Quem compra no cartão de crédito e já atrasou o pagamento da fatura sabe que apesar do cartão ser prático os juros não são baixos, por isso é bom ficar atento para que isso não aconteça. Mas você sabe quais são exatamente as taxas e multas relacionadas ao atraso do pagamento da fatura?
Com certeza as taxas relacionadas ao cartão de crédito são algumas das mais altas do mercado, mas muitas pessoas não tem a mínima noção do que estão pagando. Por isso se você atrasou a fatura do cartão de crédito, veja taxas e multas.

Multa por atraso

Como qualquer conta em atraso a fatura do cartão de crédito tem multa por atraso, e não importa, se o atraso foi de um dia a multa já é cobrada. Essa multa não pode passar de 2% do valor total da fatura, mas acredite as empresas não cobrarão menos que isso, na verdade elas só não cobram mais porque não podem, já que o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor garante isso.
Parece pouco e você pode pensar assim, “ah são só 2%”, mas pense bem, se sua fatura é de R$ 1000,00, o que não é muito difícil, e você se atrasa ao menos um dia já vai pagar R$ 20,00, isso claro é só de multa e o caso é de um simples atraso.

Se você vê que extrapolou ou está sem renda e possivelmente não vai conseguir pagar a fatura do cartão de crédito e opta pelo pagamento parcelado paga um juros de até 9% ao mês.
Porém se deixar de pagar a fatura mesmo assim, cai no crédito rotativo, esse sim é mais alto, pode chegar a 16% ao mês em alguns casos até mais, isso vai virando uma tremenda bola de neve, por isso faça de tudo para não ficar se enrolando com a fatura. O pagamento mínimo também faz com que você caia no crédito rotativo por isso ele também não é uma boa opção.

Juros por atraso

Além da multa por atraso os bancos ainda têm o direito de cobrar o juros de mora, esse tipo de juros também tem um limite, que é de 1% ao mês; e o banco tem direito de cobrar juros de mora mesmo que ele não tenha sido mencionado no contrato, o que provavelmente foi, mesmo que você não se lembre, afinal quase ninguém lê aquelas letrinhas miúdas, porém se não foi mencionado ele não pode passar de 0,5% ao mês.

Infelizmente o atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito é algo cada dia mais comum, sabemos que o país passa por um momento difícil, momento esse em que a maioria das pessoas estão desempregadas ou têm empregos informais, onde não sabem quanto vão ganhar amanhã. O cartão de crédito apesar de ser uma ótima ferramenta traz consigo uma ilusão de poder aquisitivo, o que faz com que muitas pessoas percam o controle, ainda por outro lado na falta de uma fonte de renda ele acaba sendo uma ferramenta de compra momentânea, mesmo que depois possa passar a ser um problema financeiro.

Qual a melhor saída quando atrasar a fatura do cartão de crédito?

Na verdade o ideal mesmo é não atrasar, mas sabemos bem que infelicidades acontecem e se você atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito não tem jeito pelo menos a multa e o juros de mora terá que pagar.
Mas mesmo assim seja ágil no pagamento da fatura, entre em contato com a operadora de cartão de crédito e comunique que já efetuou o pagamento, pois podem existir penalidades no seu contrato para a falta de pagamento, em alguns casos seu cartão pode até mesmo ser bloqueado.

Se você está com dificuldades para pagar a dívida no momento, ao invés de se embolar no parcelamento ou pagamento mínimo da fatura, pesquise no mercado e tente conseguir um empréstimo ou linha de crédito com juros mais baixos do que os do cartão de crédito para quitar a dívida, o que é o caso do empréstimo consignado por exemplo, além de outros. Afinal se por ventura cair no crédito rotativo pagará os juros mais altos do mercado.

Vamos te dar algumas dicas, esperamos que sejam úteis:

1. Para não atrasar a fatura do cartão de crédito coloque o pagamento da fatura em débito automático.
2. A fatura é uma conta como qualquer outra, na verdade ela deve ser até priorizada, por isso assim que receber seu salário corra e pague a fatura.
3. Cartão de crédito não é mágica, é só um meio de condensar, postergar o pagamento ou parcelar suas compras, tudo que você comprar nele terá de ser pago da mesma forma, por isso a fatura do cartão deve estar lá na hora que você for organizar as contas do mês.
4. Adquira consciência da sua situação financeira e faça cortes se necessário.

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*