Após conhecermos a história do Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco Safra, esta semana vamos falar de outra importante instituição financeira brasileira: o BTG Pactual.
O BTG Pactual é um dos principais bancos de investimentos da América Latina. Também é o sexto maior banco do Brasil, terceiro maior banco privado do país e maior banco sem rede de agências.
O BTG foi fundado em 1983 e vendido para o UBS, grande banco suíço, em 2006. A sede do BTG fica em São Paulo (SP), mais precisamente no centro financeiro da cidade, a Faria Lima. Uma curiosidade interessante é que BTG significa Banking and Trading Group, ou seja, grupo de negociação bancária.
Além de ser muito tradicional, o banco também possui uma plataforma de investimentos online, que se chama BTG Pactual digital. É como se fosse uma startup dentro do banco que foca em varejo e user experience.
Isso significa que o BTG é um banco que oferece produtos como uma corretora, trazendo muita agilidade para o cliente.
Início do BTG Pactual
A Pactual foi fundada em 1983, como uma DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), por Luiz Cezar Fernandes, no Rio de Janeiro.
Já em 1989, a pequena distribuidora tornou-se Banco e inaugurou um escritório em São Paulo.
Quem é Luiz Cezar Fernandes?
Luiz Cezar Fernandes é o banqueiro responsável pela criação do banco Pactual, hoje o BTG Pactual, sendo que o empresário foi um dos maiores atores da bolsa de valores no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Luiz Cezar também é sócio da GRT Partners e tem participação direta em outros negócios.
Luiz Cezar Fernandes tem a maior parte de sua carreira voltada ao setor bancário e ao mercado financeiro. Ele é um dos responsáveis diretos pela criação dos primeiros bancos de investimentos do país, o então Pactual. Antes, participou da criação do Banco Garantia, no qual foi sócio de Jorge Paulo Lemann.
Na última década, Luiz Cezar Fernandes apareceu na mídia por ter problemas financeiros e pelas questões judiciais envolvendo a Fazenda Marambaia. Ele teve que deixar o local em 2018 depois de uma extensa disputa midiática.
Evolução da empresa
A partir de 1998, as diversas franquias de clientes do Banco registraram um forte crescimento.
Expansão internacional
Em maio de 2006, o BTG Pactual foi adquirido pelo UBS, o maior banco da Suíça e um dos maiores de toda a Europa. O objetivo do banco europeu é que o BTG fosse sua principal divisão na América Latina, formando, assim, o UBS Pactual.
Surgimento do BTG Pactual
Em 2008, o BTG adquire o UBS Pactual, formando, por fim, o Banco BTG Pactual.
BTG Pactual Digital
Fundado em setembro de 2014, o BTG Pactual digital funciona como uma startup dentro do banco, com foco em User Experience e investimentos voltados especialmente para o varejo e o varejo de alta renda no Brasil.
A missão da empresa é democratizar o acesso a investimentos de qualidade para todos os clientes, sem exceção.
O Banco BTG Pactual hoje
O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina. A instituição é considerada o sexto maior banco do Brasil, quinto maior banco brasileiro, terceiro maior banco privado brasileiro e o maior banco do Brasil sem uma rede de agências.
Prioridade total ao cliente
O BTG Pactual tem, como um compromisso junto a cada um dos clientes, de realizar todas as suas interações com integridade, colocando o cliente em primeiro lugar. O resultado disso é o reconhecimento, por parte de cada um, do trabalho realizado pela instituição financeira.
Gostou do BTG? Saiba mais sobre ele clicando no botão abaixo: