Diante do crescimento das transações online e da grande quantidade de beneficiários sem conta corrente, a Caixa Econômica Federal criou uma forma eficaz de inserir todos seus clientes nas soluções tecnológicas do banco, sem custo algum: a Poupança Social Digital.

Ela é uma modalidade de poupança simplificada e exclusiva para beneficiários de programas sociais do Governo, como Auxílio Emergencial e Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e Renda (BEm).

Seu limite mensal de movimentação financeira é de R$ 3.000, e você pode usar o cartão virtual online para fazer compras, além de ser possível sacar seu “coronavoucher”sem um cartão físico. Entenda quem pode abrir uma conta e todos os benefícios da Poupança Social Digital.

Quem Pode Abrir Uma Poupança Social Digital?

Até o momento, a poupança simplificada só pode ser aberta por um beneficiário dos programas sociais criados para combater a crise econômica durante a pandemia causada pela Covid-19 (novo coronavírus), ou pela própria Caixa.

Todos os beneficiários cadastraram suas contas bancárias para receber o Auxílio. No entanto, aqueles que ainda não possuem uma conta ou não informaram na hora do cadastro, a Caixa criou automaticamente, uma Poupança Social Digital gratuita, que permite a realização de diversas operações financeiras, desde que o valor não ultrapasse o limite proposto.

Se preferir, o próprio beneficiário também pode abrir sua conta usando o aplicativo do Caixa Tem. A Poupança é fácil de abrir, até mesmo para aqueles que estão com o nome sujo, porém, o CPF precisa estar em situação regular, junto ao Cadastro da Receita Federal.

Pontos Positivos

Com a Poupança Social Digital, é possível receber seu Auxílio Emergencial de maneira prática. E o aplicativo permite:

  • Transferir dinheiro
  • Verificar extrato
  • Realizar pagamentos online
  • Sacar dinheiro sem precisar de um cartão físico nos terminais de autoatendimento (ATM), Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui Transacionais
  • Rendimento automático semelhante à Poupança Caixa

Pontos Negativos

O rendimento da conta poupança é muito baixo, e se o objetivo do cliente for guardar dinheiro, certamente receberia um pouco mais em outras aplicações.

Além disso, a Poupança Social Digital não pode ter saldo superior a R$ 3.000, e não possui um cartão físico, limitando suas transações e pagamentos online.

Tarifas e Serviços

A Poupança Social Digital Caixa não cobra uma tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:

• Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas
• Realização de 03 (três) transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos
• Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa
• Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias
• Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.

Conheça as Vantagens do Caixa Tem

Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal que facilita as movimentações financeiras de pessoas de baixa renda e beneficiários dos programas sociais do Governo.

Com ele, é muito fácil abrir sua conta digital gratuita para receber seus benefícios, como o Auxílio Emergencial, basta fazer o download no Google Play, ou App Store.

O aplicativo permite que você gerencie seu dinheiro realizando pagamentos e transferências, e ainda consultar saldo do FGTS, verificar o NIS (Número de Identificação Social), além de variados recursos associados ao Bolsa Família, seguro desemprego, PIS e muito mais.

Com a última atualização do app, agora a Caixa permite o saque do “coronavoucher”sem um cartão físico, além do reforço no suporte de T.I, para mais conexões simultâneas.

Como Me Cadastrar no Caixa Tem Para Abrir Minha Poupança Social Digital?

Todos aqueles que são beneficiários do Auxílio Emergencial, concedido pelo Governo Federal em durante a pandemia causada pela COVID-19 podem baixar o App do Caixa Tem ou se cadastrar no site da Caixa e siga os passos abaixo:

  1. Para abrir a Poupança Social Digital, você deve preencher seus dados pessoais e criar uma senha
  2. Após a criação da senha, a Caixa irá enviar um e-mail de confirmação para você. Entre nesse e-mail e clique no link para confirmar.
  3. Volte ao Caixa Tem e digite seu login e senha, celular e CEP
  4. Entre em “Auxílio Emergencial” e “Poupança Social Digital”
  5. Para vincular o app ao seu dispositivo, será enviado um SMS que você irá inserir no campo do aplicativo juntamente com o nome do dispositivo. Clique em “continuar”
  6. Escolha “consultar o Auxílio na Poupança Social Digital” e confira as opções de transações.