Na terça-feira desta semana, 19/1, foi divulgado o resultado dos candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) 2021. A lista completa dos aprovados está no site do Ministério da Educação (MEC).
Como foi a seleção?
As inscrições para o PROUNI 2021/1 foram realizadas entre os dias 12 e 15 de janeiro deste ano, deixando de fora os estudantes que terminaram o terceiro ano do Ensino Médio em 2020.
Para se inscrever no PROUNI, o candidato deve ter realizado a prova do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e este ano, devido à pandemia da COVID-19, a prova do ENEM/2020 ainda não tinha sido realizada na ocasião das inscrições. Assim, só puderam participar aqueles que tinham feito a prova em 2019.
Quem pode se inscrever?
Os critérios para seleção foram publicados no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro de 2020. Assim, para se inscrever para o programa o candidato deveria se encaixar em uma das seguintes situações:
- Somente poderá se inscrever no processo seletivo do PROUNI o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
- tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- seja pessoa com deficiência;
- seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
O que é o PROUNI?
O PROUNI é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudos de até 50% a estudantes brasileiros de baixa renda que não tenham nenhuma formação de nível superior. As bolsas podem ser usadas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Quem tem direito a uma bolsa?
Para ter direito a uma bolsa, o candidato deve cumprir a legislação estabelecida nos §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. As bolsas podem ser integrais ou parciais. Para a bolsa integral, o candidato deve apresentar renda familiar bruta mensal per capita de no máximo 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo; para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal per capita não deve exceder o valor de 3 (três) salários mínimos.
É importante ressaltar que os limites de renda de que trata o subitem 1.3 deste Edital não se aplicam aos CANDIDATOS referidos no inciso V do art. 3º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015, no caso especificado em seu respectivo parágrafo único.
Fui selecionado, e agora?
Os candidatos selecionados terão até a próxima quarta-feira (27 de janeiro de 2021) para entregar a documentação na Instituição de Ensino Superior para a qual foi pré-selecionado, a fim de comprovar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso.
Atenção!
De acordo com o edital, é de exclusiva responsabilidade do candidato a observância:
- do local, data, horário de atendimento, meio eletrônico para envio de documentação, se for o caso, e demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações; e
- do local, data e horário de aplicação de processo seletivo próprio pela IES, se for o caso.
Então, se você foi selecionado verifique no site da instituição como deve proceder para comprovação da sua participação.
Não fui selecionado, haverá outra chamada?
O resultado da segunda chamada ocorre em 1º de fevereiro. Então, se não foi selecionado fique atento ao site do MEC.
Lista de espera
Se o estudante não foi convocado em nenhuma das duas primeiras chamadas ainda há a esperança da lista de espera. Para isso ele deverá manifestar interesse em continuar no processo seletivo. Importante: o candidato deverá entrar no portal da inscrição entre os dias 18 e 19 de fevereiro para manifestar o seu desejo de continuar no processo. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.