Estar com o nome sujo no momento atual, infelizmente, não é algo incomum. E o pior é que, muitas vezes, sair dessa situação não é algo que acontece do dia pra noite, afinal com a crise que se arrasta pelos últimos anos, a situação do brasileiro não é nada boa.

De acordo com os dados de um levantamento feito pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil manterá uma alta taxa de desemprego nos próximos anos, mesmo que venha a ter uma certa redução. O ano de 2019 terminou com uma taxa de desemprego de 12,1%, para 2020, esse índice cai para 12% o que não faz com que a situação melhore muito.

Enquanto a situação não muda, a vida continua e uma necessidade comum, como abrir uma conta, pode se tornar algo complicado para quem está com o nome sujo. Mas nem tudo está perdido, viemos te ajudar. Venha conosco e veja quais são os bancos que aceitam abrir conta para quem está com o nome sujo.

Tipos de contas

Existem vários tipos de conta e cada uma serve para um fim diferente. Por isso na hora de abrir a sua é preciso analisar suas necessidades.

Conta poupança

A conta poupança, chamada também de caderneta de poupança se trata de um tipo de conta, criada com o intuito de poupar. Ela possui rendimento, ainda que pequeno, diferentemente da conta corrente. Por isso não é viável utilizá-la para fazer movimentações. Além do mais, não é possível receber salário através dela. Sua cesta de serviços é a mais básica com direito 2 saques mensais, 2 transferências para contas da mesma instituição e 2 extratos.

Conta corrente

A conta corrente é o tipo de conta mais indicada para fazer movimentações e transações financeiras, e existe uma versão desse tipo de conta gratuita, uma vez que os bancos são obrigados a oferecer essa opção sem tarifas. Essa dá direito a: 2 transferências bancárias entre contas da instituição, 10 folhas de cheque por mês, consultas pela internet, fornecimento de cartão com função de débito, 2 extratos bancários por mês, 1 extrato anual e 4 saques por mês. 

Além da versão gratuita, os bancos costumam oferecer opções de pacotes com determinadas tarifas e serviços, o que costuma sair mais barato do que pagar taxas individuais dos serviços.

Contas digitais

As contas digitais costumam oferecer quase os mesmos serviços que as contas correntes convencionais, porém com menos burocracia, uma vez que você não precisa se deslocar até agências para realizar transações.

Por meio delas, é possível fazer transferências, geralmente de forma ilimitada por meios eletrônicos, realizar o pagamento de boletos, receber salário, fazer saques, depósitos via boletos ou através de cheque por imagem, solicitar cartão de crédito sem anuidade, realizar empréstimos, investimentos e em alguns casos obter rendimentos do dinheiro que ficar parado na conta.

Além disso é possível encontrar contas digitais com pacotes completos totalmente gratuitos, já outras podem cobrar mensalidades. Entretanto, na maioria das vezes, costumam ser mais acessíveis do que as das contas correntes convencionais.

Conta salário

A conta salário, como o próprio nome diz, possui o intuito de possibilitar o recebimento de salário. Através dela também é possível receber 13º, aposentadoria, pensão, e outros tipos de benefícios. Além do recebimento de salário também é possível fazer saques e obter extrato de forma gratuita.

Outros serviços como pagamento de contas, boletos e faturas podem até ser disponibilizados para esse tipo de conta, porém vai depender do contrato firmado com o banco.

Conta universitária

Esse tipo de conta, assim como a conta salário, é bem específica, estando disponível para estudantes de nível superior Uma de suas vantagens é que na maioria das instituições, esse tipo de conta possui tarifas gratuitas e isenção de taxa. Além disso, através dela é possível solicitar um cartão de crédito e ganhar meia entrada em cinemas, teatros, entre outros eventos.

Tipos de contas mais acessíveis para quem está com o nome sujo

Quem está negativado pode encontrar problemas até mesmo na hora de abrir sua conta, já que muitas instituições não costumam realizar a abertura de conta corrente para quem está negativado. Porém, esse problema não acontece no caso da conta poupança e da conta salário. 

