Antes de escolher um cartão de crédito, o consumidor deve estar atento a todas as vantagens e benefícios que o mesmo oferece.

Nos últimos anos, têm crescido o número de bancos que oferecem anuidade como um desses benefícios e, no intuito de “gastar menos”, o cliente muitas vezes opta por estes cartões sem verificar se vão oferecer mais alguma vantagem para ele.

Veja esse exemplo: Maria viaja muito e está em dúvida entre dois cartões de crédito. Um não cobra anuidade, mas não oferece outro benefício. Já o outro, possui parceria com a Smiles e permite ao usuário acumular pontos.

Para Maria qual seria a melhor escolha? A segunda, não é mesmo?

Portanto, para cada perfil, existe um cartão mais indicado e, por isso, antes de escolher, deve-se observar os seguintes pontos:

1 – Programa de Benefícios

Alguns cartões oferecem programas que beneficiam o cliente obtendo pontos em cada compra que podem ser trocados por produtos, serviços ou passagens aéreas.

Além disso, os clientes podem obter descontos exclusivos nas lojas conveniadas, ou acesso a área VIP dos aeroportos.

2 – Programa de Cashback

Uma alternativa muito usada pelos cartões de crédito é a devolução de parte do dinheiro que o cliente gastou em determinada loja, denominado “cashback“.

O valor a receber depende de cada loja e de cada cartão, em alguns casos pode chegar até mesmo a 10,5%.

3 – Aplicativos de Controle Financeiro

Alguns cartões disponibilizam aos seus usuários o acesso ilimitado a aplicativos próprios de controle financeiro, muitas vezes agregado aos gastos do próprio cartão de débito/crédito.

Essas ferramentas auxiliam no controle de gastos e planejamento financeiro.

4 – Limite

Um maior limite no cartão também é um ponto importante. Não porque agora você pode usar a vontade, mas com o limite elevado, você tem disponibilidade para poder aproveitar melhor as promoções e parcelamentos de itens necessários, mesmo que sejam mais caros.

5 – Bandeira

É importante verificar a qual bandeira o cartão que você vai escolher está vinculado. Nem todas são aceitas em qualquer estabelecimento ou país. Tudo depende da usabilidade do cliente.

Se ele usa muito o cartão de crédito em locais diferentes, lojas pequenas, ou até mesmo no exterior, é mais seguro escolher cartões vinculados às bandeiras American Express, Mastercard ou Visa. Visto que são as mais aceitas no comércio.

6 – Analise Bem o Contrato

Por fim, o contrato deve ser lido minuciosamente para se certificar sobre as taxas anuais, período de carência e outros detalhes. Se cobrar anuidade, decida se o valor cobrado se encaixa nas suas finanças.

Se o valor for muito alto, busque um cartão em uma faixa mais barata. Isso pode ser feito trocando um cartão internacional por um nacional, buscando menos pontos de recompensas, entre outros.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*