Você sabe qual o significado do PIB? E o que ele mostra sobre o Brasil? Vamos discorrer sobre este assunto e entender como ele se apresenta em todos os países. O significado da sigla PIB é Produto Interno Bruto, ele refere-se a soma de serviços e bens realizados durante um período.

Essa sigla representa os valores monetários, onde temos uma consciência da proporção (crescimento ou não) voltada a economia. Um país onde possui o PIB elevado, demonstra que sua economia está em pleno desenvolvimento. E a nível mundo, para saber como os países estão se desenvolvendo, de tempos em tempos, é feito um comparativo entre o PIB.

No caso do Brasil, ele permanece entre os países emergentes, que são aqueles com a economia estagnada ou em desenvolvimento. São eles: China, México, Coreia do Sul, Argentina, Brasil, Turquia, Indonésia, Taiwan, Índia e Cingapura. 

Em relação ao PIB de 2019, o Brasil foi um dos países que mais se desenvolveu no grupo emergentes. Para se ter uma ideia, o país foi melhor que África do Sul, Turquia e México (considerando os países que já apresentaram seus números), mantendo assim o ritmo dos últimos três anos.

Mesmo assim, pela expectativa gerada pelo primeiro ano do novo governo, capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro e principalmente, pela mente do economista Paulo Guedes, atual Ministro da Economia, o resultado foi decepcionante.

Considerado que no período em análise o mundo presenciou um enfraquecimento na economia global, tanto que o crescimento no ano passado foi de 2,9%, contra 3,6%, em 2018, ano em que houve conflitos econômicos entre duas das maiores potências mundiais, Estado Unidos e China.

Sendo assim, a Ásia permaneceu em evidência já que a China demonstrou uma grande performance, mesmo que tenha sido a pior em 29 anos tendo um crescimento exponencial. Mesmo assim, o país asiático teve o melhor PIB em 2019, registrando um avanço de 6,1%, que a colocou no topo.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*