As contas digitais são uma excelente opção tanto para pessoas físicas quanto para prestadores de serviço que trabalham como Pessoa Jurídica (PJ). Cada vez ganhando mais espaço por conta da facilidade de abertura, operações por meio de aplicativos e pela falta de burocracia.

Além disso, elas oferecem cartões de crédito/débito com anuidade zero ou com valores bem abaixo das outras instituições bancárias.

A fim de tirar todas as dúvidas dessa nova tendência, o texto a seguir explica quais são as vantagens dos cartões de crédito/débito e da conta digital para PJ e outras informações referentes a esse novo modelo de conta bancária.

Conta digital: tudo sobre essa nova tendência

A conta digital consiste em um novo modelo de conta bancária que permite que todas as movimentações dos clientes sejam realizadas por meio de aplicativos ou notebooks e computadores com acesso à internet.

Esse novo modelo vem ganhando cada vez mais adeptos em virtude da facilidade de abertura, da praticidade e de outros benefícios oferecidos aos usuários.

Como abrir uma conta digital?

A conta digital pode ser aberta por meio do site ou aplicativo da instituição bancária. Dessa forma, não é necessário que o cliente saia da sua residência para ir ao banco fazer a abertura da conta.

No entanto, é preciso que ele faça um cadastro, colocando o nome completo, o RG, o CPF e o e-mail para contato. Após esse registro, a instituição bancária solicita fotos comprovando a originalidade dos documentos, bem como uma imagem do usuário segurando-os e a assinatura de um contrato digital.

Serviços oferecidos pela conta digital

As contas digitais disponibilizam diversos serviços aos seus clientes. Além das operações básicas oferecidas por todas as instituições bancárias, como transferências (TED e DOC), depósitos e pagamentos de contas, elas possibilitam:

  • Cartões de crédito/débito sem anuidade;
  • Recargas no celular;
  • Investimentos;
  • Consórcios;
  • Empréstimos e seguros (alguns).

É importante destacar que, por conta da inexistência de agências físicas, os saques podem ser realizados em caixas eletrônicos (24 horas). Os depósitos, por outro lado, podem ser feitos mediante boleto.

Tempo de aprovação da conta

A aprovação da conta digital, normalmente, é bastante rápida. Embora algumas instituições aprovem o cadastro em menos de 24 horas, outras costumam demorar cerca de três dias.

Vantagens dos cartões de crédito/débito das contas digital

Os cartões de créditos/débito são muito utilizados nos dias de hoje. Além da praticidade, eliminando a necessidade de sacar o dinheiro para fazer o pagamento, eles permitem que as contas feitas nos estabelecimentos ou pela internet sejam pagas no mês subsequente à aquisição.

Entretanto, apesar das diversas possibilidades oferecidas pelos cartões de crédito/débito, as taxas cobradas desses dispositivos são muito altas, fazendo com que os usuários, muitas vezes, entrem em dívidas por conta do atraso nas faturas.

Desse modo, a grande vantagem dos cartões de crédito/débito das contas digitais é a anuidade zero. Ou seja, os clientes não pagam anuidade pelas operações do dispositivo.

Além da anuidade zero, a maioria das contas digitais oferece outras vantagens a fim de facilitar as operações financeiras dos usuários. Entre esses benefícios, alguns são:

  • Bloqueio dos cartões de crédito/débito pelo aplicativo da conta;
  • Aumento do limite com facilidade;
  • Descontos nos pagamentos antecipados das faturas;
  • Saque em qualquer agência bancária 24 horas;
  • Disponibilidade de faturas;
  • Acesso aos gastos e movimentações financeiras;
  • Função contactless;
  • Cartão internacional (alguns).

Em relação aos cartões de crédito/débito de contas digitais que realizam compras internacionais, porém, é necessário lembrar que a única cobrança feita ao usuário é referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) – imposto cobrado pelo governo federal.

Cartões contactless

Os cartões de crédito/débito permitem o pagamento das compras por meio da aproximação na maquininha. O usuário necessita apenas colocar o dispositivo a quatro centímetros da máquina, que tem o símbolo contactless, e esperar a confirmação da operação.

Com isso, ele não precisa digitar sua senha. A grande vantagem desse tipo de operação é a segurança, pois impossibilita que o cartão seja clonado durante a transação.

Para maquininhas que não contam com a opção contactless, porém, o pagamento pode ser realizado pelo modo tradicional: inserindo o cartão e digitando a senha.

Conta digital para PJ

A abertura de uma conta bancária nunca foi muito simples para pessoas jurídicas. Isso porque as instituições financeiras sempre foram muito criteriosas e exigentes com as empresas.

Entretanto, profissionais autônomos e prestadores de serviços tiveram suas atividades empresariais facilitadas a partir da resolução n° 4.697, de 27 de novembro de 2018, do Banco Central (BC), que permite a liberação de abertura de conta digital para PJ.

Portanto, aqueles que têm um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), os conhecidos PJs, estão possibilitados a abrir contas em bancos digitais. Vale salientar que este é o único requisito exigido pelas instituições bancárias, já que esses profissionais não precisam, necessariamente, de instalações físicas.

Conta digital para PJ: bancos e vantagens oferecidas

Atualmente, há diversas instituições bancárias que possibilitam a abertura de conta digital para PJ. Elas oferecem vários benefícios e são bem menos burocráticas que as agências tradicionais. Algumas delas são:

Banco Inter: Permite a abertura de conta digital para PJ de forma 100% gratuita. Esse banco oferece, por mês, 100 transferências (TED), 100 emissões de boletos, folha de pagamento ilimitada, saque livre e cartão Mastercard (débito).

Nubank: Possibilita a transferência gratuita (para contas Nubank e outros bancos), quitação de tributos e boletos, depósitos. Além disso, essa conta disponibiliza a função “cobrar dinheiro”.

Neon: Oferece serviços de manutenção da conta, cartão de débito e cartão virtual totalmente gratuitos. A emissão de boletos e transferências, por outro lado, são pagos. Contudo, os valores são muito abaixo dos bancos tradicionais.

Banco Original: Cobra uma taxa de R$ 39 por mês. Libera saques ilimitados (BO), seis saques mensais em Banco24Horas, cinco transferências (TED), 10 transferências entre contas do Banco Original, 20 pagamentos de contas, cartão de débito, depósitos ilimitados de cheque pelo celular.

Agibank: Disponibiliza transferências gratuitas para contas Agibank, recebimento de pagamento pelo Agipay, quatro transferências (TED) por mês, folha de pagamento, fazer cobranças pelo boleto bancário ao mês, saques em casas lotéricas (sem cartão).

A abertura de conta digital é uma ótima opção para pessoas que têm a rotina cheia de atribuições e estão saturadas das filas ou burocracias exigidas pelos bancos tradicionais. Além da vantagem de movimentação a qualquer hora do dia, elas contam com vários outros benefícios.