Por Que Vale a Pena Contratar Um Seguro Residencial?

Por Que Vale a Pena Contratar Um Seguro Residencial?

Comprar a casa própria é o sonho de muitas pessoas.Por esse motivo é normal que as emoções acabam influenciando no momento de comprar o tão sonhado imóvel. Mas antes de tomar essa decisão é muito importante saber se esse é o momento certo para encarar um financiamento e o mais importante pensar em ter um seguro residencial.
Todas as vezes que saímos de casa temos a esperança de quando chegarmos tudo esteja no devido lugar, da mesma forma que deixamos. Mas muitas vezes nossos cuidados não são suficientes e imprevistos acontecem no imóvel como: incêndios, roubo, furtos e outros. E por ser um bem tão valioso é preciso uma precaução melhor para nos proteger desses problemas.

Mas, o que é um seguro residencial?

O seguro residencial é um serviço com cobertura multi-riscos, ou seja, que oferece um conjunto de de seguros aliados ou agrupados numa única apólice. Esse tipo de seguro é destinados para as residências individuais, como casas ou apartamentos utilizados como moradia habitual.
Todo seguro residencial possui uma garantia básica que cobre prejuízos provocados por incêndios, queda de raio e explosão.

A partir da garantia básica, há outras coberturas adicionais que podem ser contratadas, com intenção de complementar o seguro e proteger o imóvel contra outros riscos. Dentre elas estão: roubo, desmoronamento, impacto de veículos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos e outros.
Além de todas essas garantias adicionais, há também uma enorme variedade de serviços que podem ser oferecidos ou contratados dependendo da seguradora.

Principais cobertura de uma apólice multi-risco residencial:

Uma apólice que podemos considerar padrão costuma incluir alguns tipos de de proteção:

Reconstrução da moradia

O seguro residencial paga o reparo ou a construção da moradia, caso ela tenha sido danificada ou destruída por incêndio, raio ou explosão. O valor de cada garantia inclui no contrato. Dependendo da seguradora este limite é chamado de Limite Máximo de Indenização(LMI). Caso a sua apólice inclua cobertura para danos causados por ciclone, vendaval, furacão, tornado, granizo, ou outros prejuízos você terá direito à indenização. Igualmente acontece com a cobertura para danos elétricos, como curto- circuito em toda a fiação da sua casa.
Antes de fazer a contratação de um seguro é muito importante você calcular bem o valor da reconstrução da sua casa, para não gastar com coberturas desnecessárias.
Lembre-se que o valor para ser definido como limite de indenização deverá corresponder ao valor da reconstrução da sua casa.

Reposição de bens

Seus móveis, roupas, equipamentos eletrônicos, esportivos e outros itens pessoais são cobertos pelo seguro, no caso de serem destruídos pelo fogo, vendavais, ou de terem sido roubados, além de outras causas previstas na apólice.
O seguro cobre esses bens de acordo com o valor de indenização contratado. O reembolso corresponde a um percentual sobre a quantia máxima da indenização para essa cobertura adicional.
A melhor maneira de você calcular quanto valem os seus pertences é fazer um inventário completo do que possui dentro de casa, antes de contratar o seguro.
Faça um cálculo para definir o valor da cobertura de roubo, mas, deve ser levado em conta que dificilmente todos os pertences de sua residência serão roubados.

Provavelmente, na contratação do seguro para roubo de bens, a seguradora pedem para fazer uma vistoria na sua residência, isso para avaliar qual risco vão garantir. Outras seguradoras preferem solicitar a apresentação de uma lista com todos os bens relacionados.
Lembrando que objetos de alto valor como jóias, quadros, obra de arte, raridades e objetos de estimação não costumam ser aceitos pelas seguradoras no seguro residencial. Para essas peças deve ser contratado um seguro específico numa seguradora especializada.

Responsabilidade civil familiar:

É uma garantia adicional para indenizações determinadas por ações judiciais que podem ser movidas por pessoas que tenham sofrido lesões ou danos materiais involuntários causados por você, por vocês familiares, empregados ou pessoas que moram em sua residência. O seguro também indeniza todos os prejuízos dos bichos de estimação.
No caso de acidentes pessoais como tombo ou se machucar, você não terá cobertura de responsabilidade civil familiar, a não ser que você tenha efetuado o seguro de acidentes pessoais.

Se um amigo ou vizinho se machuque na sua casa ele poderá apresentar à sua seguradora a conta de todas as despesas que ele teve com todos os medicamentos que foram necessários para o tratamento.Nesse caso, o reembolso do seguro de responsabilidade civil familiar é realizado sem sem que você precise assumir a franquia, que normalmente é prevista para essa cobertura. Mas caso seja você ou alguém que trabalhe na sua casa vocês terão que arcar com todas as despesas que você gastou, sem nenhum reembolso.Também é importante lembrar que os valores da indenização estão limitados às quantias previstas na apólice.
As seguradoras costumam calcular o valor da indenização para danos cobertos pela responsabilidade civil familiar em até 10% da quantia máxima contratada para a indenização integral da sua casa.

Vale a pena contratar um seguro residencial?

Em algumas situações fazem com que a contratação de um seguro seja muito recomendada. Além do preço ser super em conta para proteger o maior dos seus bens, o seguro residencial apresenta um plano de assistências para que o segurado não fique desprotegido diante de uma emergência do dia-a-dia como: um vazamento, entupimento, um curto circuito e muitos outros problemas que ocorrem na nossa residência. Caso ocorra uma emergência basta acionar a seguradora para receber um profissional qualificado que fará os reparos. Isso e muitos outros danos podem ser resolvido com o seguro residencial.

É preciso refletir sobre o custo-benefício de se contar com esse tipo de serviço.
Contudo, mais do que esses fatores, reflita sobre a tranquilidade de contar com a proteção para aquilo que é considerada o mais caro da sua família, os seus bens.

Mas, antes de contratar pesquise e procure um seguro que não pesará no seu bolso, e coberturas que possa escolher os produtos que melhor se encaixe no seu perfil e de sua família. Além disso, com a utilização do seguro ao invés de pagar particular, o cliente economiza e pode pagar em apenas uma emergência todo o seguro do custo mensal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários