Chegou a primeira sexta-feira de outubro, o final de ano vem se aproximando e você provavelmente deve estar pensando nas compras de final de ano. O mercado sabe disso e por isso foi criada a Black Friday, uma campanha de descontos exclusivos em todas as grandes lojas do país!

Por isso, o Unum preparou uma série especial de matérias sobre a Black Friday, que publicaremos ao longo das próximas semanas, para que você se prepare para o evento e não perca nenhum desconto! Nesse primeiro texto contamos: como surgiu a Black Friday?

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A origem

A Black Friday (sexta-feira preta) acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, em que dezenas de lojas fazem grandes promoções e vendem produtos muito desejados e a preços irresistíveis.

É claro que, com o crescimento do comércio digital, a data tipicamente norte-americana ganhou força também em outros países. Isso fez com que empresas brasileiras entrassem na onda das superofertas — e, consequentemente, atraiu consumidores que até então não conheciam o “feriado” nos EUA.

E você, sabe a origem da data? Tudo bem que é muito legal comprar aquele eletrônico ou filme que você tanto queria pela metade do preço, mas não faz mal para ninguém saber como essa tradição nasceu e por que ela é tão popular, não é verdade? Continue conosco! Na sequência, a gente te explica a origem do termo, curiosidades sobre como surgiu esta data tão popular, primeiramente, nos Estados Unidos e, mais a frente, em todo o planeta, incluindo o Brasil! Acompanhe!

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos como um feriado para agradecer, comer e ficar em família. A data remonta à 1621 e marca o evento em que nativos americanos se juntaram aos colonos ingleses para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano.

No Brasil, não faz sentido comemorar a Ação de Graças, já que se trata de um evento que simboliza a colonização britânica da América do Norte, mas a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro. Desde 2010, quando aconteceu a primeira Black Friday no Brasil, o número de lojas que resolveu aderir à moda só aumentou.

Outro significado para a Black Friday

O termo Black Friday já foi utilizado para designar coisas diferentes. O primeiro registro do uso do termo vem de 1869, quando dois acionistas de Wall Street resolveram comprar grandes quantidades de ouro dos Estados Unidos, esperando vender por preços bem maiores. Mas em setembro daquele ano – numa sexta-feira – o mercado de ouro quebrou, deixando diversos investidores e empresas de Wall Street arruinadas – daí o “black” para se referir à crise daquela sexta-feira.

Black Friday como conhecemos hoje

A Black Friday que conhecemos hoje só surgiu bem depois. Nos EUA, também é comum que o Dia de Ação de Graças – e as datas próximas – sejam marcadas por partidas de futebol americano. Nos anos 1960, os policiais da cidade de Filadélfia usavam o termo Black Friday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. É que no sábado acontecia um clássico do futebol americano universitário – o do time da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) contra o da Academia da Marinha (o Navy Midshipmen). A cidade ficava abarrotada ainda na sexta, já que vinha gente de carro do país todo, o trânsito virava um caos e os policiais não tinham descanso na sexta, daí surgindo o termo Black Friday.

Popularização na década de 1980

Os comerciantes se aproveitavam da confusão. Eles usavam o movimento para fazer promoções e, dessa forma, atrair os clientes. Começava a tradição. Apesar disso, o termo, bem como as promoções pós-ação de graças, só se popularizaram mesmo no resto dos EUA depois dos anos 1980.

Além disso, há uma coincidência linguística. Na época em que os comerciantes anotavam os lucros e prejuízos das lojas à mão, a tinta vermelha era usada para os prejuízos, enquanto a preta, para os lucros. A sexta-feira depois da ação de graças passou a ser vista como uma oportunidade para que os lojistas vendessem mais, e “entrassem no preto” (que seria ao equivalente a “entrar no azul”, em português). Essa associação pode ter ajudado o nome a pegar.

Ação de graças

O Dia de Ação de Graças nos EUA também ajudou a criar o imaginário do consumo. A data é conhecida pelos desfiles que acontecem nas ruas do país, geralmente patrocinados por grandes marcas. Essa tradição começou no final do século 19 e dura até hoje, tendo como exemplo o famoso o desfile da loja de departamentos Macy’s, que acontece anualmente em Nova York. As paradas geralmente incluem alguma referência ao natal, como a chegada do papai noel. Esse é o evento que marca oficialmente o início das compras de fim de ano.

Black Friday no Brasil

Por aqui, a Black Friday já começou pela internet. Em 2010, um site chamado Busca Descontos fez promoções no dia da Black Friday americana (além de registrar o domínio blackfriday.com.br). Cerca de 50 lojas online acompanharam, criando suas Black Fridays. Não demorou para outras marcas entrarem na onda, mesmo que, em muitos casos, fizessem ofertas do tipo “pela metade do dobro”.

Para evitar as confusões nas lojas, os sites travados e, é claro, aumentar o apelo consumista, muitas marcas resolveram estender a Black Friday para a Black November, com promoções o mês inteiro.

Como se não fosse o bastante, as lojas online criaram a Cyber Monday. Não, ela não significa uma segunda feira com descontos para produtos tecnológicos. O termo começou a ser usado nos EUA em 2005, quando o comércio eletrônico ainda era incipiente, para se referir a promoções feitas para comprar via internet. Hoje, que o comércio online reina, a expressão mal faz sentido. Mas o termo segue firme, e temos também uma “black segunda”.

Enfim, o fato é que a Black Friday, mesmo com suas controvérsias, veio para ficar! Você consumidor, tomando alguns cuidados e pesquisando bem antes de comprar, pode sim tirar proveito da data e fazer grandes economias!

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