Alerta: compra aprovada em seu cartão de crédito!

Foi assim que descobri que meu cartão de crédito havia sido clonado!

Para a minha surpresa, ao acordar um dia e pegar meu celular, percebi que durante a madrugada haviam realizado compras com meus dados, mas sem a minha autorização. Corri para conferir se meu cartão havia sido roubado, mas ele estava dentro da minha carteira. O resto você já deve saber, precisei registrar um Boletim de Ocorrência, cancelar o cartão e passar por toda aquela burocracia para reaver meu dinheiro.

Diante disso, resolvemos escrever este post para te ensinar como proteger o seu cartão de crédito e evitar surpresas como uma cobrança indevida, ou até mesmo uma clonagem de seu cartão de crédito.

Afinal, existem várias maneiras pelas quais os ladrões podem colocar as mãos no seu número de cartão de crédito sem que você sequer fique sabendo. Para evitar isso, você pode tomar atitudes simples como não emprestar seu cartão para ninguém, e nem deixar que alguém veja você digitar sua senha quando for utilizá-lo.

Além disso, é importante não fornecer informações do seu cartão em ligações telefônicas, ou por mensagens em redes sociais. Também recomendamos que você não responda e-mails que solicitem informações pessoais.

E não para por aí, veja mais algumas dicas para proteger o seu cartão de crédito:

1. Mantenha suas informações atualizadas

Sempre que você realizar alguma mudança nos seus dados, seja a troca de um número de celular ou e-mail, informe a sua operadora de cartão de crédito dessa mudança.

2. Guarde os seus recibos até o fechamento da fatura

Assim, você poderá conferir todas as compras que forem feitas e compará-las com as que aparecem em sua fatura fechada. Qualquer diferença, entre em contato com a operadora e questione. Você pode inclusive pedir o estorno dessas cobranças indevidas.

3. Não utilize seu cartão de crédito em sites não seguros

Essa dica é importante, afinal é normal que sites desconhecidos tenham grandes ofertas para chamar a atenção de todo mundo que navegue na internet, apenas para atrair possíveis compradores e assim aplicar o golpe e conseguir os dados de cartões de créditos. Para não cair nessa, é bem simples, basta ver se no lugar onde fica o endereço do site existe um cadeado, isso significa que ele seguro. Caso contrário é melhor evitar o risco por melhor que seja a oferta.

4. Não assine em nenhum espaço em branco

Normalmente quando você precisa assinar qualquer tipo de documento ou cobrança é normal que o local reservado para sua assinatura contenha uma linha base. É importante que sua assinatura toque essa linha para que não haja uma chance de falsificar sua assinatura ou até mesmo copiá-la de uma forma digital.

5. Ande com apenas um cartão de crédito

Nos dias de hoje é comum que uma mesma pessoa possua mais de um cartão de crédito. diante disso, nossa quinta e última dica de segurança é para que você evite sair de casa com mais de um cartão de crédito na carteira.