Outro tipo de conta que é muito viável para quem necessita dos serviços de uma conta corrente e está com o nome sujo são as contas digitais. Tanto no caso da conta corrente convencional quanto da conta digital, ainda que você consiga realizar a abertura de sua conta, a instituição pode não te disponibilizar serviços relacionados ao crédito.

Bancos que aceitam abrir conta para quem está com o nome sujo

Bancos convencionais costumam disponibilizar outros tipos de contas, que não a corrente, para clientes negativados, mesmo que estar negativado não seja um impedimento para isso. Já para quem busca serviços que só são possíveis através de uma conta corrente, provavelmente os bancos digitais são os mais acessíveis a quem está com o nome sujo. Alguns deles são:

Banco BS2 

O antigo Bonsucesso hoje possui seu banco digital, o Banco BS2, o qual possui uma ótima opção de conta digital. Essa é disponibilizada sem consulta ao CPF, desse modo quem está negativado pode obter uma conta corrente isenta de tarifas e de taxa de manutenção.

Com o BS2 é possível realizar o pagamento de contas, boletos e tributos de forma ilimitada, fazer transferências entre contas BS2, realizar 2 transferências sem tarifas via DOC ou TED para outros bancos, fazer a emissão de 10 boletos para depósito, realizar 4 saques gratuitos no Banco24Horas, obter cartão de débito e crédito sem anuidade (sob análise) e até mesmo fazer investimentos.

Banco BMG

O banco tradicional da área dos consignados evoluiu ainda mais e hoje possui uma das melhores contas digitais do mercado. A abertura é 100% online e gratuita, e está disponível também para negativados, sem taxa de manutenção ou tarifas.

A conta digital do BMG possui transferências ilimitadas e gratuitas, saques, a possibilidade de fazer depósito por boleto bancário gratuitamente e pagar contas e boletos de forma online. Tem também cartão de débito e crédito (sob aprovação) e até mesmo a opção de ter uma conta digital personalizada com seu time, no caso de você torcer para o Atlético Mineiro, Corinthians ou Vasco.

Banco Inter

O antigo Intermedium, hoje Banco Inter se tornou um dos melhores bancos digitais do Brasil, com uma ótima opção de conta, disponível até mesmo para negativados. A conta possui cartão de débito e crédito sem anuidade (sob aprovação), TEDs ilimitadas e gratuitas, saques gratuitos na rede Banco 24h, compras e transferências via QR code, depósito de dinheiro por boleto, depósito de cheque por imagem e via boleto, plataforma completa de investimentos, emprestimos, financiamentos e ainda pagamentos de contas.

Agibank

O Agibank é uma fintech popular em disponibilizar conta para negativados, sendo o primeiro banco a converter o número de celular do cliente no número da conta corrente. A instituição preocupa-se em atender principalmente as classes mais baixas, disponibilizando serviços aos quais não tinham acesso. Oferecendo além da conta corrente até mesmo cartão de crédito, mesmo que obviamente com limite mais baixos, para pessoas com nome sujo. 

A conta Agibank possui cartão de débito e crédito (sob análise) internacional com anuidade grátis. Além disso através dela é possível gerar mensalmente até 10 boletos para fazer depósitos, realizar até 4 TEDs, fazer transferências gratuitas ilimitadas entre contas Agibank, realizar 4 saques nos Caixas 24 Horas e 2 em lotéricas de forma gratuita e fazer compras com QR Code.

Banco Original

O Banco Original é uma fintech que oferece uma ótima opção de conta digital, que está disponível inclusive para negativados. Ela possui um pacote gratuito em que você tem direito a cartão de débito e crédito (sob análise), 2 transferências para contas do banco, 4 saques e 2 extratos mensais. Porém, o banco oferece também o pacote Original Ilimitado, que oferece todas essas transações, inclusive outras que são cobradas, de forma ilimitada por apenas R$ 12,90.

Vale destacar que embora as contas que citamos aqui estejam disponíveis para quem está com o “nome sujo”, elas estão sujeitas a análise e o banco pode aprovar ou não a sua conta.