia ou ainda fazendo o pagamento mínimo ou parcelado. Tudo isso influencia no seu score que é a ferramenta utilizada pelas instituições para avaliar individualmente cada cliente.

O que é preciso fazer para aumentar o limite do cartão de crédito?

Agora, se mesmo assim, o seu interesse é obter um limite mais alto, há algumas formas de conseguir tal aumento. Primeiramente você deve concentrar suas compras do dia a dia no cartão de crédito e pagar sua fatura em dia. Assim, o banco entenderá que você precisa de mais limite e também que você tem condições arcar com mais despesas provenientes de suas compras.

Além disso você pode quitar suas dívidas, pagar suas contas em dia e utilizar de outras táticas para aumentar o seu score de crédito. Caso você tenha explorado todas as opções possíveis e não tenha conseguido um aumento de limite você pode ainda solicitá-lo, já que desse modo vai ter um embasamento para isso.

Ter um limite mais alto pode ser algo muito útil quando você planeja fazer aquela viagem ou comprar aquele eletrodoméstico parcelado sem juros, ou até mesmo para comprar o máximo possível no cartão para conseguir descontos e acumular pontos e milhas provenientes dos programas de benefícios dos cartões de crédito.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*