O aumento significativo nas vendas financiadas de veículos no país, registrado em fevereiro, reflete uma tendência de recuperação do setor automotivo observada desde o segundo semestre de 2023. De acordo com os dados da B3, houve um crescimento de 30,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
No entanto, em relação a janeiro, houve uma queda de 6,6% nas vendas financiadas de veículos em fevereiro. Essa redução pode ser atribuída ao número de feriados no período, que impactou o número de dias úteis de venda.
Analisando os diferentes segmentos, observa-se que o financiamento de autos leves teve um aumento de 26,2% em relação a fevereiro de 2023, enquanto os veículos pesados apresentaram um crescimento de 24,4% no mesmo período. As vendas financiadas de motos também registraram um aumento expressivo, com um crescimento de 45,8% em comparação com o ano anterior.
Esses números indicam uma retomada do mercado automotivo, impulsionada, em parte, pelo acesso ao crédito facilitado e pela demanda reprimida por veículos após um período de incertezas econômicas. Ainda que haja variações mensais, a tendência de crescimento sugere uma recuperação contínua do setor.