Quando pensamos por onde começar a investir, aparece várias dúvidas, medos e inseguranças. Isso é normal, mas, o relevante é que o maior investimento é em nós mesmos. Sim! Devemos investir no nosso conhecimento. Esse sim, é que vai nos proporcionar assertividade para fazer nosso dinheiro render de acordo com o nossos sonhos, metas, propósitos….

Hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, só depende de nós usufruir desse benefício tão maravilhoso. Podemos buscar conhecimentos assistindo palestras de educadores financeiros, ler bons livros e jornais a respeito de  economia/investimentos, ir familiarizando com o mercado financeiro.

Atualmente, muitas pessoas estão começando a dar mais importância para o seu dinheiro.

Mas ainda são poucas que fazem isso de fato e de maneira correta. Então vamos buscar ter sapiência, informação, interesse, para nortearmos uma educação financeira de qualidade e adequada ao nosso perfil de investidor. 

Investir em conhecimento traz retornos exponenciais. Ganho de tempo para você acompanhar mais de perto seus investimentos; administrar os riscos e a ansiedade de lidar melhor com a volatilidade do sobe e desce do mercado financeiro, qualidade de vida, atitude assertiva nas tomadas de decisões e flexibilidade para aplicar estratégias adaptadas ao seu perfil de investidor.

Com a economia dando sinais de recuperação, devemos estar comprometido em melhorar nossa vida financeira/econômica e ter dedicação, empenho e desvelo para investir nosso dinheiro. Explorar os conhecimentos disponíveis ao nosso redor, estudar e começar planejar nosso presente e futuro.

Aderindo a tecnologia com nosso conhecimento e uma assessoria financeira, podemos planejar uma carteira de investimentos completa e diversificada, para fazer o dinheiro render de acordo com nosso perfil de investidor e objetivos.

Portanto, começamos a investir em nós, com conhecimento adquirido, estudo e disciplina vamos fazer o nosso dinheiro trabalhar para nós e ter uma boa rentabilidade,

Quem é investidor ou está começando nesse mercado financeiro, a recomendação sempre é diversificar. Tem o ditado popular que diz: “nunca colocar todos os ovos numa mesma cesta.” Isso vale também para os nossos investimentos.

Temos que ter uma visão holística em relação aos investimentos. Investir com segurança e determinação, buscando ter boa rentabilidade e diversificando para diminuir os riscos de perdas. Buscar ter uma inteligência emocional para fazer boas escolhas e acompanhar os investimentos de forma serena e equilibrada.

Quando começamos a investir, temos que fazer uma reserva de emergência para eventual problema que possa surgir. É relevante sempre ter essa reserva para manter o orçamento financeiro equilibrado. É um dinheiro que você tem nas mãos em qualquer situação. Por isso, nunca se deve gastar mais do que ganha. A disciplina é fundamental para quem quer alcançar o sucesso financeiro.

Podemos investir em Renda Fixa, que rentabiliza diariamente e se pode sacar a qualquer momento e tem baixo risco de perdas. Como por exemplo o Tesouro Direto, que é um programa do Governo Federal, onde ele emite Títulos Públicos para vender pagando uma rentabilidade que sabemos na hora da compra.

Outro investimento de curto prazo emergencial é o CDB: Certificado de Depósito Bancário .

São títulos emitidos pelos Bancos e vendidos ao investidor em troca de rentabilidade fixada no ato da aplicação.

Agora, estamos mais tranquilos para pensar no futuro, pois, temos uma reserva de emergência. Então, vamos planejar com desvelo, boas estratégias com nosso conhecimento e informação para um futuro promissor. Garantir uma aposentadoria tranquila, para ter uma vida confortável e estável. Traçar um plano de investimento buscando oportunidades, associar o valor e tempo investido.

Investimento para o futuro pode ser em LCI: Letra de Crédito Imobiliário. Que é quando compramos essa Letra de Crédito do Banco e ele empresta para o setor imobiliário. Os Planos de Previdência Privada são também opções para aposentadoria, assim, como o Títulos Públicos do Tesouro Direto a longo prazo.

Continuando com nossos investimentos, podemos diversificar mais para termos maior rentabilidade. Isso inclui correr alguns riscos, como a volatilidade do mercado financeiro.

Definir prazos e objetivos para o seu investimento. É relevante revisar a cada ano a seu plano de investimento, para buscar novas oportunidades.

Nesse contexto, o investimento em renda variável oferece maior rentabilidade, em contrapartida, tem maior grau de riscos. Você tem que analisar se é seu perfil de investidor correr esse risco. Aplicar na Bolsa de Valores requer conhecimento, paciência e perseverança. O mercado de ações é volátil e a rentabilidade também.

Esse investimento é de longo prazo, devido à sua volatilidade. Se acompanhar de perto, certamente entenderá melhor os aspectos de risco e poderá mudar de estratégia quando precisar. Pode-se investir em Ações, Fundos de Ações, Fundos Multimercados.

Em virtude do que foi elucidado, saber administrar o tempo, aproveitar as informações, dicas, sugestões e conhecimentos vai proporcionar melhores oportunidades. Temos que ter um relacionamento sério com o nosso dinheiro para realizar os nossos sonhos. Diversificar os investimentos evita perdas mais expressivas e te deixa tranquilo diante das oscilações do mercado financeiro.

Conhecimento, é o caminho para o sucesso. Procure se informar, estudar, investir em você.

Independente do seu perfil de investidor, sempre busque nortear seus investimentos, com desvelo, paciência e persistência. O bom investimento é aquele que vai entregar resultados consistentemente ao longo de vários anos. 

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*