A cada dia que passa, o número de conta digital PJ aumenta no Brasil e no mundo. A justificativa do crescimento e essa popularidade pode ser encontrada no fato de que abrir uma conta virtual tem algumas facilidades que não são encontradas nos bancos tradicionais, aqueles com agências físicas como estamos acostumados a ver pelas ruas.

Um aspecto que merece destaque é o oferecimento de taxas administrativas com cobranças baixas baixas ou nulas. Outro ponto: quem é dono de uma conta PJ digital também consegue fazer transferências, agendamentos de pagamentos e emissão de boletos por aplicativo de celular ou computador.

Esta modalidade – e a conta digital PJ de uma maneira geral – é bastante usada por muitos profissionais autônomos, uma vez que eles entendem que alguns de seus clientes conseguem fazer o pagamento de forma mais prática e ágil, até pelo fato de, em muitos casos, já ser hábito.

A seguir, vamos entrar um pouco mais no universo da conta digital PJ e explicar com mais detalhes sobre as vantagens que existem para quem trabalha com a emissão de boletos. Os pontos positivos de se emitir boleto através da conta digital PJ começam a aparecer a partir do momento em que o empreendedor negocia seu produto ou serviço com o cliente.

O boleto é uma das maneiras mais simples de se realizar o pagamento e por isso demos uma atenção especial para contar mais vantagens sobre essa ação. Confira:

Características da conta digital PJ: serviços e particularidades

Bancos e fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) oferecem serviços digitais, dando suporte técnico nas orientações do dia a dia. Mas, o que significa ter uma conta digital?

  • Tecnologia: você precisa apenas de um plano de internet, computador e aparelho celular para que o acesso seja realizado com tranquilidade e eficiência;
  • Autonomia: você mesmo envia seus emails e troca mensagens com o atendimento da plataforma do banco escolhido, também tirar dúvidas com o atendimento da instituição – tanto pelo chat, como pelo telefone;
  • Comodidade 1: você recebe em casa (ou no endereço que desejar) o cartão do banco escolhido;
  • Comodidade 2: todas as transações são feitas pela internet, a qualquer hora do dia;
  • Eficiência: o banco digital tem semelhantes funcionalidades de um banco físico;
  • Praticidade: há uma facilidade no processo de abertura e manutenção das contas;
  • Economia: as taxas de manutenção costumam ser zero ou com valores acessíveis.

E quais as principais contas digitais PJ?

Opção 1

  • Banco Inter: permite a abertura de conta digital para PJ de forma 100% gratuita. Esse banco oferece, por mês, 100 transferências (TED), 100 emissões de boletos, folha de pagamento ilimitada, saque livre e cartão Mastercard (débito).

Opção 2

  • Nubank: possibilita a transferência gratuita (para contas Nubank e outros bancos), quitação de tributos e boletos, depósitos. Além disso, essa conta disponibiliza a função “cobrar dinheiro”.

Opção 3

  • Neon: oferece serviços de manutenção da conta, cartão de débito e cartão virtual totalmente gratuitos. A emissão de boletos e transferências, por outro lado, são pagos. Contudo, os valores são muito abaixo dos bancos tradicionais.

Opção 4

  • Banco Original: cobra uma taxa de R$ 39 por mês. Libera saques ilimitados (BO), seis saques mensais em Banco24Horas, cinco transferências, (TED), 10 transferências entre contas do Banco Original, 20 pagamento

Quais vantagens de emitir boleto pela conta digital PJ?

Vantagem 1 – praticidade e rapidez: emitir boletos facilita a relação entre empreendedor e cliente, seja lá qual for o tipo de serviço que esteja sendo oferecido.

Depois de negociados os valores, data de vencimento do documento, o dono da conta recolhe dados do cliente – tais como nome e endereço completo, rg, cpf -, depois insere no campo sugerido pela plataforma do banco e pronto. Basta enviar para o pagador por email ou algum outro meio digital. Há casos inclusive, em que apenas o código de barras é encaminhado ao cliente.

Vantagem 2 – recebimento do serviço à vista: sabemos que muitas pessoas gostam de fazer pagamentos parcelados para aliviar o orçamento do mês, mas dependendo do caso, alguns clientes preferem fazer o pagamento à vista. Isso normalmente acontece quando o empreender oferece algum tipo de vantagem e o desconto é um deles.

Vantagem 3 – isenção de taxa: outra vantagem de emitir boleto em conta digital PJ é que o dono da conta não tem pagar valores extras pelo fato de emitir boleto para sua clientela.

Vantagem 4 – função doc/ ted: essa vantagem pode aparecer para o caso do dono da conta sentir a necessidade de fazer transferências entre suas próprias agências – de bancos diferentes. Se, porventura, ele pagar taxa de doc/tec de uma instituição tradicional, basta pagar um boleto para si mesmo e, assim, economiza o valor que seria cobrado na transação normal.

Vantagem 5 – pagamento agendado: tudo depende do combinado realizado no ato negociação, porque o que está em jogo neste quesito é a data do pagamento (que no boleto, pode ser interpretado como data de vencimento).

Por fim, lembre-se: normalmente, o dinheiro entra na conta do proprietário num período de dois a três dias úteis. Então, para usar esse serviço, é importante se programar e ficar de olho no extrato bancário.

Não sabe como abrir uma conta digital PJ? A gente te ensina:

Passo 1: escolha o banco de sua preferência: hoje no mercado há consideráveis opções sobre conta digital PJ. Nubank, Banco Inter, Neon e Banco Original são algumas instituições que fazem este tipo de serviço e veremos mais detalhes adiante.

Passo 2: acesse a plataforma do banco escolhido: em um local com internet, acesse o site do banco que você escolheu. É importante também baixar o aplicativo no celular. Normalmente, quando um acesso é feito na internet/ computador, o banco pede algumas confirmações de senha pelo aplicativo do celular.

Passo 3: separe os documentos exigidos para a abertura da conta PJ: em geral, os principais documentos necessários para conseguir obter uma conta digital PJ são: RG, CPF, número do CNPJ e comprovante de residência.

E então? Vale a pena ou não emitir boletos bancários em sua conta PJ?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*