Apesar de cada vez mais segura, a utilização de cartões de crédito ainda é um assunto que gera muita desconfiança do público em geral. Não é atoa, os principais bancos oferecem a seus clientes a opção de se fazer um seguro para evitar surpresas na hora que a fatura chegar em sua residência. E não é para menos, uma das práticas mais comuns entre os estelionatários é a clonagem ou o roubo de informações, via internet, deste mecanismo.

Se você possui um cartão de crédito com toda certeza já deve ter recebido a ligação com uma proposta para você adquirir um seguro. Mas será que vale a pena pagar um pequeno valor a mais para ter todas as vantagens que são oferecidas pelos atendentes de telemarketing? É exatamente essas dúvidas recorrentes que este texto tentará responder. Por isso venha conosco e veja quais são as vantagens de seguros de cartões de crédito.

O que é um seguro de cartão de crédito?

O seguro de cartão de crédito nada mais é que um serviço que garante cobertura em caso de perda, furto ou roubo relacionado ao cartão de crédito, além de outras proteções contra clonagem e falsificações ideológicas. De um modo geral o seguro é uma garantia a mais que essas empresas assumem o compromisso de não cobrarem do titular do cartão saques e compras indevidas, feitos por criminosos, em até 7 dias antes que o cliente comunique o sinistro.

Outra vantagem oferecida neste tipo de serviço, algumas dessas seguradoras oferecem ainda a proteção contra saques e compras feitas sob coação. Ou seja, em alguns casos, um bandido ao tentar assaltar uma pessoa acaba a fazendo de refém e a obriga a realizar saques de sua conta. Neste caso, o cliente do seguro receberá o reembolso do valor que lhe foi roubado. Há ainda, opções ainda mais completas de seguro que garantem até mesmo cobertura no caso de roubo de bolsa ou carteira, cobrindo por exemplo gastos com novos documentos.

E não para por aí. Para seduzir ainda mais clientes, algumas empresas oferecem indenização em caso de invalidez ou morte acidental, decorrente de assalto. Existem ainda, seguradoras que cobrem até mesmo desemprego. Isso mesmo, caso você seja demitido sem justa causa, o seguro garante o pagamento de suas faturas de cartão de crédito até a data referente ao dia anterior de sua demissão.

Porém, é importante ressaltar, geralmente quanto maior o pacote de serviços oferecido pelas seguradoras, mais caro é a sua contratação. Mas fique tranquilo afinal, há oferta para todos os casos e você precisa saber apenas quais os serviços que necessita, de acordo com as duas demandas.

Como funciona um seguro de cartão de crédito?

Quando você contrata um seguro de cartão de crédito, automaticamente você se compromete a pagar uma tarifa mensal que pode variar de valor. Normalmente este serviço chega a custar até R$10 por mês, mas é você quem autoriza a cobrança desse valor que é feita de forma automática na fatura do cartão de crédito.
Agora que você já sabe para o que serve o famigerado seguro para cartões de crédito, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre este serviço. Sabemos que um dos problemas mais comuns em relação a utilização de cartões de créditos são roubos de informações e fraudes online.

Isso acontece devido à falta de cuidado das pessoas que fazem compras online, mas também pela ‘esperteza’ dos criminosos que se aproveitam dos descuidos e falta de proteção de alguns sites. Por isso, uma das dúvidas mais comuns para quem já contratou este serviço é: como e quando acionar o seguro?
Para que você seja ressarcido pelos danos que ocorreram devido algum golpe previsto pelo seguro contratado é preciso acionar imediatamente o banco e explicar o ocorrido, já em caso de roubo, sequestro ou assalto, é preciso registrar um boletim de ocorrência na Polícia Militar de seu estado, e enviar uma cópia para a seguradora.

Embora o seguro possa ser algo muito útil em casos de fraudes online, não é necessário ter seguro para ter seus prejuízos ressarcidos. Casos de roubos de cartão também costumam ter ressarcimento, afinal você está sendo vítima de um crime. Porém, o que acontece nestes casos é que a empresa fará uma avaliação mais cautelosa e talvez seja necessário um processo para averiguar as informações, retardando assim a resolução do problema.

Quais as vantagens de um seguro de cartão de crédito?

Apesar de algumas coisas não necessitarem de seguro ele segue sendo muito vantajoso, principalmente para pessoas que não querem passar por um longo processo quando acontecer um infortúnio. Ainda mais os seguros custando custa tão pouco. Como o preço não costuma variar muito vale a pena contratar um seguro com uma cobertura mais ampla, principalmente para quem mora em grandes cidades e consequentemente corre riscos maiores.

Além das vantagens supracitadas, os seguros de cartão de crédito também te protege em inúmeras circunstâncias como: furtos, fraudes, perdas do cartão, roubo após saque, saques e compras sob coação, e em alguns casos até mesmo com serviços de assistência, oferecendo ao segurado chaveiro e transporte em casos de emergência.
Alguns planos de seguro de cartão de crédito oferecem também regalias como acesso VIP em aeroportos, garantias relacionadas a hospedagens emergenciais, coberturas de viagens ao exterior, compra protegida (no caso de roubo de produto adquirido com o cartão) e preço protegido (se comprar um produto e encontrar anuncio com preço mais baixo você é ressarcido com a diferença).

Com tantas vantagens, nossa dica é ficar atento ao que está sendo contratando, ler o contrato ou pedir ao atendente que está te oferecendo o seguro que esclareça todas as suas dúvidas antes de fechar o negócio. Afinal, muitas vezes os clientes passam por algumas situações e nem sabem ao certo o que estão cobertos, opte também por seguros mais completos para não ser pego de surpresa, quando tiver algum problema relacionado ao seu cartão.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*