Com a liberação do FGTS nas contas inativas, o cartão Cidadão tem sido muito solicitado pelos brasileiros.

Conhecido também como o cartão do trabalhador, ele é usado principalmente para sacar benefícios do Governo Federal, e muitos de nós até já temos na nossa casa, mas para aqueles que precisam fazer o seu, você veio ao lugar certo.

Ter seu cartão Cidadão é muito mais fácil do que imagina, e tem muitas funcionalidades também. Aqui vamos te mostrar quem tem o direito de pedir o plástico, onde solicitar, que operações ele pode realizar e onde este cartão é aceito.

Quais as Vantagens do Cartão Cidadão?

A maior vantagem encontrada nele é a facilidade. Tanto para você, quanto para o banco.

Suponha que você não tem uma conta bancária aberta na Caixa e precisa receber o PIS. Com o cartão cidadão, o Governo Federal envia seu dinheiro automaticamente para este cartão e você pode sacá-lo em qualquer caixa de autoatendimento, evitando assim, pegar longas filas na agência.

Caso o banco esteja em greve, também é possível realizar seus saques sem interferência e sem depender de uma agência física para isso, pois eles podem ser feitos em Agências da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Casas Lotéricas.

Para o banco também é benéfico justamente pelo fato de evitar aglomerações em suas instituições e agilizar o serviço dos clientes.

Vantagens do Cartão

  • Gratuito
  • Sem anuidade
  • Saque nas casas lotéricas
  • Posso pedir pelo telefone
  • Sem taxa de emissão
  • Consulta de saldos e extratos dos meus benefícios
  • Com ele posso saber se tenho direito ao abono salarial e ao seguro desemprego
  • Não preciso ser correntista da Caixa para pedir o meu

Desvantagens

As desvantagem desse cartão são que ele não pode ser solicitado pela internet, como os demais, e não pode ser usado na função crédito.

Pra Quem é Este Cartão?

O cartão Cidadão é um plástico magnético, emitido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal, e existe para que o brasileiro que não tem conta na Caixa tenha controle e acesso aos benefícios do Governo.

É um direito de todos os cidadão brasileiros, desde que ele atenda aos requisitos específicos.

Por exemplo, se você for demitido, é orientado que peça o seu cartão Cidadão para receber o seguro desemprego por meio dele.

Outros benefícios como FGTS, PIS, abono salarial, bolsa família e auxílio maternidade também podem ser pedidos por este cartão. Portanto, antes de pedir o seu, você deve conferir se tem o direito a receber algum benefício citado.

É importante avisar que se você possui uma conta individual (poupança ou corrente) na Caixa, poderá ter seu benefício creditado diretamente nela, sem precisar do cartão Cidadão.

Como Fazer Meu Cartão Gratuitamente?

Isso mesmo. O serviço é gratuito e muito fácil de pedir o seu. Primeiramente, o beneficiado que não tem conta na Caixa, deve ligar para o banco, ou visitar uma das agências, portando os seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho)
  • RG ou CNH
  • Comprovante de residência.

O número de telefone que você pode ligar de graça para pedir seu cartão é: 0800 726 0207. Após a solicitação, o cartão chega na sua casa em 15 dias.

Já Fiz Meu Cartão Cidadão, Como Consulto Meu Saldo?

A consulta do seu saldo pode ser feita presencial ou online, através do site www.caixa.com.br aqui, você tem a oportunidade de fazer seu cadastro e criar sua conta na plataforma para acessar as informações que precisa.

Para fazer seu login, basta inserir o número do PIS/PASEP, a senha escolhida e clicar em: “consultar saldo cartão cidadão”.

Para consultar presencialmente, você precisa ir a uma agência da Caixa e levar um documento com foto

Como Desbloquear a Senha do Cartão?

Seu Cartão Cidadão já vem com senha vinculada à ele, mas você deve ter uma senha própria, para sua segurança.

Por isso, é recomendado que, assim que receber o cartão, ligue para o número 0800 726 0207 e peça orientação para desbloqueio da sua senha.

Algumas informações pessoais serão solicitadas e logo a atendente irá te orientar a ir a uma Lotérica, ou agência da Caixa para cadastrar sua senha pessoal presencialmente.

Os documentos pedidos nesse processo são:

  • Identidade
  • CPF
  • Número do Cartão Cidadão.

Como Pedir a Segunda Via do Meu Cartão?

Se você perdeu seu cartão, danificou ou ele foi furtado, a solicitação da 2º via do Cartão Cidadão pode ser feita pessoalmente, ou pelo telefone.

Basta comparecer a uma agência da Caixa com o número do NIS ou PIS/PASEP, CPF e documento com foto. Se preferir, também pode entrar em contato com o atendimento cidadão da Caixa Econômica Federal através do telefone 0800 726 0207.

Sempre que possível, recomendamos que dê preferência às resoluções por telefone, pois assim não precisa se deslocar até o banco, evita filas e atendimentos demorados.